2000
O ROODA começa a ser desenvolvido pelo NUTED, baseado na idéia de Software Livre trazendo ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas aos usuários.
2003
Passa a fazer parte do projeto de Educação a Distância da UFRGS sendo reconhecido institucionalmente.
2005
Uma nova versão começa a ser usada na UFRGS em diferentes disciplinas de Graduação, Pós-graduação e Extensão.
2006
O ROODA passa a ser encontrado no servidor da UFRGS <. A plataforma é utilizada por 9977 usuários em 686 disciplinas.
O ROODA é um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e tem como pressuposto a interação entre os participantes, focando princípios educacionais e interdisciplinares através de sua interface centrada no usuário. Esta abordagem tem como objetivo possibilitar que alunos e professores tenham acesso às atividades das quais participam através da área de trabalho, na qual encontrará acesso às disciplinas e funcionalidades.
Sua interface gráfica é intuitiva seguindo critérios de usabilidade e oferecendo três diferentes temas visuais para personalização do ambiente: Fotográfica, Aqua e Grafite. A plataforma está sendo implementada a fim de permitir que os usuários tenham acesso não só ao resultado final a nível pedagógico, mas também ao seu processo de construção de conhecimento.
O ROODA conta ainda com 20 funcionalidades, divididas em: Gerais e Específicas. As Funcionalidades Gerais são 12 e estão disponíveis a todos os usuários, independente destes estarem matriculados em alguma disciplina. Destas funcionalidades 4 podem ou não ser habilitadas para uma disciplina. As Funcionalidades Específicas, são 7 só podendo ser acessadas quando vinculadas a uma disciplina.
O desenvolvimento do ROODA está em seu segundo ano de aplicação na comunidade acadêmica. Sua construção é coletiva, a partir das necessidades educativas que vão surgindo ao longo deste processo. Por isso, o aperfeiçoamento é constante e continuo, a fim de que se possa adaptá-lo às realidades educacionais da universidade, tendo ainda um grande caminho a percorrer.