Professor 2.0: Buscando práticas criativas na web.

5 / 05 / 2011

Descrição: Objeto 1 O professor 2.0 da ciberinfância O objeto trata da infância que convive com as tecnologias digitais, denominada de ciberinfância e sua relação/integração com as práticas pedagógicas no espaço escolar. Parte-se do conceito de Prensky que define esta geração como nativos digitais. São crianças que conhecem o computador desde que nasceram e navegam, […]

CompEtc- Trabalho em Equipe: uma competência para a Laboralidade através do ETC

5 / 05 / 2011

Descrição: Este projeto originou-se da observação de que educação, trabalho e TICs são aspectos indissociáveis do mundo globalizado (Fenandez Enguita, 2004:cap.2). Diante disso, conjecturou-se a possibilidade de relacionar estes três eixos e realizar uma pesquisa de perspectiva interdisciplinar que colabore com a inserção profissional dos alunos da educação profissional (Oliveira, 1998:24). As primeiras leituras mostram […]

Educação e envelhecimento: inclusão digital de idosos em ambiente virtual de aprendizagem

5 / 05 / 2011

Descrição: O projeto visa estudar o processo de inclusão digital de pessoas idosas através da utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). O projeto inicia com a construção de uma metodologia de ensino adequado para pessoas idosas, bem como materiais que auxiliem nesta inclusão digital. Em uma segunda fase, um grupo de pessoas idosas […]

Ferramenta para apoio à produção textual baseada na extração de conceitos

5 / 05 / 2011

ETC: um editor de texto coletivo baseado nos princípios da Web 2.0

5 / 05 / 2011

Descrição: O propósito deste projeto é pesquisar e desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem para a UFRGS e fora da instituição, que sirva à Educação a Distância, denominado ETC editor de texto coletivo. Logo, tem-se um projeto interdisciplinar que, por um lado, estará desenvolvendo/aperfeiçoando o ETC através de uma equipe composta por programadores, educadores e […]

Modelos Pedagógicos em Educação a Distância: das tecnologias às competências

5 / 05 / 2011

Descrição: Como objetivo principal do presente estudo, o desenvolvimento de modelos pedagógicos em educação a distância, enfocando a construção de tecnologias e a discussão sobre as competências necessárias de professores, alunos e tutores, para melhor atuarem através destes novos recursos e ambientes virtuais. A seguir, um detalhamento dos objetivos e metas. Objetivo 1: DESENVOLVIMENTO DE […]

DOMUS – Domínio Social e Musical: um foco no trabalho em equipe

5 / 05 / 2011

Descrição: O projeto trata do tema Domínios Social e Musical, abordado através de Objetos de Aprendizagem. Para isso são apresentadas duas propostas de construção de objetos a serem realizadas pelo grupo de pesquisa do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A […]