Glossário

A

A priori: A priori do latim, partindo daquilo que vem antes, é uma expressão filosófica que designa um tipo de conhecimento adquirido unicamente através do pensamento dedutivo. É, assim, uma anterioridade lógica e não cronológica que é designada na noção "a priori". O conhecimento a priori costuma ser contrastado com o conhecimento a posteriori, aquele que requer a experiência.

Ambiente: É um conjunto dos sistemas físicos, químicos, biológicos e suas relações e dos fatores econômicos, sociais e culturais, com efeito direto ou indireto, mediato ou imediato, sobre os seres vivos e a qualidade de vida do homem. Aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas; meio ambiente; Lugar, sítio, espaço, recinto. Na informática um ambiente é uma instância de uma configuração de hardware e de software criada com uma finalidade específica, como desenvolver, testar ou expedir um software.

Ambiente de Aprendizagem: Espaço ou lugar onde o educador cultiva estratégias pedagógicas. Permitindo que o aluno construa seus conhecimentos.

Andragogia: É a arte ou ciência de orientar adultos a aprender (definição creditada a Malcolm Knowles, anos 1970).

Aprendizagem: Modificação da experiência resultante do comportamento. No sentido restrito (específico) aprender que alguma coisa se chama "lua", "macaco". No sentido amplo "aprender a estruturar todos os objetos no universo em sistemas hierárquicos de classificação" (Kamii, 1991: 22). É desenvolvimento. Piaget define a aprendizagem como um processo de assimilação, onde o sujeito se apropria do conhecimento, em conseqüência de estudos, observação, experiência, etc. Logo, na teoria piagetiana, o processo de aprendizagem está relacionado a descobertas, à ação e tomada de consciência da coordenação de ações. Então, ela é determinada pelo desenvolvimento e ocorre quando o sujeito modifica a sua capacidade mental.

Apriorista: Os aprioristas são todos aqueles que pensam que o conhecimento acontece em cada indivíduo porque ele já traz, em seu sistema nervoso, o programa pronto. O mundo das coisas ou dos objetos tem função apenas subsidiária: abastece, com conteúdo, as formas existentes a priori (determinadas previamente).

Apriorismo: É uma teoria explicativa da origem do conhecimento, inserida nas concepções clássicas (fundadas num modelo fenomenológico), elaborada por Kant. Define que a elaboração do conhecimento científico é fruto de, numa primeira fase, captação sensorial da realidade - númeno - de forma limitada (pelos nossos próprios sentidos) - fenômeno - através de estruturas a priori no indivíduo (formas a priori da sensibilidade - espaço e tempo) elaborando-se assim percepções, isto é, sensações estruturadas pelas formas a priori. Estas percepções irão depois passar à fase do entendimento, onde, pela ascensão ao longo de 12 categorias (as formas a priori do entendimento), aproximarão esta percepção de um verdadeiro conhecimento científico. De notar que as formas organizadoras não mais são que estruturas do sujeito desprovidas de qualquer valor material, que serão "preenchidas" pelos dados recolhidos pelos sentidos. Estabelece-se igualmente a distinção entre conhecimento científico e razão, visto que este último refere-se a idéias, localizadas num plano eidético, inteligível.

Avaliação: Ato ou conjunto de ações que permite obter informação sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes no âmbito do ensino /aprendizagem num determinado módulo, unidade curricular ou curso.

Apropriação: Ação de tomar para si, apossar-se, ou seja, acomodar dados, adaptando-os, se necessário, para que ocorra a internalização dos mesmos.

Aula Semipresencial: Parte presencial, parte virtual ou a distância.


C

Comunicação: Ato ou efeito de pronunciar, transmitir e receber mensagens por meio da linguagem falada ou escrita, de outros sinais, por signos ou símbolos, ou ainda por som ou imagens. No campo de conhecimento acadêmico estuda os processos de comunicação humana.

Comunicação Síncrona: Processo de comunicação no qual as mensagens emitidas por uma pessoa são imediatamente recebidas e respondidas por outras.

Comunicação Assíncrona: Processo de comunicação no qual as trocas de mensagens entre pessoas ocorrem em intervalos de tempo diferentes.

Conteúdo: Conhecimento que irá ser transmitido. Pode ser texto, vídeo, áudio, animação ou simulador.

Construção do Conhecimento
Segundo Becker (2008):
O sujeito age sobre o objeto, assimilando-o: essa ação assimiladora transforma o objeto. O objeto, ao ser assimilado, resiste aos instrumentos de assimilação de que o sujeito dispõe no momento. Por isso, o sujeito reage refazendo esses instrumentos ou construindo novos instrumentos, mais poderosos, com os quais se torna capaz de assimilar, isto é, de transformar objetos cada vez mais complexos. Essas transformações dos instrumentos de assimilação constituem a ação acomodadora. Conhecer é transformar o objeto o transformar a al mesmo. (O processo educacional que nada transforma está negando a si mesmo.) 0 conhecimento não nasce com o indivíduo, nem é dado pelo meio social. 0 sujeito constrói seu conhecimento na interação com o meio tanto físico como social. Essa construção depende, portanto, das condições do sujeito - indivíduo sadio, bem-alimentado, sem deficiências neurológicas etc. - e das condições do meio - na favela é extremamente mais difícil construir conhecimentos, e progredir nessas construções, do que nas classes média e alta.
O material completo pode ser visualizado em:
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_20_p087-093_c.pdf.

Contrato Didático: Trata-se da relação professor/aluno/saber. Segundo Brousseau, o que caracteriza um contrato didático é o fato deste referir-se especificamente a um conteúdo. O contrato didático é “o conjunto de comportamentos do professor que são esperados pelo aluno e o conjunto de comportamentos do aluno que são esperados pelo professor”. Nada mais do que “expectativas”, segundo Henry. Para ele o contrato é renovado e adaptado por intermédio de alguma forma de negociação. Os contratos didáticos sofrem influência dos contextos nos quais se estabelecem, já que a relação professor/aluno/saber sofre influência de fatores externos.


D

Didática: A palavra didática (didáctica) vem da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A Didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os processos de ensino e aprendizagem. O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII. Os elementos da ação didática são: O professor, o aluno, a disciplina (matéria ou conteúdo), o contexto da aprendizagem, as estratégias metodológicas.


E

Educação à Distância: Situação de ensino/aprendizagem em que o instrutor e o aluno estão separados no tempo ou no local, ou em ambos. Os materiais de aprendizagem são fornecidos de forma remota, síncrona ou assíncrona, por correio, e-mail, vídeo ou áudioconferência, TV, etc.

Empirismo: Na filosofia, Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das idéias, discordando, portanto, da noção de idéias inatas. Na ciência, o empirismo é normalmente utilizado quando falamos no método científico tradicional (que é originário do empirismo filosófico), o qual defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou fé. O termo tem uma etimologia dupla. A palavra latina experientia, de onde deriva a palavra "experiência", é originária da expressão grega εμπειρισμός. Por outro lado, deriva-se também de um uso mais específico da palavra empírico, relativo aos médicos cuja habilidade derive da experiência prática e não da instrução da teoria.

Ensino: O termo está ligado às atividades de treinamento, adestramento e instrução.

Ensino Superior: O ensino superior é o nível mais elevado dos sistemas educativos.

Estratégias: é a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo. Usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios. A palavra vem do grego antigo stratègós (de stratos, "exército", e "ago", "liderança" ou "comando" tendo significado inicialmente "a arte do general") e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense. O idioma grego apresenta diversas variações, como strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha; stratégion, ou tenda do general, dentre outras.


F

Facilitador: Uma pessoa que ajuda um grupo atingir seus objetivos. Originado da palavra “facilitar” ou “fazer com que seja fácil”. Facilitadores online precisam das mesmas habilidades de que facilitadores offline juntamente com um leque de tecnologias usadas.


I

Inato: Tudo aquilo que existe num ser desde seu surgimento e que pertence à sua natureza. opõe-se a adquirido, aprendido.

Instrumentalização: A Instrumentação é definida como “a arte e ciência da medição e controle”. O termo instrumentação pode ser utilizado para fazer menção à área de trabalho dos técnicos e engenheiros de processo (instrumentistas e engenheiros de instrumentação), que lidam com os aparelhos do processo produtivo, mas também pode referir-se aos vários métodos e utilizações possíveis para os instrumentos.

Instrução Programada: A instrução programada consiste em dividir o material a ser ensinado em pequenos segmentos logicamente encadeados e denominados módulos. Cada fato ou conceito é apresentado em módulos sequenciais. Cada módulo termina com uma questão que o aluno deve responder preenchendo espaços em branco ou escolhendo a resposta certa entre diversas alternativas apresentadas. O estudante deve ler o fato ou conceito e é imediatamente questionado. Se a resposta está correta o aluno pode passar para o próximo módulo. Se a resposta é errada, a resposta certa pode ser fornecida pelo programa ou, o aluno é convidado a rever módulos anteriores ou, ainda, a realizar outros módulos, cujo objetivo é remediar o processo de ensino.

Interacionismo: Teoria psicológica que sustenta que o desenvolvimento do comportamento humano é uma construção resultante da relação do organismo com o meio.

Interacionismo Piagetiano: Segundo Piaget caracteriza-se como um processo de simultaneidade onde as partes envolvidas (sujeito – objeto) se negam por ser dois pólos de um díade dialética. Porém se transformam, a partir de novas leituras, contextualizações teóricas, promovidas pelas relações vivenciadas entre o sujeito e o meio social, sendo a cada relação, reorganizado o conhecimento anterior e construídos novos saberes. Logo, a interação forma-se uma nova realidade, um novo conhecimento.

Interação: A interação é uma ação de um objeto físico sobre outro - os objetos físicos podem ser considerados desde partículas pontuais até campos quânticos. Além da interação puramente física, o termo designa a ação conjunta humano-humano e humano- máquina. Em termos simples, ocorre interação quando a ação de uma pessoa desencadeia uma reação em outro (humano ou não). Esta interação pode ter diversos níveis, desde a simples bidirecionalidade até a interatividade.

Internet: A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. A Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs). Ao contrário do que normalmente se pensa, Internet não é sinónimo de World Wide Web. .


M

Meios de Comunicação: O termo "meio de comunicação" refere-se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional. Quando referido a comunicação de massa, pode ser considerado sinônimo de mídia. Entretanto, outros meios de comunicação, como o telefone, não são massivos e sim individuais (ou interpessoais).

Motivação: Em psicologia, motivação é a força propulsora (desejo) por trás de todas as ações de um organismo. Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção, e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. A motivação é baseada em emoções, especificamente, pela busca por experiências emocionais positivas e por evitar as negativas, onde positivo e negativo são definidos pelo estado individual do cérebro, e não por normas sociais: uma pessoa pode ser direcionada até à auto-mutilação ou à violência caso o seu cérebro esteja condicionado a criar uma reação positiva a essas ações.


O

Objeto de Aprendizagem: Caracteriza-se como agrupamentos de conteúdos educacionais auto-contidos, com uma certa autonomia entre eles. Podendo, ou não, fazer referência a outros blocos, e ser combinados ou seqüenciados para formar interações educacionais. Essa ferramenta propicia uma participação ativa do aprendiz na construção e no seu desenvolvimento cognitivo. Sua utilização é destinada em situação de aprendizagem na modalidade à distância como na presencial.


P

Paradigma: Paradigma é a representação do padrão de modelos a serem seguidos. É um pressuposto filosófico matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.

Pedagogia: Caracteriza-se como uma teoria e ciência da educação e do ensino, cujo objetivo é a reflexão, a ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo. Logo, é um conjunto de princípios, doutrinas e métodos de educação e instrução que são voltadas a um objetivo prático.

Planejamento Pedagógico: Planejamento nada mais é do que um modo de agir num mundo em permanente mudança. Planejamento é um método, e enquanto tal, não passa de um instrumento para ajudar a pensar e transformar a realidade social. Mas a mesma realidade pode ser enxergada de diferentes modos. Na nossa maneira de enxergar, o planejamento é um instrumento que serve para orientar uma intervenção-ação, ajudar a identificar onde estamos e para onde precisamos e queremos ir. Assim entendido, trata-se de instrumento de combate à improvisação das ações. Uma ação planejada é uma ação não improvisada e uma improvisada é uma ação não planejada.

Plataforma: No contexto da informática, plataforma é o padrão de um processo operacional ou de um computador. É uma expressão utilizada para denominar a tecnologia empregada em determinada infra-estrutura de Tecnologia da Informação ou telecomunicações, garantindo facilidade de integração dos diversos elementos dessa infra-estrutura.

Prática pedagógica: Maneira como acontece o trabalho pedagógico do educador e como este age na aplicação de uma teoria em sala de aula. Essa ação é baseada em uma metodologia e em alguma concepção filosóficas e pedagógicas. O objetivo da prática pedagogia é usá-la como uma ferramenta, que auxilie no ensino e na aprendizagem do aprendiz.

Processo de Maturação: É resultante de processos orgânicos ou mudanças estruturais que ocorrem dentro do corpo de um indivíduo e que são relativamente independentes das condições, experiências ou práticas do meio externo. Por maturação entende-se o desenvolvimento do organismo como função do tempo ou da idade. São transformações neurofisiológicas e bioquímicas.


R

Recursos de Ensino: Recursos de ensino são componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno." (Gagné, R., Como se realiza a aprendizagem; Cosmos, Rio Janeiro). Esses componentes podem ser o professor, os livros, os mapas, os cartazes, os filmes, etc. Quando usamos de maneira adequada, os recursos de ensino colaboram para: Motivar e despertar o interesse dos alunos, favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação, aproximar o aluno da realidade, visualizar ou concretizar os conteúdos da aprendizagem, permitir a fixação da aprendizagem, ilustrar noções abstratas e desenvolver a experiência concreta.


T

Tutor: O tutor é um elemento importante em muitos sistemas de EAD, sendo o principal responsável pelo processo de acompanhamento e controle do ensino-aprendizagem.


V

Videoconferência: É uma discussão que permite o contacto visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes, dando a sensação de que os interlocutores encontram-se no mesmo local. Permite não só a comunicação entre um grupo, mas também a comunicação pessoa-a-pessoa.




Referências:

Becker, Fernando. O que é construtivismo. Disponível em:
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_20_p087-093_c.pdf
Acesso em: Janeiro/2008

Dicionário de Terminologia de Educação a Distância. Disponível em:
www.escolanet.com.br/dicionario/dicionario_t.html
Acesso em: Janeiro/2008

Dicionário de filosofia. Disponível em:
http://www.ceismael.com.br/filosofia/filosofia013.htm
Acesso em: Janeiro/2008

FREITAS, Fábio; Pedro. O Construtivismo na Sala de Aula. Disponível em:
http://www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/cursos/
Acesso em: janeiro/2008

Glossário. Disponível em:
www.datasuldirect.com.br/flash/glossario.htm
Acesso em: Janeiro/2008

Glossário da Interação Digital. Disponível em:
http://fabianocaruso.com/glossario/
Acesso em: Janeiro/2008

Glossário de Tecnologias de Informação e Comunicação. Disponível em:
http://www.jcpaiva.net/
Acesso em: Janeiro/2008

Glossário de termos Piagetianos. Disponível em:
www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09a.htm
Acesso em: Janeiro/2008

OLIVEIRA, Maria Luciana. Recursos de Ensino. Disponível em:
http://www.if.ufrgs.br/tex/edu02220/sem012/po7/texto727.html
Acesso em: Janeiro/2008

PAIXÃO, Clodoaldo Almeida. Conversando sobre Planejamento Estratégico. Disponível em:
http://www.moc.org.br/artigos/23-05-2007_15_41_24.pdf
Acesso em: Janeiro/2008

PIZA, Zélia de Toledo. Psicologia do Desenvolvimento. Disponível em:
http://rppiza.vilabol.uol.com.br/psicologia/teoriaPiaget.htm
Acesso em: Janeiro/2008

VALENTE, José Armando. Diferentes usos do Computador na Educação. Disponível em:
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/educ27b.htm
Acesso em: Janeiro/2008

Wikipedia. Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia
Acesso em: Dezembro/2007.