Ambientes virtuais de aprendizagem: uma articulação tecnológica, metodológica e epistemológica
Descrição: O propósito deste projeto é pesquisar e desenvolver ambientes virtuais de aprendizagem para a UFRGS e fora da instituição, que sirvam à Educação a Distância. Pretende-se que estes sejam capazes de abrigar diferentes objetos de aprendizagem e/ou ferramentas pedagógicas para formação de alunos de cursos de graduação/pós-graduação, profissionais e professores e alunos de cursos de bacharelado, licenciaturas e do ensino fundamental e infantil. Logo, tem-se um projeto interdisciplinar que, por um lado, estará desenvolvendo os ambientes virtuais com uma equipe composta por programadores, educadores e webdesigners (que fazem parte do NUTED e em parceria com outros pesquisadores da UFRGS e escolas) e, por outro, estudará o sujeito, no que se refere à sua aprendizagem através deste tipo de ambiente, acompanhando o registro da sua trajetória nos sistemas e formação de recursos humanos. Especificamente, os objetivos são: implementar novos módulos/funcionalidades no ROODA, aperfeiçoando a performance do sistema; implementar a ferramenta ETC (Editor de Texto Coletivo) para ser incorporada na plataforma ROODA (neste momento, somente é um protótipo); planejar/construir o Planeta ROODA, para Educação Infantil e Fundamental e testa-lo/validá-lo tanto para capacitação de professores desta área quanto para os próprios alunos; construir objetos de aprendizagem para serem utilizados nas disciplinas ministradas através dos ambientes; instrumentalizar profissionais das mais variadas áreas em educação a distância, que atuam em locais distantes dos grandes centros urbanos, através dos projetos de extensão; pesquisar e implementar metodologias didático-pedagógicas em contexto de formação à distância; analisar e avaliar os efeitos destas implementações/sistemas no que concerne ao desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem. Estes ambientes a serem desenvolvidos/aperfeiçoados (ROODA, ETC e PLANETA ROODA) serv.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.