Teses
Teses de Doutorado relacionadas a pesquisas do NUTED
Orientação: Profª Drª Patricia Alejandra Behar
- RIBEIRO, A. C. R. MP-SocioAVA: Modelo Pedagógico com foco nas interações em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação) – UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patricia Alejandra Behar.
- SONEGO, A. H. S. ARQPED-MOBILE: uma arquitetura pedagógica com foco na aprendizagem móvel. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação) – UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patricia Alejandra Behar.
- MACHADO, L. R. Modelo de competências digitais para M-learning com foco nos idosos (MCDMSÊNIOR). 2019. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Patricia Alejandra Behar.
- ROSAS, F. W. Arquitetura Pedagógica para a construção e uso de Instrumentos Musicais Digitais: um olhar a partir dos aspectos afetivos. 2018. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Patricia Alejandra Behar.
- SILVA, K. K. A. Modelo de Competências Digitais em Educação a Distância: MCompDigEAD um foco no aluno. 2018. Tese (Doutorado em Pos Graduação Em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Patricia Alejandra Behar.
- AMARAL, C.B.. Estratégias Pedagógicas para o ensino fundamental: um enfoque na dimensão socioafetiva 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação) – UFRGS, . Orientador: Patricia Alejandra Behar.
- MARIA. S.A.A.. RecETC: uma funcionalidade baseada na Recomandação de conteúdo para auxiliar no processo de Escrita Coletiva Digital. 2017. Tese (Doutorado em Pos Graduação Em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patricia Alejandra Behar.
- ACOSTA, O.C Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos. 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Informática na Educação) – UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Patricia Alejandra Behar.
- ZANK, C. Criticidade na Educação profissional: prática e ferramentas dialógicas. 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Patricia Alejandra Behar.
- SCHLATTER, G. Arquitetura Pedagógica para Construção de Competências de Gestão através de Simuladores de Negocios. 2016. Tese (Doutorado em Pos Graduação Em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Patricia Alejandra Behar.
- PONTES, W. L. Requali:um sistema de recomendação por qualidade percebida de objetos de aprendizagem por competências a partir dos estados de ânimo. 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Patricia Alejandra Behar.
- VENDRUSCOLO, M. I. Modelo Pedagógico para Desenvolvimento de Competências Docentes em Contabilidade por Educação a Distância. 2015. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Patricia Alejandra Behar.
- SCHNEIDER, D. MP-CompEAD:modelo pedagógico baseado em competências para professores e tutores em educação a distância. 2014. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Patricia Alejandra Behar.
- MACHADO, L. R. Construção de uma arquitetura Pedagógica para Cyberseniors: desvelando o potencial inclusivo da Educação a Distância. 2013. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Informática na Educação) – UFRGS
- BERNARDI, M. Prática Pedagógica em EAD: uma proposta de arquitetura pedagógica para formação continuada de professores. 2011. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- LONGHI, M. T. Mapeamento de aspectos afetivos em um ambiente virtual de aprendizagem. 2011. Tese (Doutorado em Pos Graduação Em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- BATISTA, S. C. F. M-learnMat: Aplicação de um Modelo Pedagógico para Atividades de M-learning em Matemática. 2011. Tese (Doutorado em Pos Graduação Em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- AZEVEDO, B. F. T. MineraFórum: um recurso de apoio para análise qualitativa em fóruns de discussão. 2011. Tese (Doutorado em Pos Graduação Em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- MACEDO, A. L. Rede de Conceitos: uma ferramenta para contribuir com a prática pedagógica no acompanhamento da produção textual coletiva. 2010. Tese (Doutorado em Pos Graduação Em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- NOTARE, M. R. Comunicação e Aprendizagem Matemática Online: um estudo com o Editor Científico ROODA Exata. 2009. Tese (Doutorado em Pos Graduação Em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- MORESCO, S. F. S. Formação continuada de professores: um estudo de caso sobre a tomada de consciência a partir da utilização do objeto de aprendizagem trabalho com projetos . 2009. Tese (Doutorado em Pós Graducação Em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- RETAMAL, D. R. C. A Gestão de Cursos em Educação a Distância Via Internet: uma visão a partir dos Fatores Críticos de Sucesso. 2009. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- KAMPFF, A. J. C. Mineração de Dados Educacionais para Geração de Alertas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Apoio à Prática Docente. 2009. Tese (Doutorado em Pos Graduação Em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- MEIRELLES, L. A interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais de aprendizagem: o caso do NUTED/UFRGS. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Informática na Educaç) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- GARRIDO, S. M. L. Modelagem de observação cognitiva em ambiente digital acompanhada por impressões eletrofisiológicas. 2006. Tese (Doutorado em Pos Graduação Em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- RIZZI, C. B. Uma especificação de requisitos para agentes e sistemas multiagente fundamentada na cooperação na ação no contexto da espistemologia genética. 2006. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- SILUK, A. C. P. Desenvolvimento profissional do docente do ensino superior em uma rede acadêmica virtual . 2006. Tese (Doutorado em Pos Graduação Em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- SCHLEMMER, E. AVA: Um Ambiente de Convivência Interacionista Sistêmico para Comunidades Virtuais na Cultura da Aprendizagem. 2002. Tese (Doutorado em Pos Graduação Em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- RÜTHSCHILING, E. A. Design de Superfície: prática e aprendizagem mediadas pela tecnologia digital. 2002. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.