O livro é o registro das pesquisas sobre o tema que vêm sendo desenvolvidas no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicado à Educação (NUTED/UFRGS). Nos capítulos são apresentadas discussões referente as competências digitais na educação com foco nos alunos, professores, idosos, crianças, entre outros, com indicações para avaliação, dentre outros temas.
Na educação a distância (EAD), aspectos cognitivos, afetivos e sociais devem ser considerados para que os objetivos dos processos de ensino e de aprendizagem sejam alcançados tanto pelo docente quanto pelo discente. Por isso, a construção de ferramentas capazes de mapear os aspectos do perfil do sujeito da EAD e o emprego da recomendação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem podem contribuir para que práticas pedagógicas sejam bem-sucedidas. Este livro discute como os sistemas de recomendação, ao identificar as preferências, as necessidades e os interesses de alunos e professores, podem favorecer a personalização do ensino, promovendo resultados significativos na EAD.
O que significa ser competente? E quais são as competências necessárias a alunos, professores, tutores e gestores para atuar na educação a distância?
Neste livro, competência é definida como a combinação de três fatores: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA), mobilizados por elementos-chave, alguns deles descritos na obra. É com base nessa tríade e nesses elementos que são discutidos os pressupostos teóricos, tecnológicos e metodológicos das competências na perspectiva da educação a distância.
A educação está vivenciando uma mudança paradigmática e com a introdução da educação a distância, fica mais evidente e clara a necessidade de renovar as práticas educacionais e consequentemente os modelos pedagógicos. Busca-se um novo olhar sobre o aprender, permeado pelo uso das tecnologias da informação e comunicação integrado às atividades educativas em tempos e espaços diversos. Neste livro são expostas perspectivas para o conceito de modelo pedagógico e seus elementos, focalizando a EAD, assim como propostas e experiências na área. Assim será possível subsidiar a consolidação de pilares bem-estruturados nos âmbitos epistemológicos, pedagógicos, organizacionais, tecnológicos e metodológicos, respondendo às necessidades emergentes de um novo perfil de aluno e professor, baseado em paradigmas educacionais inovadores.