ESTRATÉGIAS

PEDAGÓGICAS


Estratégias pedagógicas podem ser compreendidas como os procedimentos necessários para o alcance de um determinado objetivo. É, principalmente, através das estratégias que o professor pode considerar variáveis importantes do contexto educativo, como, por exemplo, os aspectos sociais e afetivos que estão presentes no processo de aprendizagem realizado a distância. Dessa forma, quanto o professor define ou reelabora suas estratégias pedagógicas de acordo com o contexto de seus alunos, torna possível minimizar as dificuldades que muitas vezes ocorrem na EAD.
        Ao acompanhar as formas de manifestação e de interação dos alunos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, por exemplo, é possível implementar estratégias que visem a integração dos mesmos, tornando esse ambiente mais acolhedor e construtivo. Souza, Sartori e Roesler (2008) salientam que como a mediação do processo educativo a distância geralmente ocorre através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, dispõe-se de uma série de ferramentas que possibilitam a comunicação síncrona e assíncrona entre os sujeitos, o que possibilita a implementação de estratégias pedagógicas que promovam o diálogo e a participação dos alunos.
Dessa forma, além de promover a construção de competências relacionadas à comunicação por todos os atores, permitem a criação de espaços de interação e de construção coletiva através de possibilidades concretas de trabalho colaborativo. Para isso, é necessário atentar aos tipos de ferramentas que são disponibilizados, como chats, fóruns, trocas de mensagens etc, de forma a planejar como cada uma delas será utilizada e qual o momento mais adequado para utilização das mesmas.
Para Souza e Souza (2007) é preciso estudar as estratégias como componentes do planejamento, tendo em vista que o método utilizado pelo professor demonstra seu modelo e sua caracterização enquanto docente, ao mesmo tempo que determina seu comportamento e a forma com que se relaciona com os alunos. Como o professor convive com pessoas e com grupos tão diferentes, essa convivência é tomada por desafios, sendo necessário refletir e promover estratégias que busquem atentar e compreender atitudes e características tão diferenciadas entre os alunos.
Materiais
Desafios