• Página Inicial
  • Sobre o Núcleo
    • Grupo Aspectos SocioAfetivos em AVA
    • Grupo sobre Envelhecimento e Tecnologias Digitais
  • Produção Técnica
    • Objetos de Aprendizagem
    • MineraFórum
    • MineraROODA
    • ROODA
    • ROODAafeto
    • ETC – Editor de Texto Coletivo
    • Planeta ROODA 2.0
    • Planeta ROODA 3.0
    • Planeta ROODA
    • Recoacomp
  • Produção Bibliográfica
    • Artigos
    • Trabalhos Completos Publicados
    • Resumos
    • Capítulos de Livros Publicados
    • Livros Publicados
    • Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
    • Dissertações
    • Teses
  • Projetos de Pesquisa
    • Projetos Realizados
    • Projetos em Andamento
  • Equipe
    • Galeria da Vacinação contra a COVID-19
    • Fotos
  • Contato

Livros Publicados

Competências Digitais em Educação: do conceito à prática
Organizadoras: Ketia Kellen Araújo da Silva e Patricia Alejandra Behar. Nº de Páginas: 216, 2022.

livro competencias 2022

Resumo:

O livro é o registro das pesquisas sobre o tema que vêm sendo desenvolvidas no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicado à Educação (NUTED/UFRGS). Nos capítulos são apresentadas discussões referente as competências digitais na educação com foco nos alunos, professores, idosos, crianças, entre outros, com indicações para avaliação, dentre outros temas.

 

Recomendação Pedagógica em Educação a Distância
Autor: Patricia Alejandra Behar (Organizadora). Nº de Páginas: 208, 2019.

Resumo:

Na educação a distância (EAD), aspectos cognitivos, afetivos e sociais devem ser considerados para que os objetivos dos processos de ensino e de aprendizagem sejam alcançados tanto pelo docente quanto pelo discente. Por isso, a construção de ferramentas capazes de mapear os aspectos do perfil do sujeito da EAD e o emprego da recomendação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem podem contribuir para que práticas pedagógicas sejam bem-sucedidas. Este livro discute como os sistemas de recomendação, ao identificar as preferências, as necessidades e os interesses de alunos e professores, podem favorecer a personalização do ensino, promovendo resultados significativos na EAD.

 

Competências em Educação a Distância
Autor: Patricia Alejandra Behar (Organizadora). Nº de Páginas: 312, 2013.

Resumo:

O que significa ser competente? E quais são as competências necessárias a alunos, professores, tutores e gestores para atuar na educação a distância?

Neste livro, competência é definida como a combinação de três fatores: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA), mobilizados por elementos-chave, alguns deles descritos na obra. É com base nessa tríade e nesses elementos que são discutidos os pressupostos teóricos, tecnológicos e metodológicos das competências na perspectiva da educação a distância.

 

Modelos Pedagógicos Em Educação A Distância
Autor: Patricia Alejandra Behar & cols. Nº de Páginas: 316, 1ª Edição, 2009.

Resumo:

A educação está vivenciando uma mudança paradigmática e com a introdução da educação a distância, fica mais evidente e clara a necessidade de renovar as práticas educacionais e consequentemente os modelos pedagógicos. Busca-se um novo olhar sobre o aprender, permeado pelo uso das tecnologias da informação e comunicação integrado às atividades educativas em tempos e espaços diversos. Neste livro são expostas perspectivas para o conceito de modelo pedagógico e seus elementos, focalizando a EAD, assim como propostas e experiências na área. Assim será possível subsidiar a consolidação de pilares bem-estruturados nos âmbitos epistemológicos, pedagógicos, organizacionais, tecnológicos e metodológicos, respondendo às necessidades emergentes de um novo perfil de aluno e professor, baseado em paradigmas educacionais inovadores.

© 2023 NUTED
Entrar . 19 queries. 0,112 seconds.