ETC: um editor de texto coletivo baseado nos princípios da Web 2.0

ETC: um editor de texto coletivo baseado nos princípios da Web 2.0

Descrição: O propósito deste projeto é pesquisar e desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem para a UFRGS e fora da instituição, que sirva à Educação a Distância, denominado ETC editor de texto coletivo. Logo, tem-se um projeto interdisciplinar que, por um lado, estará desenvolvendo/aperfeiçoando o ETC através de uma equipe composta por programadores, educadores e webdesigners e, por outro, estudará o sujeito, no que se refere à sua aprendizagem coletiva/cooperativa através deste tipo de ambiente, acompanhando o registro da sua trajetória através da ferramenta. Os objetivos são os seguintes: (1) Desenvolver um novo protótipo do Editor de Texto Coletivo – ETC nas diretrizes da web 2.0 que destaca a necessidade de adaptação de uma interface que siga os princípios da comunicação visual, além de respeitar as necessidades dos usuários, propiciando que suas ações se apoiem num processo de efetiva interação e cooperação; (2) Implementar recursos de mineração de texto, com vistas a apoiar a ação do professor no que tange ao acompanhamento do processo de escrita coletiva e análise da construção final do texto produzido pelos alunos; (3) Exibir o resultado da mineração de texto em forma de grafo, reunindo conceitos relevantes tratados ao longo da produção e apresentando-os aos usuários de forma concisa; (4) Disseminar o uso do ETC junto aos docentes, com foco na análise do grafo gerado a partir da mineração das produções dos alunos, com vistas a avaliar a eficiência da ferramenta para o acompanhamento da produção coletiva; (5) Testar/validar o ETC com alunos dos cursos de Graduação (Faculdade de Educação e cursos de licenciaturas), de educação a distância da UAB e pós-graduação (em Informática na Educação PGIE e em Educação – PPGedu) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (6) Analisar e avaliar os efeitos desta implementação/sistema no que concerne ao desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem coletivos/cooperativos.

Written by: admin