PLANETA ROODA 2.0: um ambiente social virtual de aprendizagem para a ciberinfância

O presente projeto de pesquisa tem como pressupostos teóricos as idéias de Jean Piaget, Pierre Lévy, Lemos, Levin, Ramal, Tardif, Win, Dornelles, Prensky, Narodowski, Tapscop, entre outros. Estes serão utilizados como ponto de partida e sustentação na construção do PLANETA ROODA 2.0 a fim de criar um ambiente social virtual de aprendizagem para a ciberinfância, destinado ao trabalho com discentes e docentes de Educação Infantil e Anos Iniciais das redes de ensino pública e privada. Com isto, busca-se dar suporte à construção de conhecimento, favorecendo processos de interação, comunicação e cooperação. Também se pretende contribuir para a qualificação das experiências realizadas no contexto escolar e proporcionar condições para uma aprendizagem significativa e prazerosa através de processos construídos na rede. Cabe destacar que podem ser estudadas outras teorias para embasar a presente investigação e que irão depender dos estudos realizados no decorre da mesma. Assim, este estudo tem como objetivo principal: – Construir o ambiente social virtual de aprendizagem PLANETA ROODA 2.0, visando atender a organização das instituições de Educação Infantil e Anos Iniciais, bem como as demandas dos alunos e dos professores. Como objetivos secundários podem ser destacados: – Estudar a ciberinfância e realizar um mapeamento do perfil das crianças desta geração; – Testar e validar o PLANETA ROODA 2.0 a partir de experiências realizadas com grupos de crianças e professores no contexto escolar. – Investigar as diferentes formas de utilização do PLANETA ROODA 2.0 por alunos e professores, bem como o fluxo da comunicação entre os usuários, a fim aperfeiçoar seu desempenho e propor novas funcionalidades. – Pesquisar práticas pedagógicas dos professores no PLANETA ROODA 2.0 e como isso se reflete no uso do ambiente pelos ciber-infantes, visando compreender a aprendizagem em ASVA s. – Disponibilizar o PLANETA ROODA 2.0 para download na Internet, de forma que instituições.