Mapeamento dos estados de ânimo do aluno no ambiente virtual de aprendizagem ROODA

Sigla: ROODAafeto
Duração: 2008-2009
Edital: Edital MCT/CNPq Nº 014/2008 – Universal
Coordenadora: Patricia Alejandra Behar

Descrição: Este projeto visa integrar funcionalidades para a identificação da afetividade considerando os estados de ânimo do aluno durante as interações desenvolvidas em um AVA, a partir do qual destaca-se a seguinte questão-problema: Como construir um agente afetivo que possa apoiar práticas pedagógicas, de modo a proporcionar subsídios sobre os estados de ânimo do aluno em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA)? Outras questões mais específicas derivam do problema de pesquisa: a) Quais os estados de ânimo envolvidos na interação do aluno em ambientes virtuais de aprendizagem, e quais deles poderiam ser percebidos por um agente artificial? b) Que mecanismos computacionais e que modelos de inferência, devem ser usados para reconhecer os estados de ânimo do aluno, considerando sua interação em um AVA? c) Que ações o sistema deve e pode suportar, de modo a melhor responder aos estados de ânimo reconhecidos durante a interação? Nesta perspectiva, destaca-se como objetivo principal do presente estudo desenvolver um agente afetivo capaz de mapear os estados de ânimo dos alunos no AVA ROODA.