Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e metodologia didático-pedagógica para Educação à Distância da UFRGS

Descrição: O propósito deste projeto é pesquisar e desenvolver ambientes virtuais de aprendizagem para a UFRGS, que sirva à Educação a Distância. Pretende-se que estes sejam capazes de abrigar diferentes conteúdos e/ou ferramentas pedagógicas para formação continuada de alunos de cursos de graduação/pós-graduação, profissionais e professores e alunos de cursos de bacharelado e licenciatura a distância, bem como sirva para registrar (coletar) informações (dados de pesquisa) sobre ações e interações efetuadas no ambiente. Dentro desta perspectiva, entende-se por ambientes virtuais de aprendizagem, a estrutura tecnológica (plataforma) e todas as relações entre os sujeitos participantes que se constróem em cima desta. Ou seja, trata-se de suas interações, reflexões, contribuições, questionamentos, processo de construção de conhecimentos, registros feitos no ambiente, entre outros. Neste estudo é preciso enfatizar que o ambiente ROODA é o centro deste projeto e já está sendo desenvolvido e testado desde 01/2000, encontrando-se na sua versão 0.7 (disponível em http://rooda.edu.ufrgs.br). A partir deste, foi desenvolvido o ROODA_DEVEL, que é um Framework para Construção de Plataformas de Educação à Distância. Basicamente cabe salientar, que este foi desenvolvido como uma série de classes em PHP rodando em um servidor Linux, entretanto pode ser utilizado em outros sistemas operacionais. Optou-se pela orientação a objetos pois se deve ao fato de permitir a expansão das classes originais. Portanto, este será usado para o desenvolvimento/aperfeiçoamento de todos os ambientes citados neste projeto. Para maiores informações pode-se acessar o material encontrado na biblioteca virtual no NUTED em http://www.nuted.edu.ufrgs.br. O coordenador do presente projeto criou o grupo de pesquisa NUTED – Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação – em 01/2000, a partir do trabalho que estava sendo desenvolvido nos últimos 2 anos na Faculdade de Educação da UFRGS.