Artigos
<<
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
>>
- ACOSTA, O. C.; REATEGUI, E. B.; BEHAR, P. A. . Recomendação de Conteúdo em um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem Baseada em Projetos. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 26, p. 91, 2018.
- MACHADO, L. R.; SONEGO A. H. S.; BEHAR, P. A.; RIBEIRO, A. C. R. . Estratégias Pedagógicas para a M-Learning: Um Objeto de Aprendizagem Voltado para a Formação de Professores. REVISTA IBEROAMERICANA DE SISTEMAS, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA, v. 15, p. 65-70, 2018.
- ROSAS, F. W.; BEHAR, P. A. . Construção e uso de Instrumentos Musicais Digitais no contexto educacional: um olhar a partir da dimensão socioafetiva. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 18, p. 1108-1128, 2018.
- FERREIRA, G. R.; MACHADO, L. R.; BEHAR, P. A. . Social interactions in a virtual learning environment:a focus on group formation strategies. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH, v. 6, p. 23-41, 2018.
- BEHAR, P.A.; MACHADO, L.R . Uma educação móvel e conectada ao futuro. Pátio: Ensino Fundamental, v. nro 81, p. 10-13, 2017.
- GUILLERMO, O. E. P. ;SCHALATTER, G.V. ; TAROUCO, L..M.R ; BEHAR, P.A . Ensino e aprendizagem de hidráulica através de um Laboratório Virtual de Aprendizagem. REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS (EN LÍNEA), v. 12, p. 43-54, 2017.
- FILHO, T.A.R; KRASSMAN, A.L ; TAROUCO, L.M.R ; BEHAR, P.A.An OWL-Based Ontology to Represent Interactions of Students in Educational Virtual Worlds. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH, v. 5, p. 49-63, 2017
- MEUER, H; REATEGUI, E.B;Coelho, L.H.W; GIULIANO, C.P ; BEHAR, P.A .Sistema online de gerenciamento projetual como recurso na avaliação de projetos em Design. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017
- RIBEIRO, A. C. R. ; FERREIRA, G.R ; BEHAR, P.A .Redes Sociais em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma análise a partir da ferramenta Mapa Social. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017
- ARAÚJO DA SILVA, K.K ; SCHNEIDER, Daisy ; ADOLFO, A ; BEHAR, P.AAvaliação de Competências em um Sistema de Recomendação de Objetos de Aprendizagem. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017
- AMARAL, C. B. ; SONEGO, A. H. S. ; BEHAR, P. A. ; BECKER, M.L ; FONSECA, A. L; SLODKOWSKI, B.K ; JUSTIN,L.C; ROSA, L.S .Planeta ROODA: inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1-10, 2016.
- VENDRUSCOLO, M.I; BEHAR, P.A.Investigando modelos pedagógicos para educação a distância: desafios e aspectos emergentes. Educação (PUCRS. Impresso), v. 39, p. 302-311, 2016. .
- GRANDE, T.P.F; MACHADO, L.R; BEHAR, P.A Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral. Informática na Educação (Online), v. 19, p. 1-17, 2016.
- TORREZAN, C. A. W. ; Behar, P. A.Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras: um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais. ETD: Educação Temática Digital, v. 18, p. 138-157, 2016.
- BEHAR, P. A. ; SCHNEIDER, D..Modelos Pedagógicos e Competências em Educação a Distância: a construção do MP-CompEAD. Revista de Educação Pública, v. 25, p. 504-524, 2016.
- MACHADO, L. R.; GRANDE, T. P. F.; BEHAR, P. A.; LUNA, F. M. R. Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos. ETD: Educação Temática Digital, v. 18, p. 903-921, 2016.
- MACEDO, A. L. ; GRACIOLI, F. L. ; REATEGUI, E. B. ; BEHAR, P. A. ; FERREIRA, V..Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral. Informática na Educação (Online), v. 19, p. 1-17, 2016.
- TORREZAN, C. A. W. ; BEHAR, P. A. .Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras: um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais.
- BEHAR, P. A. ; AMARAL, C. B. .Novas possibilidades para a ciberinfância. Pátio: Ensino Fundamental, v. 72, p. 36-39, 2015.
- FERREIRA, G. R. ; BEHAR, P.A. ; ROSAS, F. W. .TRABALHO EM GRUPO NA EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UM FOCO NA ORGANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES E ESTRUTURA SOCIAL. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1-10, 2015.
- MACHADO, L. R. ; BEHAR, P. A. .Educação a Distância e Cybersêniors: um foco nas estratégias pedagógicas. Educacao e Realidade.Educacao e Realidade, v. 40, p. 129-148, 2015.
- ROSAS, F. B. ; BEHAR P. A. . Competências para o contexto tecnológico-musical educacional: um foco no uso de tecnologias digitais na formação de professores. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 13, p. 87-108, 2015.
- SCHLATTER, G. V. ; BEHAR, P. A. ; REATEGUI, E. B.. UMA NOVA VISÃO DAS COMPETÊNCIAS DE GESTÃO CONSTRUÍDAS EM SIMULADORES DE NEGÓCIOS. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), v. 16, p. 513-536, 2015.
- ZANK, C. ; BEHAR, P. A. ;BARBOSA, J. L. V. .O SIGNIFICADO DE CRÍTICA E SUA RELAÇÃO COM A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO.Currículo sem Fronteiras, v. 15, p. 851-877, 2015.
- AZEVEDO B. F. T. ; REATEGUI E. B. ; BEHAR P. A. Analysis of the Relevance of Posts in Asynchronous Discussions. Interdisciplinary Journal of E-learning and Learning Objects v. 1 p. 106-120, 2014.
- BEHAR, P. A. Educação para o Futuro. Escola Pública, v. v, p. 30-37, 2014.
- BEHAR, P. A.; MACEDO, A. L.; ZANK, C. . DOMÍNIO SOCIOCULTURAL E TRABALHO EM EQUIPE: POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 12, p. 1102-1118, 2014.
- BEHAR, P. A. ; MACEDO, A. L. ; AZEVEDO B. F. T. . MONITORING INTERACTION AND COLLECTIVE TEXT PRODUCTION THROUGH TEXT MINING. ETD. Educação Temática Digital, v. 16, p. 67-83, 2014.
- SCHLATTER G. V. ; BEHAR, P. A. . O Administrador e as Organizações sob a ótica das Competências. Competência – Revista da Educação Superior do Senac-RS v. 7, p. 11-29, 2014.
- VENDRUSCOLO, M. I.; BEHAR, P. A. EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE: ESTADO DA ARTE DO CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE DO PERÍODO DE 2004 a 2012. Revista Ambiente Contábil, v. 6, p. 83-98, 2014.
- TORREZAN, C. A. W. ; BEHAR P. A. Educação por Competências e Experiência Estética: Planejando a Interatividade Homem-Máquina de Materiais Educacionais Digitais. Revista Iberoamericana de Tecnologia en Educación y Educación en Tecnología (En línea) v. 1, p. 8-17, 2014.
- BARCELOS, G. T.; BATISTA, S. C. F.; BEHAR, P. A.; MOREIRA, L. S.. USO EDUCACIONAL DE TABLETS: ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 36, 2013.
- BEHAR, P. A. . Especialistas fazem suas apostas sobre quais recursos tecnológicos impactarão
a educação brasileira nos próximos anos. Carta Capital na Escola, v. 1, p. 35-40, 2013.
- BEHAR, P. A. Panorama – Em conexão com a aprendizagem. Pátio: Ensino Fundamental, v. 1, p. 40-44, 2013.
- BEHAR, P. A; BERNARDI, M. ; MARIA, S. A. A.. Educação a Distância: a construção de competências docentes. Jornada de Atualização em Informática na Educação, v. 1, p. 79-98, 2013.
- DAUDT, S. D. ; BEHAR, P. A. A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão. Educação (PUCRS. Impresso), v. 36, p. 412-421, 2013.
- MACHADO, L.; BEHAR, P. A. Construção de Uma Arquitetura Pedagógica para Cyberseniors: Desvelando o Potencial Inclusivo da Educação a Distância. Informática na Educação (Online), v. 16, p. 45-45, 2013.
- ZANK, C.; BEHAR, P. A. Editor de Texto Coletivo: Espaço de Promoção do Trabalho em Equipe e Construção de Saberes. FAZU em Revista (Uberaba), v. 9, p. 90-97, 2013.
- ZANK, C.; BEHAR, P. A.; RIBEIRO, J. A. R. Limites para a alfabetização crítica das mídias digitais na educação profissional. Revista Educação e Linguagens, v. 2, p. 24-38, 2013.
- BARCELOS, G. T.; PASSERINO, L. ; BEHAR, P. A. . Rede Social Na Internet: Apoio para formação Continuada de Professores de Matemática. Educacao, Formacao & Tecnologias, v. 5, p. 1-17, 2012.
- BATISTA, S. C. F; BEHAR, P.A. ; PASSERINO, L. PEDAGOGICAL USE OF CELL PHONES IN CALCULUS I: ADVANTAGES AND DIFFICULTIES. International Journal on New Trends in Education and their implications – IJONTE, v. 3, p. 1-14, 2012.
- GASPAR, M. I. C.; OLIVEIRA, I. ; BEHAR, P. A. O CIBERC@FE NA CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 67, 2012.
- JANTSCH, A. ; MACHADO, L. ; BEHAR, P. A ; LIMA, J. V.. As redes sociais e a qualidade de vida: os idosos na era digital. IEEE-RITA, v. 1, p. 13, 2012.
- KELLEN, K. ; BEHAR, P. A . MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: Um foco no aluno da Educação a Distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 1-11, 2012.
- LONGHI, M.; BEHAR, P. A. ; BERCHT, M. The affective subject and Virtual Learning Environments. International Journal of Computer Information Systems and Industrial Management (IJCISIM), v. 1, p. 33-43, 2012.
- LONGHI, M.i ; BEHAR, P. A. ; BERCH, M.. Mood Inference Machine: Framework to infer affective phenomena in ROODA Virtual Learning Environment. In: The International Conference on E-Learning in the Workplace – ICELW 2011, 2011, Nova York. Momories of… Nova York: Columbia University, 2011. v. 1. p. 7-17.
- MACEDO, A. L. ; BEHAR, P. A. ; REATEGUI, E. B.; Acompanhamento da escrita coletiva a distância: tecnologia para apoiar a ação docente RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 34, 2012.
- MACHADO, L.; JANTSCH, A. ; DOLL, J. ; BEHAR, P. A. ; LIMA, J. V. AUTO-ORGANIZAÇÃO E OS IDOSOS: A INTERLOCUÇÃO NECESSÁRIA ATRAVÉS DE UM FÓRUM. RENOTE Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 40, 2012.
- PASSOS, P. C. S. J. ; BEHAR, P. A. . Metodologia para design de interfaces digitais para educação. Infodesign (SBDI. Online), v. 9, p. 45-55, 2012.
- RIBEIRO, A. C. R. ; BEHAR, P. A. O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem: a visão de alunos e professores. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 86, 2012.
- ROSAS, F. W. ; BEHAR, P. A. ; COMPMUS: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O CONTEXTO TECNOLÓGICO-MUSICAL. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 90, 2012.
- WASSERMAN, C. ; GRANDE, T. P. F. ; MACHADO, L. ; BEHAR, P. A. REDES SOCIAIS: UM NOVO MUNDO PARA OS IDOSOS RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 2-12, 2012.
- ZANK, C.; BEHAR, P. A. ; RIBEIRO, J. A. R. EDITOR DE TEXTO COLETIVO – ETC: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE. Trabalho & Educação (UFMG), v. 1, p. 12-24, 2012.
- ZANK, C. ; BEHAR, P. A. Tecnologias de Informação e Comunicação: Um Enfoque no Desenvolvimento da Criticidade na Educação Profissional. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 76, 2012.
- ZANK, C. ; BEHAR, P. A. ; RIBEIRO, J. A. R.. EDITOR DE TEXTO COLETIVO – ETC: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE. Trabalho & Educação (UFMG), v. 1, p. 12-24, 2012.
- AMARAL, C. Boher ; BEHAR, P. A. ; DORNELLES, L. V. . Ciberinfância: um desafio para os planejamentos pedagógicos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 56-66, 2011.
- AZEVEDO, B. F. A. ; BEHAR, P. A. ; REATEGUI, E. B. Análise temática das mensagens de discussões online. Cadernos de Informática (UFRGS), v. 6, p. 47-54, 2011.
- AZEVEDO, B. F.; BEHAR, P. A. ; REATEGUI, E. Qualitative Analysis of Discussion Forums.International Journal of Computer Information Systems and Industrial Management (IJCISIM), 2011.
- BARCELOS, G. T.; PASSERINO, L.; BEHAR, P. A. . REDES SOCIAIS NA INTERNET: AMBIENTE PESSOAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES DE MATEMÁTICA. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 44-54, 2011.
- BATISTA, S.C.F; BEHAR, P. A. ; BARBOSA, J. L. V.; PASSERINO, L. M-learning e Celulares: em busca de soluções práticas. Cadernos de Informática (UFRGS), v. 6, p. 23-30, 2011.
- LONGHI, Magali ; BEHAR, P. A. ; BERCHT, Magda. Uso de raciocínio probabilístico para inferir os estados de ânimo do aluno no ambiente ROODA. Cadernos de Informática (UFRGS), v. 6, p. 87-94, 2011.
- LONGHI, M. ; BEHAR, P. A. ; BEARCHT, M. The affective subject and Virtual Learning Environments. International Journal of Computer Information Systems and Industrial Management (IJCISIM), 2011.
- MACEDO, A. L.; AZEVEDO, B. F. ; BEHAR, P. A. ; REATEGUI, E. Acompanhamento da interação e produção textual coletiva através de mineração de textos. Informática na Educação (Impresso), 2011.
- MACHADO, Leticia; MAISSIAT, Jaqueline ; BEHAR, P. A. ; BIAZUS, Maria Cristina. Pedagogia, Andragogia e Gerontogogia: utilizando objetos de aprendizagem ao longo da vida. Práticas em Informática na Educação, v. 1, p. 3-13, 2011.
- PASSOS, P. C.; BEHAR, P. A. Interação e Interatividade através das interfaces de materiais educacionais digitais. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 23-43, 2011.
- TORREZAN, C. A. W. ;REATEGUI, E., B.; BEHAR, P. A. ; CAMPELO,P. A ATUAÇÃO DAS INTERFACES NÃO-CONVENCIONAIS NA EDUCAÇÃO. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 76-86, 2011.
- AMARAL, C. B; BEHAR, P. A. ; DORNELLES, L. V. Práticas Pedagógicas para a ciberinfância. In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010, João Pessoa. Anais do….. João Pessoa: UFPB, 2010.
- AZEVEDO, B. F. T.; BEHAR, P. A. ; REATEGUI, E. B. Aplicação da mineração de textos em fóruns de discussão. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 77-87, 2010.
- AZEVEDO, B. F. T; BEHAR, P. A; REATEGUI, E. B. Qualitative analysis of discussion foruns. In: IADIS Interfaces and Human Computer Interaction (IHCI) 2010, 2010, Freiburg. Memories of…, 2010.
- BALBINOT A. B.; BULEGON, A. M; BEHAR, P. A. ; PORTELLA,V; HARADA, E. Concepções e Construções sobre a Prática virtual docente no Ensino e Aprendizagem. In: Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2010, 2010, Algarve. Actas de la Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2010. Lisboa : IADIS Press, 2010. v. 1. p. 11-17
- BALBINOT A. B.; HARADA, E ; BEHAR, P. A. ; BULEGON, A. M; PORTELLA,V. A prática docente em educação a distância: o uso do modelo metodológico dos três momentos pedagógicos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação,v. 8, p. 15-25, 2010.
- BARCELOS, G. T. B; BEHAR, P. A. ; PASSERINO, L. M. Análise dos Impactos da Integração de Tecnologias na Formação Inicial de Professores de Matemática sobre a prática docente: um estudo de caso. In: XVI Workshop Sobre Informática na Escola – XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2010, Belo Horizonte. Anais do…, 2010.
- BARCELOS, G. T. B; BEHAR, P. A. ; PASSERINO, L. M. Integração de Tecnologias Digitais à Pratica Docente de Professores de Matemática: em busca de um modelo de formação continuada. In: Congreso Colombiano de Informática Educativa – 20 años, 2010, Bogotá. Anais do Congreso Internacional de Informática Educativa -20 años, 2010. Bogotá, 2010
- BARCELOS, G. T. B; PASSERINO, L. M. A.; BEHAR, P. A. Proposta de Formação para Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação às Práticas Docentes de Professores de Matemática. In: Congreso Iberoamericano de Informática Educativa – IE’2010, 2010, Santiago do Chile. Memórias del Congreso Iberoamericano de Informática Educativa – IE’2010. Santiado de Chile : Universidad de Chile, 2010. v. 1. p. 295-303
- BARCELOS, G. T; BEHAR, P. A; PASSERINO L. M. Redes Sociais e Comunidades: definições, classificações e relações. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 67-77, 2010.
- BASSANI, P. B. S; BEHAR, P. A; HEIDRICH, R. O; BITTENCOURT, A. S. Usabilidade e acessibilidade no desenvolvimento de interfaces para ambientes de educação à distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 50-60, 2010
- BATISTA, S. C. F; BEHAR, P. A. ; PASSERINO, L. M. M-learning na aprendizagem matemática: investigando potencialidades e limitações. In: CONGRESO COLOMBIANO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA 20 AÑOS, 2010, Bogotá. Anais do Congreso Internacional de Informática Educativa -20 años, 2010. Bogotá, 2010
- BATISTA, S. C. F; BEHAR, P. A; PASSERINO L. M. Contribuições da Teoria da Atividade para M-learning. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 60-70, 2010
- BATISTA, S. C. F; BEHAR, P. A; PASSERINO L. M. Recursos Pedagógicos para Dispositivos Móveis: uma análise com foco na Matemática. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 230-240, 2010.
- BATISTA. S. C. F. ; BEHAR, P. A. ; PASSERINO, L. M. A. M-Learning e matemática: em busca de um modelo pedagógico. In: Congreso Iberoamericano de Informática Educativa – IE’2010, 2010, Santiago do Chile. Memorias del Congreso Iberoamericano de Informática Educativa – IE’2010. Santiado de Chile : Universidad de Chile, 2010. v. 1
- BEHAR, P. A. ; MORESCO, S. F. S. Validando o objeto trabalho com projetos no Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves. In: I Congresso Internacional de Educação a Distância, 2010, Pelotas. Anais do I Congresso Internacional de Educação a Distância. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária PREC UFPel, 2010.
- BEHAR, P. A. ; REATEGUI, E. B. ; CAZELLA, S. C. Recommendation of Learning Objects applying collaborative filtering and competencies. In: World Computer Congress, 2010, Brisbane. Key Competencies in the Knowledge Society. Alemanha : Springer, 2010. v. 1. p. 35-43.
- BEHAR, P. A. ; SOUZA, A. P. F. C. ; DORNELLES, L. V; COLLARES, D. ; LONGARAY, A. N. C. ; RIBEIRO, A. C. R. Práticas Criativas do Professor 2.0: atendendo às demandas da ciberinfância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação,v. 8, p. 34-44, 2010
- BEHAR, P. A. Teacher Education through a virtual learning environment called PLANETA ROODA. In: International Conference on Digital Literacy, 2010, London. Proceedings of International Conference on Digital Literacy, Online publication. London : Brunel University and e-Start Network, 2010.
- BEHAR, P. A.; Batista, S. C. F. Dispositivos móveis na educação. Pátio (Porto Alegre. 1997), v. 1, p. 26-29, 2010
- BEHAR, P. A.; BATISTA, S. C. F; PASSERINO, L. M. M-learning in Mathematics: mapping requirements. In: 13 th Conference on Interactive Computer Aided Learning – ICL 2010, 2010, Hasselt. Proceedings of the ….. Bélgica, 2010. v. 1. p. 450-459.
- BEHAR, P. A.; BATISTA, S. C. F; PASSERINO, L. M. Use of Graph2Go in M-Learning: a view from the pedagogical model. In: World Computer Congress, 2010, Brisbane. Key Competencies in the Knowledge Society. Alemanha : Springer, 2010. v. 1. p. 12-22.
- BEHAR, P. A.; BERNARDI, M. ; SILVA, K. K. A; RIBEIRO, A. C. R.; LONGARAY, A. N. C. AVALEAD: A construção de um Objeto de Aprendizagem sobre Avaliação em Educação a Distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 103-203, 2010.
- BEHAR, P. A.; ROSAS, P. A. A importância da musica em objetos de aprendizagem. In: LACLO 2010 – Quinto Congresso Latino-americano de Objetos de Aprendizagem, 2010, São Paulo. Anais do LACLO 2010. São Paulo: Universidade Mackenzie, 2010. v. 1.
- BEHAR, P. A; MARIA, S. A. A; EBELING, L. Possibilidades Pedagógicas para a Formação Docente através da utilização de mundos digitais virtuais em 3D. In: I Congresso Internacional de Educação a Distância, 2010, Pelotas. Anais do I Congresso Internacional de Educação a Distância. Pelotas : Editora e Gráfica Universitária PREC UFPel, 2010.
- BERNARDI, M; BEHAR, P. A. SILVA, K. K. A. O uso agregado de objetos de aprendizagem: uma experiência sobre Arquiteturas Pedagógicas e Gestão da Educação a Distância. In: LACLO 2010 – Quinto Congresso Latino-americano de Objetos de Aprendizagem, 2010, São Paulo. Anais do Laclo 2010. São Paulo: Universidade Mackenzie, 2010. v. 1.
- BERNARDI, M; BEHAR, P. A.; KELLEN, K. K. A; RIBEIRO, A.C. R; LONGARAY, A. N. C. AVALEAD: um objeto de aprendizagem sobre avaliação em Educação a Distância. In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010, João Pessoa. Anais do…. João Pessoa : UFPB, 2010.
- LEITE, S. M; BEHAR, P. A; BECKER, M. L. A Criação de Novidades na Ação de Projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um estudo de caso com o NUTED/UFRGS. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 12-22, 2010.
- LEITE, S. P. M; BEHAR, P. A; BECKER, M. L. R. A ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem: relações entre a construção de formalizações e a criação de novidades. Conjectura: Filosofia e Educação (UCB), v. 15, p. 133-148, 2010.
- LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A. ; BERCHT; M. Máquina de inferência baseada na teoria bayesiana para identificar os estados de ânimo do aluno em um ambiente virtual de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 32-42, 2010
- LONGHI, M. T; BEHAR, P. A. ; BERCHT, M; SIMONATO, G. Em busca de palavras com conotação afetiva registradas em Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2010, 2010, Algarve. Actas de la Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2010. Lisboa : IADIS Press, 2010. v. 1. p. 43-50.
- LONGHI, M. T; BEHAR, P. A.; BERCHT, M. The affective subject and virtual learning environments. In: IADIS Interfaces and Human Computer Interaction (IHCI) 2010, 2010, Freiburg. Memories of…, 2010. v. 1. p. 1-1.
- LONGHI, M. T; BEHAR, P. A; BERCHT, M. Os fatores motivacionais e os estados de ânimo em ambientes virtuais de aprendizagem. In: Congresso Iberoamericano de Informática Educativa – IE’2010, 2010, Santiago do Chile. Anais do Congresso Iberoamericano de Informática Educativa – IE’2010. Santiago de Chile : Universidad de Chile, 2010. v. 1. p. 551-558.
- LONGHI, Magali ; BEHAR, P. A. ; BERCHT, M.; SIMONATO, G. Um framework para tratamento do léxico afetivo a partir de textos disponibilizados em um ambiente virtual de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação,v. 8, p. 78-88, 2010.
- MACEDO, A. L.; ZANK, C; VINADÉ, F.M; BEHAR, P. A. ETC: o que mudou e por quê? RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 2-12, 2010
- MACEDO, A. L; BEHAR, P. A. ; REATEGUI, E. B. Rede de Conceitos: apoio para a educação a distância baseada na tecnologia de mineração de textos. In: Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2010, 2010, Algarve. Actas de la Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2010. Lisboa : IADIS Press, 2010. v. 1. p. 113-120
- MACHADO, L. R. ; BEHAR, P. A. Formação de professores para cursos online com o público idoso: um desafio para a educação. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, 2010, Belo Horizonte.. Anais do XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte : UFMG, 2010.. Belo Horizonte, 2010. p. 9-19.
- MACHADO, L. R; BEHAR, P. A. Construção de um Objeto de Aprendizagem voltado para Pessoas Idosas. In: Congreso Iberoamericano de Informática Educativa – IE’2010, 2010, Santiago do Chile. Memorias del Congreso Iberoamericano de Informática Educativa – IE’2010. Santiado de Chile : Universidad de Chile, 2010. p. 603-608
- MACHADO, L. R; BEHAR, P. A. Constituição de redes e reflexos sobre a formação docente em uma disciplina de Informática na Educação para a Pós-Graduação. In: I Congresso Internacional de Educação a Distância, 2010, Pelotas. Anais do I Congresso Internacional de Educação a Distância. Pelotas : Editora e Gráfica Universitária PREC UFPel, 2010
- MARIA, S. A. A; BEHAR, P. A.; EBELING, L. MDV3D: Estratégias para a formação docente da educação superior. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 85-95, 2010.
- MEURER, H; REATEGUI, E. B; BEHAR, P. A. Desenvolvimento de Sistema de Gerenciamento Educacional para Elaboração de Aulas Interativas para o UCA. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação,v. 8, p. 54-64, 2010.
- MORESCO, S. F. S.; BEHAR, P. A. Objeto de aprendizagem trabalho com projetos: uma arquitetura pedagógica para formação continuada de professores. Revista técnico-científica do IF-SC,v. 1, p. 88-93, 2010.
- RIBEIRO, A. C. R; ALCALDE, B. F. K; BEHAR, P. A. Explorando a Interatividade no Planeta Rooda 2.0. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação,v. 8, p. 82-92, 2010.
- ROSAS, F. W; BEHAR, P. A. A presença de música em objetos de aprendizagem. In: XIII Encontro Regional da ABEM – Sul (Associação Brasileira de Educação Musical), 2010, Porto Alegre. Anais do…. Minas Gerais: Editora UFMs, 2010. v. 1. p. 1-10.
- ROSAS, F. W; BEHAR, P. A; BERNARDI, M. ROODAPLAYER: tocador de mídias em ambiente virtual de aprendizagem. In: I Congresso Internacional de Educação a Distância, 2010, Pelotas. Anais do I Congresso Internacional de Educação a Distância. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária PREC UFPel, 2010
- VICCARI, R. M.; PASSERINO L. M; Bez, M. R.; GLUZ, J, C; BEHAR, P. A. Proposta Brasileira de Metadados para Objetos de Aprendizagem Baseados em Agentes (OBAA). RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 34-44, 2010.
- AMORIM, M. J. V.; BEHAR, P. A. ;BERCH, M.. Uso daWebcam na Educação. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 34-44, 2009
- AZEVEDO, B. F. T. ; BEHAR, P. A. ; REATEGUI, E. B. Estudo de Análise Qualitativa em Fórum de Discussão. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 76-86, 2009
- BARCELOS, G. T. ; BATISTA, S. C. F. ; BEHAR, P. A. ; PASSERINO, L. Applets em Ambientes de Geometria Dinâmica: Ações para a Formação de Professores. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 76-86, 2009.
- BATISTA, S. ; BARCELOS, G. ; COSTA, D. ; BEHAR, P. A. Investigando em C: uma unidade de aprendizagem online para estudo de Números Complexos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação,v. 7, p. 71-81, 2009.
- BATISTA, S. C. F. ; BEHAR, P. A. M-learning e Matemática: mapeando recursos e modalidades educacionais.RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 24-34, 2009
- BEHAR, P. A. ; BASSANI, P. B. S. . Os ambientes virtuais e a nova era da avaliação. Pátio (Porto Alegre. 1997), v. 01/05/, p. 16-20, 2009.
- BEHAR, P. A. ; SIMON, A. ; ALBA, C. PLANETA ROODA 2.0: um olhar no desenvolvimento tecnológico do ambiente virtual social de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 130-140, 2009.
- BEHAR, P. A. ; BERNARDI, M. ; KELLEN, K. Arquiteturas Pedagógicas para a Educação a Distância: a construção e validação de um objeto de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 25-35, 2009.
- BEHAR, P. A. ; SOUZA, A. P. F. C. ; AMARAL, C. B. Objetos de Aprendizagem para Professores da Ciberinfância.RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 56-66, 2009
- CUNHA, D. ; MAÇADA, A. C. ; BEHAR, P. A. Elementos de Gestão para Educação a Distância: um estudo a partir dos Fatores Críticos de Sucesso e da Visão Baseada em Recursos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 62-72, 2009.
- KONRATH, M. L. ; TAROUCO, L. M. R.; BEHAR, P. A. Competências: desafio para alunos, tutores e professores EaD. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 45-55, 2009.
- LONGHI, M. ; BEHAR, P. A. ; BERCHT, M. Um experimento para compreender como os aspectos afetivos podem ser reconhecidos em ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 48-58, 2009.
- LONGHI, M. ; BEHAR, P. A. ; BERCHT, M. O sujeito afetivo e os ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 10-21, 2009.
- MUSSOI, E. ; FLORES, M. L.; BEHAR, P. A. O ALUNO VIRTUAL: uma oficina como experiência de aprendizagem semi-presencial. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 12-22, 2009
- NOTARE, M. ; BEHAR, P. A. Aprendizagem de Matemática em Ambientes Virtuais: o ROODA Exata como Possibilidade . RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 7, p. 16-27, 2009.
- RICCARDI, A. L. K. ; LÓPEZ, S. E. ; ZANK, C. ; BEHAR, P. A. O Trabalho em Equipe por meio de Editor de Texto Coletivo. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 152-162, 2009.
- ROSAS, F. W. ; MACHADO, L. ; HWAS, R. ; TORRES, T. ; BEHAR, P. A. Uma proposta de Objeto de Aprendizagem utilizando a Teoria das Inteligências Múltiplas. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 87-97, 2009.
- TORREZZAN, C. A.; BEHAR, P. A. DESIGN PEDAGÓGICO: um olhar na construção de materiais educacionais digitais. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 62-72, 2009.
- TORREZZAN, C. A. ; BEHAR, P. A. Metas do design pedagógico: um olhar na construção de materiais educacionais digitais. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 17, n. 3, Setembro-Dezembro, 2009.
- BARCELOS, G. ; BATISTA, S. ; BEHAR, P. A. SoftMat-OA: Objeto de Aprendizagem para Formação de Professores de Matemática. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-1, 2008.
- BEHAR, P. A. ; MACEDO, A. L. Ambientes virtuais e objeto de aprendizagem como apoio às práticas colaborativas. Fonte (Belo Horizonte), v. 8, p. 74-82, 2008.
- BEHAR, P. A.; LONGHI, M.; BIAZUS, M. A Ciberarte no Reconhecimento dos Estados de Ânimo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-1, 2008.
- BEHAR, P. A. ; RÜCKERT, A. ; CORREA, D. ; TORREZZAN, C. A. Planeta Rooda: uma nova prototipagem baseada na Web 2.0. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-1, 2008.
- BEHAR, P. A. ; FROZI, A. P. ; AMARAL, C. B. ; SCHNEIDER, D. ; ALBA, C. PLANETA ARTE: desenhando e compartilhando arte em um ambiente virtual de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 1-1, 2008.
- BEHAR, P. A. ; FROZI, A. P. ; AMARAL, C. B. ; SCHNEIDER, D. Formação de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a experiência de validação de objetos de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 1-1, 2008.
- SOUZA, E. ; GÓES, C. G. G. ; BEHAR, P. A. The importance of accessibility in the construction of the learning objects. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-1, 2008.
- TORREZZAN, C. A. ; BEHAR, P. A. ; RÜCKERT, A. PEDESIGN: a construção de um objeto de aprendizagem baseado no design pedagógico. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-1, 2008.
- ALBERTI, Taís ; MIRANDA, R. P. ; MORAES, R. L. ; MILLAN, G. L. ; BEHAR, P. A. Texto Coletivo: Possibilidades e Limites no Processo de Ensino-Aprendizagem a Distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 11-23, 2007.
- BEHAR, P. A. ; LEITE, S. M. ; BORDINI, Sandra ; SOUZA, L. B. ; SIQUEIRA, L. G. Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: O Caso do ROODA na UFRGS. Revista Avances en Sistemas e Informática, v. 4, p. 81-100, 2007.
- BEHAR, P. A. ; PASSERINO, L. Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 25-38, 2007.
- BEHAR, P. A. ; MACEDO, A. L. ; REATEGUI, E. Um estudo sobre a introdução de um assistente virtual para suporte a escrita coletiva. Renote. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 12, 2007.
- BEHAR, P. A. ; BERNARDI, M. ; SOUZA, A. P. Objeto de Aprendizagem integrado a uma plataforma de educação à distância: a aplicação do COMVIA na UFRGS. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 30-40, 2007.
- FLORES, M. ; MUSSOI, E. ; BEHAR, P. A. Comunidades Virtuais – um novo espaço de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 5, 2007.
- LEITE, S. M. ; BEHAR, P. A. A Construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem. Educar em Revista, v. v. 29, p. p. 173-189, 2007
- LONGHI, M. ; BEHAR, P. A. ; BERCHT, M.. Reconhecimento de Estados Afetivos do Aluno em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 17-27, 2007.
- LONGHI, M. ; BEHAR, P. A. ; BERCHT, M. Um estudo sobre os fenômenos afetivos e cognitivos em interfaces para softwares educativos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 30, 2007.
- BEHAR, P. A. ; LEITE, S. M. ; BORDINI, S. ; SOUZA, L. B. ; SIQUEIRA, L. G. O Processo Avaliativo do ROODA: uma proposta interdisciplinar. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006.
- BEHAR, P. A. ; BITTENCORT, J. ; MACEDO, A. L. ; BORDINI, S. Escrita Coletiva: o potencial de um Groupware via Web.RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006.
- BEHAR, P. A. ; BASSANI, P. B. S. Análise das interações em ambientes virtuais de aprendizagem: uma possibilidade para avaliação da aprendizagem em EAD. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006.
- BEHAR, P. A. ; MORESCO, S. F. S. BLOGS para a Aprendizagem de Física e Química. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006.
- BEHAR, P. A. ; AMARAL, C. B. ; SCHNEIDER, D. ; LEITE, S. M. Educação Infantil e Ensino Fundamental: novas possibilidades através de ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006.
- BEHAR, P. A. ; MEIRELLES, S. The Virtual Learning Environment ROODA: An Institutional Project of Long Distance Education. Journal of Science Education and Technology, EUA, v. 15, n. 2, p. 159-167, 2006.
- MORESCO, S. F. S. ; BEHAR, P. A. Objeto de Aprendizagem Trabalho com Projetos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, p. 40-50, 2006.
- BEHAR, P. A. ; COLOMBO, M. C. ; AMARAL, C. B. A categorização das funcionalidades do ambiente virtual ROODA. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005.
- BEHAR, P. A. ; MACEDO, A. L. A concepção do aluno sobre a própria aprendizagem ao utilizar ambientes virtuais. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005.
- BEHAR, P. A. ; SILUK, A. C. Redes acadêmicas virtuais para a formação de professores. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005.
- BEHAR, P. A. ; BASSANI, P. B. S. InterROODA: mapeamento das interações individuais e interindividuais no ambiente virtual de aprendizagem ROODA. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005.
Anterior a 2005
- BEHAR, P. A. ; BERNARDI, M. ; SCHNEIDER, D. ; SOUZA, L. B. ; LEITE, S. M. . ROODA Rede cOOperativa de Aprendizagem: uma proposta de ambiente virtual para educação à distância. . RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 2, p. 03, 2004.
- BEHAR, P. A. ; KIST, S. O. ; SCHNEIDER, D. Em busca das interações interindividuais no ROODA. . Educação (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 27, n. 1, 2004.
- BEHAR, P. A. ; LEITE, S. M. ; WALQUIL, M. ; BERNARDI, M. ; SOUZA, A. P. ; SCHNEIDER, D. ; SOUZA, L. B. ; SANTOS, M. C. C. Em busca de uma metodologia de pesquisa para ambientes virtuais de aprendizagem. Cadernos de Educação (UFPel), Pelotas, v. ano 13, n. n.23, p. 77-104, 2004.
- BEHAR, P. A. ; PIVOTO, D. ; SILVEIRA, F. S. ; SIBLESZ, G. Metodologia de análise de ferramentas computacionais segundo os princípios da lógica operatória. Revista da Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 29, n. 01, p. 55-77, 2003.
- BEHAR, P. A. ; BERNARDI, M. ; COLOMBO, M. C. ; SCHNEIDER, D. ; SOUZA, L. B. ; LEITE, S. M. . ETC – EDITOR DE TEXTO COLETIVO: UMA FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS COLETIVOS. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 01, 2003.
- BEHAR, P. A. ; PINHEIRO, A. B. ; KIST, S. O. ; BITTENCOURT, J. Construyendo una interface para el ambiente virtual – ROODA – Rede cOOperativa De Aprendizagem. Informática na Educação , Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 23-40, 2003.
- BEHAR, P. A. ; MEIRELLES, S. As interações entre crianças no CRIANET: constituindo a coletividade em ambientes virtuais. Informática na Educação , Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 59-76, 2003.
- BEHAR, P. A. ; SIBLESZ, G. ; PIVOTO, D. ; SILVEIRA, F. S. Método de análise lógico-operatória de ferramentas computacionais. Linhas Críticas (UnB) , Brasilia, v. 9, n. 17, p. 265-294, 2003.
- BEHAR, P. A. ; BITTENCOURT, J. ; KIST, S. Projeto ROODA : a construção de um ambiente para EAD baseado em Software Livre. Cadernos de Informática (UFRGS) , Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2002.
- BEHAR, P. A. ; KIST, S. ; BITTENCOURT, J. ROODA-rede cOOperativa De Aprendizagem. Informática na Educação , Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 87-96, 2001.
- BEHAR, P. A. ; TORRES, V. Lógica Operatória na Avaliação de Software de Simulação. Revista de Educação (Lisboa) , v. XXIV, n. 44, 2001.
- BEHAR, P. A. . Análisis Operatório de herramientas de uso individual y cooperativo. Revista Informática Educativa, Bogotá – Colombia, v. 12, n.1, p. 125-159, 1999.
- BEHAR, P. A. ; CERON, M. T. ; COSTA, A. C. R. . ANALISE LOGICO-OPERATORIA DE EXPERIENCIAS: APLICACAO DE UMA RECONSTRUÇÃO DO METODO PIAGETIANO. REVISTA ROTEIRO, Joaçaba, v. XX, n.37, p. 51-83, 1997.
- BEHAR, P. A. ; COSTA, A. C. R. . OPERATORY ANALYSIS OF COOPERATIVE COMPUTATIONAL ENVIRONMENTS. EDUCATIONAL MULTIMIDIA/HYPERMIDIA AND TELECOMMUNICATIONS, Canadá, v. II, p. 1129-1131, 1997.