Alunos Zappiens

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Analisa as mudanças nas infâncias atuais em decorrência da constante evolução dos recursos tecnológicos (citando web, os meios de comunicação e os softwares) e os ciberinfantes, que também passaram por estas modificações. Essas crianças em sala de aula são os alunos zappiens. (Objeto desenvolvido em 2010)

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AnimA-K

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Este OA foi desenvolvido com o propósito de inventariar aspectos afetivos à medida que se desenvolve uma atividade de aprendizagem. Nele, os seguintes itens foram estabelecidos como variáveis de estudo: o comportamento observável do aluno com base nos registros no log file e no banco de dados e a autoavaliação através do instrumento Roda dos Estados Afetivos (REA), implementado no objeto. (Objeto desenvolvido em 2010)

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ARQUEAD – Arquiteturas Pedagógicas

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Este objeto simula situações cotidianas de um professor que está começando a lecionar nesse contexto, trazendo textos e atividades para serem realizadas. (Objeto desenvolvido em 2007)

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Arquiteturas Pedagógicas para Educação Infantil

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Este objeto de aprendizagem tem como objetivo discutir as questões acerca do planejamento pedagógico na Educação Infantil, especialmente vinculando-o aos ambientes virtuais de aprendizagem. (Objeto desenvolvido em 2006)

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AvalEAD – Avaliação em EAD

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Este objeto de aprendizagem aborda a avaliação na educação à distância. Apresenta um embasamento teórico-prátio sobre o tema avaliação na EAD, destacando a avaliação, avaliação em EAD e as ferramentas em Ambientes Virtuais. (Objeto desenvolvido em 2008)

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A produção da cultura infantil e os espaços digitais

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Este objeto de aprendizagem (OA) trata do tema da tecnologia digital e da constituição da ciberinfância a partir de um contexto histórico. (Objeto desenvolvido em 2008)

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Blogs Pedagógicos

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O objetivo do Blog Pedagógico é promover a discussão das possibilidades do uso de blog na Educação, através de um trabalho cooperativo, oferecendo subsídios teóricos e práticos que permitam a reflexão sobre as possibilidades pedagógicas dessa ferramenta. (Objeto desenvolvido em 2005)

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CEI – Competências para educadores de Idosos

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O objeto de aprendizagem “CEI – Competências para Educadores de Idosos” é voltado para a formação de professores que pretende aprofundar sobre as necessidades para atuar com os idosos, principalmente sobre as competências.

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Ciberinfância

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Este objeto de aprendizagem pretende discutir a ciberinfância, abordando questões como a história das infâncias, os aspectos sócio-culturais e da área da saúde e as suas relações com a sociedade informatizada.(Objeto desenvolvido em 2006)

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CompDoc

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O objeto de aprendizagem CompDoc – Competências Docentes para EAD é voltado para a formação de professores que atuam em cursos online. Este objeto possui três módulos: Competências Docentes; Competências docentes e modelos pedagógicos; Construção e aplicação de estratégias pedagógicas na EAD. (Objeto desenvolvido em 2012)

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COMPEAD – Competências em EAD

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Este Objeto de Aprendizagem (OA) tem por objetivo refletir sobre as competências necessárias ao desenvolvimento das ações pedagógicas por professores e tutores em atividades e cursos a distância. (Objeto desenvolvido em 2009)

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CompEMed

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Bem-vindo ao objeto de aprendizagem CompEMed – Competências de Equipes desenvolvedoras de Materiais educacionais digitais!

Ele é voltado à designers, pedagogos, programadores, coordenadores e demais equipes desenvolvedoras de materiais educacionais digitais.

O objetivo é analisar os fatores envolvidos nesta prática e refletir sobre a articulação entre as diferentes funções de cada membro da equipe interdisciplinar, através de um mapeamento de competências. (Objeto desenvolvido em 2012)

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CompMap

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O CompMap tem como objetivo promover um debate acerca das competências dos alunos da educação a distância. O objetivo é mapear essas competências, focando na formação de professores. (Objeto desenvolvido em 2010)

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CompMus

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Promover a construção de conhecimentos musicais e tecnológicos básicos para a composição musical digital e criação de trilhas sonoras para materiais digitais educacionais. (Objeto desenvolvido em 2011)

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CompTI – Competências Tecnológicas de Idosos

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O objeto de aprendizagem CompTI – Competências Tecnológicas de Idosos é voltado para professores que pretendem aprofundar sobre as competências tecnológicas e atuar com o público idoso.

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COMVIA – Comunidade Virtual de Aprendizagem

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Este objeto tem como principal objetivo orientar o aprendiz na compreensão e utilização das CVA’s em sua prática pedagógica. (Objeto desenvolvido em 2006).

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Docial

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O objeto de aprendizagem Docial busca promover reflexões acerca do domínio social em diferentes contextos (trabalho, educação e computação). (Objeto desenvolvido em 2011)

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EduVirtua

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O objeto de aprendizagem (OA) EduVirtua tem como principal objetivo explorar o potencial pedagógico da utilização de Mundos Digitais Virtuais (MDVs) na formação de professores da Educação Superior. (Objeto desenvolvido em 2010)

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Escrita Coletiva

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O Objeto de Aprendizagem “Escrita Coletiva” propõe uma discussão e reflexão sobre as Tecnologias de suporte ao trabalho coletivo. (Objeto desenvolvido em 2006)

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FORMSIM – Formação do Símbolo

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O presente objeto de aprendizagem trata do tema “A Formação do Símbolo na Criança” o qual dá nome a uma das obras do epistemólogo Jean Piaget. O objeto busca compreender como se dá a formação do símbolo, propondo aos usuários que experimentem situações de aprendizagem acerca desse tema. (Objeto desenvolvido em 2007)

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GerontoEAD

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O objeto de aprendizagem GerontoEAD – Gerontologia e Educação a Distância é voltado para a formação de professores que pretende atuar com o público idoso na EAD. Para tanto, este objeto possui cinco módulos: EAD; Ambientes Virtuais e Idosos; Professor Virtual de Seniores; Cyberseniors; Potencialidades da EAD para Idosos. (Objeto desenvolvido em 2012)

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GestEAD – Gestão para a Educação a Distância

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Este objeto de aprendizagem aborda o processo de gestão no contexto da Educação a Distância, pretendendo servir de instrumento teórico-prático para a compreensão do tema. (Objeto desenvolvido em 2008)

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InGeronto

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O objeto de aprendizagem InGeronto, Introdução à Gerontologia, tem como objetivo introduzir os principais conceitos da gerontologia para o entendimento, por parte de profissionais de diferente áreas, sobre aspectos relacionados com a resiliência no envelhecimento. A resiliência é a capacidade de reagir às dificuldades e desafios como forma de abertura ao novo, as mudanças geradas na sociedade e necessárias à velhice humana. Desta forma, o objeto oferecer subsídios que possibilitam o conhecimento das limitações, potencialidade e possibilidades educacionais com o público idoso. (Objeto desenvolvido em 2012)

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INTERAD – Interfaces Interativas Digitais na Educação

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Este objeto de aprendizagem pretende apresentar uma metodologia de desenvolvimento de interfaces para materiais educacionais digitais. (Objeto desenvolvido em 2009)

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JogoEdu

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O objeto de aprendizagem Jogo e Educação busca apresentar a evolução dos jogos ao longo do tempo e como eles foram importantes na constituição das sociedades, além das possibilidades dos jogos digitais e videogames utilizados pelas crianças, muitas vezes considerados apenas passatempo e sugestões de práticas para a utilização dos jogos no cotidiano escolar. (Objeto desenvolvido em 2011)

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LetEdu: Letramento Digital

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O objetivo principal dessa proposta é auxiliar professores da educação infantil e do ensino fundamental no desenvolvimento e planejamento do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em sala de aula. Neste sentido, busca-se oferecer aos professores um repertório de textos, apresentações de slides, vídeos, entre outros. (Objeto desenvolvido em 2011)

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Objetos de Aprendizagem

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Este objeto de aprendizagem objetiva apresentar os conceitos de objetos de aprendizagem e suas características, assim como identificar os requisitos para a construção de um objeto. (Objeto desenvolvido em 2005)

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Outras Infâncias

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O objeto de aprendizagem Outras Infâncias tem como tema central as infâncias, pretendendo discutir alguns tipos de infâncias por meio de diversos desafios. (Objeto desenvolvido em 2007)

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O Professor 2.0 da Ciberinfância

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Este objeto trata da infância que convive com as tecnologias digitais, denominada de ciberinfância e sua relação/integração com as práticas pedagógicas no espaço escolar. (Objeto desenvolvido em 2009)

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PEDESIGN – Design Pedagógico

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O objeto de aprendizagem PEDESIGN é uma entidade digital desenvolvida com o objetivo de gerar discussões a respeito do papel do design pedagógico no processo de construção do conhecimento dos usuários. (Objeto desenvolvido em 2007)

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Planejamento Criativo

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Promove situações em que os professores e alunos zappiens possam, a partir de uma experiência reflexiva, engajar-se, de forma criativa e científica, num processo dinâmico, participativo e interdisciplinar de aprendizagem. (Objeto desenvolvido em 2010)

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Práticas Criativas na WEB 2.0

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O objeto de aprendizagem (OA) “Práticas Criativas na Web 2.0” busca analisar, especificamente, o caráter criativo das ações na construção do conhecimento. Nesse sentido, os softwares sociais, presentes na web 2.0, podem proporcionar aos sujeitos situações práticas em que se possa analisar e refletir sobre as ações e seus resultados, compreendendo-os na medida em que sua mente cria instrumentos para interpretá-los. (Objeto desenvolvido em 2009)

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Produzindo Infâncias

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Este objeto pretende discutir teoricamente questões históricas, sociais, culturais, políticas que perpassam e produzem as infâncias. (Objeto desenvolvido em 2006)

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PSAVA

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Este OA visa promover a reflexão e o debate acerca do conceito da Presença Social (PS) tendo como público-alvo profissionais da área da educação, de cursos de graduação, de pós-graduação e de cursos de extensão (tanto na modalidade presencial quanto na à distância). O PSAVA tem como principal objetivo favorecer apoio teórico para o assunto PS e a finalidade de ser utilizado em cursos de formação para professores que utilizam ou pretendem utilizar recursos tecnológicos em suas práticas pedagógicas, ou por profissionais que buscam informações de forma autônoma. (Objeto desenvolvido em 2012)

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TIC’s – Tecnologias da Informação e da Comunicação

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Este objeto de aprendizagem aborda a conceituação das TIC’s, bem como a sua utilização e aplicação na educação. (Objeto desenvolvido em 2005)

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Trabalho com Projetos

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O objeto de aprendizagem propõe a discussão e a reflexão sobre o trabalho com projetos em educação, a partir da importância que se tem delegado a este tema na atualidade. (Objeto desenvolvido em 2006)

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Usabilidade

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Este objeto de aprendizagem trata a usabilidade, uma metodologia científica aplicada a criação e remodelação de interfaces de sites, iaplicativos e jogos a torná-los fáceis de aprender e usar. (Objeto desenvolvido em 2005)

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Visita na Escola

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Este objeto de aprendizagem aborda a aplicação de ferramentas digitais na sala de aula. (Objeto desenvolvido em 2005)

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