ConstruMED

Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico

Descreve um processo de elaboração de MEDs para ser utilizado por professores (conteudistas), pedagogos, designers e programadores. Composta por 5 etapas, integra orientações pedagógicas, gráficas e técnicas. Foi desenvolvida em pesquisa de Doutorado em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS).

Como Usar

(Etapas da metodologia ConstruMED)

A metodologia ConstruMED foi elaborada para ser utilizada por uma equipe desenvolvedora interdisciplinar , ou seja, a ser composta, no mínimo, por: um professor (conteudista), um designer (profissional ou graduando) e um programador (profissional ou graduando). Esta, portanto, é a metodologia disponibilizada na página principal deste objeto de aprendizagem.

Porém, nem sempre o professor possui acesso a uma equipe interdisciplinar, por vezes propondo-se a elaborar MEDs individualmente. Nesse caso, adaptou-se a metodologia ConstruMED para o uso singular, sendo denominada ConstruMED versão Single. Ela é voltada a auxiliar o professor a elaborar, sozinho, o material educacional digital, embora não seja o recomendado.

Dessa forma, a seguir, são dispostos dois guias. O primeiro relata como utilizar a metodologia ConstruMED. Já o segundo, disponibiliza o link de acesso à metodologia ConstruMED versão Single, assim como também explica a sua forma de uso.

Equipe Interdisciplinar

Cada uma dessas etapas disponibiliza:

Além dessas informações também é disponibilizado, através do link “Ferramentas” (localizado no menu superior), um conjunto de softwares que podem auxiliar as equipes a realizar as suas atividades.

Equipe Singular

Ressalta-se novamente a importância da atuação de uma equipe desenvolvedora interdisciplinar (dotada de conteudista, programador e designer) durante a elaboração de materiais educacionais digitais. Porém, vislumbra-se a necessidade de não negligenciar as situações em que, por vezes, o professor encontra-se impedido de compor este grupo de trabalho ideal. Dessa forma, organizou-se uma versão adaptada da metodologia ConstruMED para o uso individual. O objetivo é também poder auxiliar a prática do professor que, embora sem o apoio de uma equipe interdisciplinar, dispõe-se a desenvolver, sozinho, MEDs para suas disciplinas.

Cada uma dessas etapas disponibiliza:

Além dessas informações também é disponibilizado, através do link “Ferramentas”, um conjunto de softwares que podem auxiliar as equipes a realizar as suas atividades.