OBAA – Objetos de Aprendizagem Baseados em Agentes

Descrição: Este projeto é interdisciplinar e multidisciplinar, encontrando-se na intersecção de três principais áreas: Informática na Educação, Inteligência Artificial (mais especificamente, Computação Afetiva) e Interação Homem-Computador. Objetivo: Desenvolver objetos de aprendizagem interativos que operem tanto na web quanto na plataforma de TV Digital. Um objetivo específico é utilizar os pontos de convergência entre as tecnologias de agentes e objetos de aprendizagem, propondo uma abordagem que permita a construção de objetos de aprendizagem baseados em agentes. Aos objetos de aprendizagem construídos através desta abordagem foi dado o nome de Objetos Inteligentes de Aprendizagem (ILO Inteligent Learning Objetos). Outro objetivo específico é desenvolver uma forma de publicação dos objetos de aprendizagem que permita sua fácil obtenção pelos mecanismos atuais de atualização de notícias Web, ou seja, feeds de RSS. Para isso os objetos devem ser codificados através de um formato interoperável. Nossas pesquisas atuais apontam para a utilização de ontologias. Resultados esperados: Apresentação de um exemplo de arquitetura de agente que implementa os fundamentos propostos e um conjunto de recursos para a construção de agentes compatíveis com esta arquitetura. Formulação de uma abordagem na qual objetos de aprendizagem são construídos através de arquiteturas de agentes. Modelagem de uma sociedade multiagente que suporta o funcionamento da abordagem proposta. Modelagem do processo de comunicação entre os agentes que compõem essa sociedade Obtenção de objetos de aprendizagem compatíveis com a web e, ao mesmo tempo, com o padrão de TV digital. Plataforma multiagente de suporte para AO, com funcionalidades para web semântica e TV digital. Potencializar a implementação de ambientes de aprendizagem mais adaptáveis a partir da construção de material educacional que possa ser utilizado em um largo espectro de domínios com a habilidade de se auto-adaptar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.