Objetos de Aprendizagem

Objetos de Aprendizagem


Objeto de Aprendizagem é qualquer recurso digital como, por exemplo: textos, animação, vídeos, imagens, aplicações, páginas Web em combinação que destinam-se a apoiar o aluno no processo de aprendizagem. São recursos digitais modulares, usados para a apoiar a aprendizagem presencial e à distância. Assim, estes recursos podem ser utilizados como módulos de um determinado conteúdo ou como um conteúdo completo. Sua utilização é destinada a situações de aprendizagem tanto na modalidade à distância quanto presencial. Segundo o LTSC , estes podem ser definidos por qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado mediado por tecnologias. Os OA’s têm como principal característica a possibilidade de reutilização de seus recursos em diferentes contextos. 
 

SocioAVA

SocioAVA

O objeto de aprendizagem SocioAVA: Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem trata sobre as interações sociais como um fator importante a ser incluído em práticas pedagógicas desenvolvidas através de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Portanto, o objetivo é voltado para profissionais da Educação a Distância que possuem interesse em discutir sobre o tema. Objeto desenvolvido em 2015.

USAMED

USAMED

O objeto de aprendizagem “USAMEDs - Usabilidade em MEDs para Senior" é voltado para profissionais de diferentes áreas que desejam trabalhar com idosos. Possui por objetivo tem por objetivo discutir e aprofundar questões de usabilidade em Materiais Educacionais Digitais (MED) para idosos, visando, principalmente, novas estruturações para atender as necessidades dos dispositivos móveis. Objeto desenvolvido em 2015.

IMDES

IMDES

O objeto de aprendizagem IMDE: Construção de Instrumentos Musicais Digitais para a Educação tem como objetivo geral fornecer orientações sobre como construir um Instrumento Musical Digital (IMD) para a Educação. É voltado para alunos e professores do Ensino Básico que desejam construir um IMD para a produção de música. Objeto desenvolvido em 2015.

DIMOS

DIMOS

O objeto de aprendizagem "DIMOS - Dispositivos Móveis e Seniors: uso e aplicação " é voltado para a o público idoso que possui interesse em aprender a manusear um dispositivo móvel, especificamente o tablet. Objeto desenvolvido em 2015.

AfetoAVA

AfetoAVA

O objeto de aprendizagem AfetoAVA busca apresentar como a afetividade está relacionada com a cognição e como os dois processos interferem na aprendizagem dos alunos à distância. Além disso, apresenta-se recursos que auxiliam professores a visualizarem o afeto a partir das manifestações dos sujeitos nas ferramentas de comunicação (síncrona e assíncrona) do Ambiente. Objeto desenvolvido em 2014.

CompDig_EAD

CompDig_EAD

O objeto de aprendizagem CompDig_EAD - Competências Digitais no contexto da Educação a Distância tem como objetivo apresentar as competências digitais e possibilidades de mapeamento com foco na EAD. Este Objeto possui três módulos: Competências Digitais; Mapeamento de Competências: foco nas competências digitais e Mapeamento e práticas pedagógicas. Objeto desenvolvido em 2014.

ConstruMED

ConstruMED

A metodologia ConstruMED foi elaborada para ser utilizada por uma equipe desenvolvedorainterdisciplinar , ou seja, a ser composta, no mínimo, por: um professor (conteudista), um designer (profissional ou graduando) e um programador (profissional ou graduando). Esta, portanto, é a metodologia disponibilizada na página principal deste objeto de aprendizagem. Objeto desenvolvido em 2014.

CONREDIS

CONREDIS

O objeto de aprendizagem "ConReDIs – Competências Construção de Redes sociais para Idosos " é voltado para a o público idoso que possui interesse em aprofundar conhecimentos de internet e, principalmente, das redes sociais digitais. Objeto desenvolvido em 2013

Vida Social no AVA

Vida Social no AVA

Este objeto de aprendizagem (OA) tem como objetivo apresentar fundamentos teóricos do autor Jean Piaget acerca da construção das regras a partir de jogos de regras, bem como da sua importância para o desenvolvimento moral (heteronomia e autonomia) e para a construção da noção de justiça. Para tanto, utilizou-se a obra “O juízo moral na criança” (PIAGET, 1994) como principal referência. Objeto desenvolvido em 2013.

CEI

CEI

O objeto de aprendizagem "CEI – Competências para Educadores de Idosos" é voltado para a formação de professores que pretende aprofundar sobre as necessidades para atuar com os idosos, principalmente sobre as competências. Objeto desenvolvido em 2013.

Cognição e Afetividade

Cognição e Afetividade

Esse objeto de aprendizagem (OA) busca descrever as relações existentes entre afetividade e cognição e como os dois processos interferem na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças. Apresenta-se, também ferramentas virtuais e práticas pedagógicas que buscam valorizar a manifestação afetiva dos usuários. Objeto desenvolvido em 2013.

ModeloRecEAD

ModeloRecEAD

O Objeto de Aprendizagem ModeloRecEAD - Modelos Pedagógicos em EAD com foco na Recomendação de Conteúdo e a escrita coletiva tem como objetivo apresentar estudos relacionados à construção de Modelos Pedagógicos em EAD com o apoio da Recomendação de Conteúdo, no contexto da escrita coletiva. Este Objeto possui 3 módulos: Escrita coletiva, A recomendação de conteúdo para a escrita coletiva e Construção de Modelos pedagógicos em EAD com foco na recomendação de conteúdos, no contexto da escrita coletiva. Objeto desenvolvido em 2013.

CompRecEAD

CompRecEAD

O objeto de aprendizagem CompRecEAD - COMPetências e Recomendação de Conteúdos para a Educação a Distância tem como objetivo apresentar as possibilidades de recomendação com foco na educação. Este Objeto possui três módulos: Recomendação; Recomendação e Competências e Recomendador de conteúdo RecoaComp e suas possibilidades pedagógicas. Objeto desenvolvido em 2013.

CompTI

CompTI

O objeto de aprendizagem CompTI – Competências Tecnológicas de Idosos é voltado para a formação de professores que pretende aprofundar sobre as competências tecnológicas com o público mais velho. Objeto desenvolvido em 2013.

InGeronto

InGeronto

O objeto de aprendizagem InGeronto, Introdução à Gerontologia, tem como objetivo introduzir os principais conceitos da gerontologia para o entendimento, por parte de profissionais de diferente áreas, sobre aspectos relacionados com a resiliência no envelhecimento. Objeto desenvolvido em 2012.

 

CompEMed

CompEMed

Ele é voltado à designers, pedagogos, programadores, coordenadores e demais equipes desenvolvedoras de materiais educacionais digitais.O objetivo é analisar os fatores envolvidos nesta prática e refletir sobre a articulação entre as diferentes funções de cada membro da equipe interdisciplinar, através de um mapeamento de competências. Objeto desenvolvido em 2012.

CompDoc

CompDoc

O objeto de aprendizagem CompDoc - Competências Docentes para EAD é voltado para a formação de professores que atuam em cursos online. Este objeto possui três módulos: Competências Docentes; Competências docentes e modelos pedagógicos; Construção e aplicação de estratégias pedagógicas na EAD. Objeto desenvolvido em 2012.

PSAVA

PSAVA

O PSAVA tem como principal objetivo favorecer apoio teórico para o assunto PS e a finalidade de ser utilizado em cursos de formação para professores que utilizam ou pretendem utilizar recursos tecnológicos em suas práticas pedagógicas, ou por profissionais que buscam informações de forma autônoma. Objeto desenvolvido em 2012.

GerontoEAD

GerontoEAD

O objeto de aprendizagem GerontoEAD – Gerontologia e Educação a Distância é voltado para a formação de professores que pretende atuar com o público idoso na EAD. Para tanto, este objeto possui cinco módulos: EAD; Ambientes Virtuais e Idosos; Professor Virtual de Seniores; Cyberseniors; Potencialidades da EAD para Idosos. Objeto desenvolvido em 2012.

LetEdu

LetEdu

O objetivo principal dessa proposta é auxiliar professores da educação infantil e do ensino fundamental no desenvolvimento e planejamento do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em sala de aula. Neste sentido, busca-se oferecer aos professores um repertório de textos, apresentações de slides, vídeos, entre outros. Objeto desenvolvido em 2012.

Docial

Docial

O objeto de aprendizagem (OA) Docial busca promover reflexões acerca do Domínio Sociocultural em diferentes contextos (trabalho, educação e computação). Objeto desenvolvido em 2012.

JogoEdu

JogoEdu

O objeto de aprendizagem Jogo e Educação busca apresentar a evolução dos jogos ao longo do tempo e como eles foram importantes na constituição das sociedades. Além disso, destaca as possibilidades dos jogos digitais e videogames utilizados pelas crianças, muitas vezes considerados apenas passatempo. Objeto desenvolvido em 2011.

CompMUS

CompMUS

O objeto de aprendizagem (OA) CompMUS (Composição Musical Digital para a Educação) tem como objetivo principal promover o desenvolvimento de competências no domínio tecnológico-musical para a composição (CMD) e produção musical digital (PMD) com fins educacionais e criação de trilhas sonoras para materiais educacionais (MEDs). Objeto desenvolvido em 2011.

EduVirtua

EduVirtua

O objeto de aprendizagem (OA) EduVirtua tem como principal objetivo explorar o potencial pedagógico da utilização de Mundos Digitais Virtuais (MDVs) na formação de professores da Educação Superior. Compreende-se que a Formação Docente para a Educação Superior perpassa inúmeros caminhos que possibilitam a reflexão do ato de educar. Objeto desenvolvido em 2010.

CompMap

CompMap

Este objeto de aprendizagem (OA) tem como tema o mapeamento de competências dos alunos da educação a distância. Tal mapeamento é uma proposta para a busca de ações e estratégias voltadas ao desenvolvimento de estratégias por professores e tutores em atividades e cursos a distância. Objeto desenvolvido em 2010.

Planejamento Criativo

Planejamento Criativo

O Objeto de Aprendizagem Planejamento Criativo com o uso das mídias digitais na Web 2.0 busca analisar as possibilidades da integração das tecnologias digitais na escola na promoção de um planejamento criativo. Este objeto aborda o caráter criativo do planejamento, destacando as diferenças dos alunos zappiens, onde se leva em consideração as características de inquietude, provisoriedade e multiplicidade de ideias na construção e resolução de estratégias de aprendizagem. Objeto desenvolvido em 2010.

Alunos Zappiens

Alunos Zappiens

O objeto de Aprendizagem Alunos Zappiens: Refletindo sobre a ciberinfância e suas mudanças busca problematizar as relações e mudanças proporcionadas pela integração das tecnologias na infância. Estamos vivendo uma época de constantes mudanças e, uma das causas, é que os recursos tecnológicos estão em constante evolução. Objeto desenvolvido em 2010.

AnimA-K

AnimA-K

O projeto AnimA tem por objetivo servir como um protótipo experimental na validação de parâmetros necessários ao desenvolvimento de um agente afetivo para inferir os estados de ânimo do aluno durante execução de uma atividade nas diferentes áreas de conhecimento. Objeto desenvolvido em 2010.

Práticas Criativas na Web 2.0

PRÁTICAS CRIATIVAS NA WEB 2.0

O objeto de aprendizagem (OA) “Práticas Criativas na Web 2.0” busca analisar, especificamente, o caráter criativo das ações na construção do conhecimento. Nesse sentido, proporcionar aos sujeitos situações práticas em que se possa analisar e refletir sobre as ações e seus resultados, compreendendo-os na medida em que sua mente cria instrumentos para interpretá-los. Objeto desenvolvido em 2009.

CompEAD

CompEAD

Este Objeto de Aprendizagem (OA) tem por objetivo refletir sobre as competências necessárias ao desenvolvimento das ações pedagógicas por professores e tutores em atividades e cursos a distância. Objeto desenvolvido em 2009.

O Professor 2.0 da Ciberinfância

O Professor 2.0 da Ciberinfância

Este objeto trata da infância que convive com as tecnologias digitais, denominada de ciberinfância e sua relação/integração com as práticas pedagógicas no espaço escolar. Parte-se do conceito de Prensky que define esta geração como nativos digitais. São crianças que conhecem o computador desde que nasceram e navegam, se comunicam, interagem através da Internet com maior naturalidade/familiaridade. Objeto desenvolvido em 2009.

INTERAD

Interad

Interad – Interfaces Interativas Digitais aplicadas à Educação –  é um objeto virtual de aprendizagem que pretende apresentar uma metodologia de desenvolvimento de interfaces para materiais educacionais digitais. A necessidade de uma metodologia como essa foi observada diante do crescente uso de materiais digitais para práticas pedagógicas presenciais ou online e da carência de metodologias atuais e contextualizadas que orientem os profissionais de educação no projeto de interfaces adequadas a seus objetivos. Objeto desenvolvido em 2009.

 

GestEAD

GestEAD

O GESTEAD é um objeto de aprendizagem sobre o processo de gestão no contexto da Educação a Distância, pretendendo servir de instrumento teórico-prático para a compreensão do tema. Dessa forma são enfocadas estratégias didáticas, comunicacionais e tecnológicas, com base nas competênciacquais o personagem Professor vivencia situações como trabalhar na elaboração de projetos e em cursos de EAD. Objeto desenvolvido em 2008.

 

Ciberinfância 2

Ciberinfância 2

Este objeto de aprendizagem (OA) trata do tema da tecnologia digital e da constituição da ciberinfância a partir de um contexto histórico. Destina-se a professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que participam de cursos de formação ou que tenham interesse pelo tema. Objeto desenvolvido em 2008.

AvalEAD

AvalEAD

O AVALEAD é um Objeto de Aprendizagem (OA) sobre avaliação na educação à distância. Esta ferramenta pode propiciar através de seus recursos uma participação ativa do usuário na construção e no seu desenvolvimento cognitivo. Sua utilização é destinada em situações de aprendizagem tanto na modalidade a distância como na presencial. Este objeto apresenta um embasamento teórico-prático sobre o tema Avaliação na EAD, destacando a avaliação, avaliação em EAD, Ferramentas em Ambientes Virtuais. Objeto desenvolvido em 2008.

Outras Infâncias

Outras Infâncias

O objeto de aprendizagem Outras Infâncias traz as discussões acerca de outros tipos de infâncias que se encontram no contexto das grandes cidades brasileiras. A infância das crianças em situação de rua, em situação de risco, a infância “executiva” das crianças as quais têm muitas atividades no seu cotidiano e a trabalhadora. Logo, essa é uma discussão fundamental, a partir da compreensão de que não existe apenas uma infância, ou seja, não há uma infância universal e ideal, mas infâncias reais e diversas em contextos também diversos. Objeto desenvolvido em 2007.

PEDESIGN

PEDESIGN

O Objeto de Aprendizagem PEDESIGN é uma entidade digital desenvolvida com o objetivo de gerar discussões a respeito do papel do design pedagógico no processo de construção do conhecimento dos usuários. Logo, esse objeto visa articular fatores técnicos e pressupostos educacionais no desenvolvimento de um design pedagógico. Objeto desenvolvido em 2007.

FORMSIM

FORMSIM

O presente objeto de aprendizagem trata do tema "A formação do Símbolo na Criança" o qual da o nome a uma das obras de epistemólogo Jean Piaget. Esse pesquisador procurou descrever por meio das suas observações e entrevistas, utilizando-se do Método Clínico, como os sujeitos constroem conhecimento. Objeto desenvolvido em 2007.

ARQUEAD

ARQUEAD

O ARQUEAD é um objeto de aprendizagem sobre Arquiteturas pedagógicas (AP) no contexto da Educação a Distância e tem como principal objetivo realizar um embasamento teórico-prático sobre este tema. Objeto desenvolvido em 2007.

Ciberinfância

Ciberinfância

Este objeto de aprendizagem pretende discutir a Ciberinfância, abordando questões como a história das infância, os aspectos sócio culturais e da área da saúde e suas relações com a sociedade informatizada. Objeto desenvolvido em 2006.

 

ComVia

ComVia

O COMVIA é um objeto de aprendizagem sobre comunidades virtuais de aprendizagem baseado em pressupostos intercionista. Esta ferramenta propicia uma participação ativa do aprendiz na construção no seu desenvolvimento cognitivo. Sua utilização é destinada em situações de aprendizagem tanto na modalidade à distância como na presencial. Objeto desenvolvido em 2006.

 

Escrita Coletiva

Escrita Coletiva

O Objeto de Aprendizagem “Escrita Coletiva” propõe uma discussão e reflexão sobre as Tecnologias de suporte ao trabalho coletivo.  Para tanto, este instrumento pedagógico aborda eixos que são considerados como indicadores de apoio ao processo de construção em grupo. Objeto desenvolvido em 2006.

Arquiteturas Pedagógicas

Arquiteturas Pedagógicas

A ausência de planejamento pedagógico em muitas escolas, aliada às demais dificuldades enfrentadas pelos docentes no exercício do seu trabalho, tem levado a uma contínua improvisação pedagógica nas aulas, prejudicando o aprendizado dos alunos. Objeto desenvolvido em 2006.

Produzindo Infâncias

Produzindo Infâncias

O objeto de aprendizagem "Produzindo Infâncias" é baseado em pressupostos internacionais. Consequentemente, busca propiciar uma participação ativa do aprendiz na construção e no seu desenvolvimento cognitivo. Objeto desenvolvido em 2006.

Trabalho com Projetos

Trabalho com Projetos

O objeto de aprendizagem "Trabalho com Projetos" propõe a discussão e a reflexão sobre o trabalho com projetos na educação, a partir da importância que se tem delegado a este tema na atualidade. Com base nas discussões e reflexões, pretende também promover a elaboração e execução de projetos educacionais. Objeto desenvolvido em 2006.

TICs

TICs

As TIC são um dos fatores potenciadores das profundas mudanças operadas no mundo. Com a aceleração na inovação e na dinamização da mudança, as TIC são hoje essenciais diante da globalização da economia mundial e dos fenômenod físicos e humanos em geral. Objeto desenvolvido em 2005.

Usabilidade

Usabilidade

Usabilidade é uma metodologia científica e plicada a criação e remodelação de interfaces de sites, intranets, aplicativos, jogos e produtos de modo a torná-los fáceis de aprender e de usar. Objeto desenvolvido em 2005.

BLOGS Pedagógicos

BLOGS Pedagógicos

Blog é uma das diversas tecnologias da comunicação e informação que são disponibilizadas na Web. A aplicabilidade da ferramenta em contexto educacional terá êxito se houver uma capacitação adequada dos professores, onde o aluno é co-autor de seu processo de aprendizagem e o professor um mediador dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Objeto desenvolvido em 2005.

Objetos de Aprendizagem

Objetos de Aprendizagem

Este objeto de aprendizagem objetiva apresentar os conceitos de objetos de aprendizagem e suas características, assim como identificar os requisitos para a construção de um objeto. Objeto desenvolvido em 2005.

Visita na Escola

Visita na Escola

Este objeto de aprendizagem aborda a aplicação de ferramentas digitais na sala de aula. Objeto desenvolvido em 2005.

AfetoAVA

AfetoAVA

O objeto de aprendizagem AfetoAVA busca apresentar como a afetividade está relacionada com a cognição e como os dois processos interferem na aprendizagem dos alunos à distância. Além disso, apresenta-se recursos que auxiliam professores a visualizarem o afeto a partir das manifestações dos sujeitos nas ferramentas de comunicação (síncrona e assíncrona) do Ambiente. 

Ano de criação: 2014

Alunos Zappiens

Alunos Zappiens

O objeto de Aprendizagem Alunos Zappiens: Refletindo sobre a ciberinfância e suas mudanças busca problematizar as relações e mudanças proporcionadas pela integração das tecnologias na infância. Estamos vivendo uma época de constantes mudanças e, uma das causas, é que os recursos tecnológicos estão em constante evolução.

Ano de criação: 2010

AnimA-K

AnimA-K

O projeto AnimA-K tem por objetivo servir como um protótipo experimental na validação de parâmetros necessários ao desenvolvimento de um agente afetivo para inferir os estados de ânimo do aluno durante execução de uma atividade nas diferentes áreas de conhecimento.

Ano de criação: 2010

ARQUEAD

ARQUEAD

O ARQUEAD é um objeto de aprendizagem sobre Arquiteturas pedagógicas (AP) no contexto da Educação a Distância e tem como principal objetivo realizar um embasamento teórico-prático sobre este tema. 

Ano de criação: 2007

Arquiteturas Pedagógicas

Arquiteturas Pedagógicas

A ausência de planejamento pedagógico em muitas escolas, aliada às demais dificuldades enfrentadas pelos docentes no exercício do seu trabalho, tem levado a uma contínua improvisação pedagógica nas aulas, prejudicando o aprendizado dos alunos. 

Ano de criação: 2006

AvalEAD

AvalEAD

O AVALEAD é um Objeto de Aprendizagem (OA) sobre avaliação na educação à distância. Esta ferramenta pode propiciar através de seus recursos uma participação ativa do usuário na construção e no seu desenvolvimento cognitivo. Sua utilização é destinada em situações de aprendizagem tanto na modalidade a distância como na presencial. Este objeto apresenta um embasamento teórico-prático sobre o tema Avaliação na EAD, destacando a avaliação, avaliação em EAD, Ferramentas em Ambientes Virtuais. 

Ano de criação: 2008

BLOGS Pedagógicos

BLOGS Pedagógicos

Blog é uma das diversas tecnologias da comunicação e informação que são disponibilizadas na Web. A aplicabilidade da ferramenta em contexto educacional terá êxito se houver uma capacitação adequada dos professores, onde o aluno é co-autor de seu processo de aprendizagem e o professor um mediador dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. 

Ano de criação: 2005

CEI

CEI

O objeto de aprendizagem "CEI – Competências para Educadores de Idosos" é voltado para a formação de professores que pretende aprofundar sobre as necessidades para atuar com os idosos, principalmente sobre as competências. 

Ano de criação: 2013

Ciberinfância

Ciberinfância

Este objeto de aprendizagem pretende discutir a Ciberinfância, abordando questões como a história das infância, os aspectos sócio culturais e da área da saúde e suas relações com a sociedade informatizada. 

Ano de criação: 2006

Ciberinfância 2

Ciberinfância 2

Este objeto de aprendizagem (OA) trata do tema da tecnologia digital e da constituição da ciberinfância a partir de um contexto histórico. Destina-se a professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que participam de cursos de formação ou que tenham interesse pelo tema. 

Ano de criação: 2008

Cognição e Afetividade

Cognição e Afetividade

Esse objeto de aprendizagem (OA) busca descrever as relações existentes entre afetividade e cognição e como os dois processos interferem na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças. Apresenta-se, também ferramentas virtuais e práticas pedagógicas que buscam valorizar a manifestação afetiva dos usuários. 

Ano de criação: 2013

CompDig_EAD

CompDig_EAD

O objeto de aprendizagem CompDig_EAD - Competências Digitais no contexto da Educação a Distância tem como objetivo apresentar as competências digitais e possibilidades de mapeamento com foco na EAD. Este Objeto possui três módulos: Competências Digitais; Mapeamento de Competências: foco nas competências digitais e Mapeamento e práticas pedagógicas. 

Ano de criação: 2014

CompDoc

CompDoc

O objeto de aprendizagem CompDoc - Competências Docentes para EAD é voltado para a formação de professores que atuam em cursos online. Este objeto possui três módulos: Competências Docentes; Competências docentes e modelos pedagógicos; Construção e aplicação de estratégias pedagógicas na EAD. 

Ano de criação: 2012

CompEAD

CompEAD

Este Objeto de Aprendizagem (OA) tem por objetivo refletir sobre as competências necessárias ao desenvolvimento das ações pedagógicas por professores e tutores em atividades e cursos a distância. 

Ano de criação: 2009

CompEMed

CompEMed

Ele é voltado à designers, pedagogos, programadores, coordenadores e demais equipes desenvolvedoras de materiais educacionais digitais.O objetivo é analisar os fatores envolvidos nesta prática e refletir sobre a articulação entre as diferentes funções de cada membro da equipe interdisciplinar, através de um mapeamento de competências.

Ano de criação: 2012

CompMap

CompMap

Este objeto de aprendizagem (OA) tem como tema o mapeamento de competências dos alunos da educação a distância. Tal mapeamento é uma proposta para a busca de ações e estratégias voltadas ao desenvolvimento de estratégias por professores e tutores em atividades e cursos a distância. 

Ano de criação: 2010

CompMUS

CompMUS

O objeto de aprendizagem (OA) CompMUS (Composição Musical Digital para a Educação) tem como objetivo principal promover o desenvolvimento de competências no domínio tecnológico-musical para a composição (CMD) e produção musical digital (PMD) com fins educacionais e criação de trilhas sonoras para materiais educacionais (MEDs). 

Ano de criação: 2011

CompRecEAD

CompRecEAD

O objeto de aprendizagem CompRecEAD - COMPetências e Recomendação de Conteúdos para a Educação a Distância tem como objetivo apresentar as possibilidades de recomendação com foco na educação. Este Objeto possui três módulos: Recomendação; Recomendação e Competências e Recomendador de conteúdo RecoaComp e suas possibilidades pedagógicas. 

Ano de criação: 2013

CompTI

CompTI

O objeto de aprendizagem CompTI – Competências Tecnológicas de Idosos é voltado para a formação de professores que pretende aprofundar sobre as competências tecnológicas com o público mais velho. 

Ano de criação: 2013

ComVia

ComVia

O COMVIA é um objeto de aprendizagem sobre comunidades virtuais de aprendizagem baseado em pressupostos intercionista. Esta ferramenta propicia uma participação ativa do aprendiz na construção no seu desenvolvimento cognitivo. Sua utilização é destinada em situações de aprendizagem tanto na modalidade à distância como na presencial. 

Ano de criação: 2006

CONREDIS

CONREDIS

O objeto de aprendizagem "ConReDIs – Competências Construção de Redes sociais para Idosos " é voltado para a o público idoso que possui interesse em aprofundar conhecimentos de internet e, principalmente, das redes sociais digitais.

Ano de criação: 2013

ConstruMED

ConstruMED

A metodologia ConstruMED foi elaborada para ser utilizada por uma equipe desenvolvedorainterdisciplinar , ou seja, a ser composta, no mínimo, por: um professor (conteudista), um designer (profissional ou graduando) e um programador (profissional ou graduando). Esta, portanto, é a metodologia disponibilizada na página principal deste objeto de aprendizagem.

Ano de criação: 2014

DIMOS

DIMOS

O objeto de aprendizagem "DIMOS - Dispositivos Móveis e Seniors: uso e aplicação " é voltado para a o público idoso que possui interesse em aprender a manusear um dispositivo móvel, especificamente o tablet. 

Ano de criação: 2015

Docial

Docial

O objeto de aprendizagem (OA) Docial busca promover reflexões acerca do Domínio Sociocultural em diferentes contextos (trabalho, educação e computação). 

Ano de criação: 2012

EduVirtua

EduVirtua

O objeto de aprendizagem (OA) EduVirtua tem como principal objetivo explorar o potencial pedagógico da utilização de Mundos Digitais Virtuais (MDVs) na formação de professores da Educação Superior. Compreende-se que a Formação Docente para a Educação Superior perpassa inúmeros caminhos que possibilitam a reflexão do ato de educar. 

Ano de criação: 2010

Escrita Coletiva

Escrita Coletiva

O Objeto de Aprendizagem “Escrita Coletiva” propõe uma discussão e reflexão sobre as Tecnologias de suporte ao trabalho coletivo.  Para tanto, este instrumento pedagógico aborda eixos que são considerados como indicadores de apoio ao processo de construção em grupo. 

Ano de criação: 2006

Edumobile

Edumobile

O objeto de aprendizagem EduMobile: Estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aula foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar na construção de estratégias pedagógicas que possibilitam a formação do sujeito para utilizar a tecnologia móvel não somente para entretenimento, mas também com objetivos educacionais.

Ano de criação: 2016

FORMSIM

FORMSIM

O presente objeto de aprendizagem trata do tema "A formação do Símbolo na Criança" o qual da o nome a uma das obras de epistemólogo Jean Piaget. Esse pesquisador procurou descrever por meio das suas observações e entrevistas, utilizando-se do Método Clínico, como os sujeitos constroem conhecimento.

Ano de criação: 2007

GerontoEAD

GerontoEAD

O objeto de aprendizagem GerontoEAD – Gerontologia e Educação a Distância é voltado para a formação de professores que pretende atuar com o público idoso na EAD. Para tanto, este objeto possui cinco módulos: EAD; Ambientes Virtuais e Idosos; Professor Virtual de Seniores; Cyberseniors; Potencialidades da EAD para Idosos.

Ano de criação: 2012

GestEAD

GestEAD

O GESTEAD é um objeto de aprendizagem sobre o processo de gestão no contexto da Educação a Distância, pretendendo servir de instrumento teórico-prático para a compreensão do tema. Dessa forma são enfocadas estratégias didáticas, comunicacionais e tecnológicas, com base nas competênciacquais o personagem Professor vivencia situações como trabalhar na elaboração de projetos e em cursos de EAD. 

Ano de criação: 2008

IMDES

IMDES

O objeto de aprendizagem IMDE: Construção de Instrumentos Musicais Digitais para a Educação tem como objetivo geral fornecer orientações sobre como construir um Instrumento Musical Digital (IMD) para a Educação. É voltado para alunos e professores do Ensino Básico que desejam construir um IMD para a produção de música. 

Ano de criação: 2015

InGeronto

InGeronto

O objeto de aprendizagem InGeronto, Introdução à Gerontologia, tem como objetivo introduzir os principais conceitos da gerontologia para o entendimento, por parte de profissionais de diferente áreas, sobre aspectos relacionados com a resiliência no envelhecimento. 

Ano de criação: 2012

Intergera

Intergera

 O desenvolvimento das relações sociais entre jovens e idosos tem por objetivo possibilitar aos jovens uma reflexão sobre o que é ser idoso e quais são suas implicações nas relações sociais. 
 O material está organizado em formato de Role-Playing Game (RPG), que em português significa "jogo de interpretação de personagens".

 Ano de criação: 2017

Interad

Interad

Interad – Interfaces Interativas Digitais aplicadas à Educação –  é um objeto virtual de aprendizagem que pretende apresentar uma metodologia de desenvolvimento de interfaces para materiais educacionais digitais. A necessidade de uma metodologia como essa foi observada diante do crescente uso de materiais digitais para práticas pedagógicas presenciais ou online e da carência de metodologias atuais e contextualizadas que orientem os profissionais de educação no projeto de interfaces adequadas a seus objetivos.

Ano de criação: 2009

JogoEdu

JogoEdu

O objeto de aprendizagem Jogo e Educação busca apresentar a evolução dos jogos ao longo do tempo e como eles foram importantes na constituição das sociedades. Além disso, destaca as possibilidades dos jogos digitais e videogames utilizados pelas crianças, muitas vezes considerados apenas passatempo. 

Ano de criação: 2011

LetEdu

LetEdu

O objetivo principal dessa proposta é auxiliar professores da educação infantil e do ensino fundamental no desenvolvimento e planejamento do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em sala de aula. Neste sentido, busca-se oferecer aos professores um repertório de textos, apresentações de slides, vídeos, entre outros. 

Ano de criação: 2012

ModeloRecEAD

ModeloRecEAD

O Objeto de Aprendizagem ModeloRecEAD - Modelos Pedagógicos em EAD com foco na Recomendação de Conteúdo e a escrita coletiva tem como objetivo apresentar estudos relacionados à construção de Modelos Pedagógicos em EAD com o apoio da Recomendação de Conteúdo, no contexto da escrita coletiva. Este Objeto possui 3 módulos: Escrita coletiva, A recomendação de conteúdo para a escrita coletiva e Construção de Modelos pedagógicos em EAD com foco na recomendação de conteúdos, no contexto da escrita coletiva. 

Ano de criação: 2013

O Professor 2.0 da Ciberinfância

O Professor 2.0 da Ciberinfância

Este objeto trata da infância que convive com as tecnologias digitais, denominada de ciberinfância e sua relação/integração com as práticas pedagógicas no espaço escolar. Parte-se do conceito de Prensky que define esta geração como nativos digitais. São crianças que conhecem o computador desde que nasceram e navegam, se comunicam, interagem através da Internet com maior naturalidade/familiaridade.

Ano de criação: 2009

Objetos de Aprendizagem

Objetos de Aprendizagem

Este objeto de aprendizagem objetiva apresentar os conceitos de objetos de aprendizagem e suas características, assim como identificar os requisitos para a construção de um objeto. 

Ano de criação: 2005

Outras Infâncias

Outras Infâncias

O objeto de aprendizagem Outras Infâncias traz as discussões acerca de outros tipos de infâncias que se encontram no contexto das grandes cidades brasileiras. A infância das crianças em situação de rua, em situação de risco, a infância “executiva” das crianças as quais têm muitas atividades no seu cotidiano e a trabalhadora. Logo, essa é uma discussão fundamental, a partir da compreensão de que não existe apenas uma infância, ou seja, não há uma infância universal e ideal, mas infâncias reais e diversas em contextos também diversos. 

Ano de criação: 2007

Oficina de Construção de OAs

Oficina de Construção de OAs

Uma oficina virtual sobre construção de Objetos de Aprendizagem destinada a educadores. Aqui você vai descobrir como e porque utilizar estes recursos em suas aulas e por onde começar ao de tentar produzir seus próprios materiais. 

Ano de criação: 2009

Planejamento Criativo

Planejamento Criativo

O Objeto de Aprendizagem Planejamento Criativo com o uso das mídias digitais na Web 2.0 busca analisar as possibilidades da integração das tecnologias digitais na escola na promoção de um planejamento criativo. Este objeto aborda o caráter criativo do planejamento, destacando as diferenças dos alunos zappiens, onde se leva em consideração as características de inquietude, provisoriedade e multiplicidade de ideias na construção e resolução de estratégias de aprendizagem. Objeto desenvolvido em 2010.

PEDESIGN

PEDESIGN

O Objeto de Aprendizagem PEDESIGN é uma entidade digital desenvolvida com o objetivo de gerar discussões a respeito do papel do design pedagógico no processo de construção do conhecimento dos usuários. Logo, esse objeto visa articular fatores técnicos e pressupostos educacionais no desenvolvimento de um design pedagógico. Objeto desenvolvido em 2007.

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PRÁTICAS CRIATIVAS NA WEB 2.0

PRÁTICAS CRIATIVAS NA WEB 2.0

O objeto de aprendizagem (OA) “Práticas Criativas na Web 2.0” busca analisar, especificamente, o caráter criativo das ações na construção do conhecimento. Nesse sentido, proporcionar aos sujeitos situações práticas em que se possa analisar e refletir sobre as ações e seus resultados, compreendendo-os na medida em que sua mente cria instrumentos para interpretá-los. 

Ano de criação: 2009

Produzindo Infâncias

Produzindo Infâncias

O objeto de aprendizagem "Produzindo Infâncias" é baseado em pressupostos internacionais. Consequentemente, busca propiciar uma participação ativa do aprendiz na construção e no seu desenvolvimento cognitivo.

Ano de criação: 2006

PSAVA

PSAVA

O PSAVA tem como principal objetivo favorecer apoio teórico para o assunto PS e a finalidade de ser utilizado em cursos de formação para professores que utilizam ou pretendem utilizar recursos tecnológicos em suas práticas pedagógicas, ou por profissionais que buscam informações de forma autônoma. 

Ano de criação: 2012

SegurIdade

SegurIdade

O objeto de aprendizagem “SegurIdade - Desenvolvimento do pensamento crítico no uso seguro dos recursos da internet" é voltado para pessoas idosas ou quem possui muitas dificuldades e dúvidas em relação à navegação na internet. Portanto o objeto está no formato de um jogo no qual são apresentadas situações que os idosos podem já ter vivenciado ao utilizar os recursos da internet!

Ano de criação: 2016

 

 

SocioAVA

SocioAVA

O objeto de aprendizagem SocioAVA: Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem trata sobre as interações sociais como um fator importante a ser incluído em práticas pedagógicas desenvolvidas através de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Portanto, o objetivo é voltado para profissionais da Educação a Distância que possuem interesse em discutir sobre o tema.

Ano de criação: 2015

TICs

TICs

As TIC são um dos fatores potenciadores das profundas mudanças operadas no mundo. Com a aceleração na inovação e na dinamização da mudança, as TIC são hoje essenciais diante da globalização da economia mundial e dos fenômenod físicos e humanos em geral.

Ano de criação: 2005

Trabalho com Projetos

Trabalho com Projetos

O objeto de aprendizagem "Trabalho com Projetos" propõe a discussão e a reflexão sobre o trabalho com projetos na educação, a partir da importância que se tem delegado a este tema na atualidade. Com base nas discussões e reflexões, pretende também promover a elaboração e execução de projetos educacionais.

Ano de criação: 2006

Usabilidade

Usabilidade

Usabilidade é uma metodologia científica e plicada a criação e remodelação de interfaces de sites, intranets, aplicativos, jogos e produtos de modo a torná-los fáceis de aprender e de usar. 

Ano de criação: 2005

USAMED

USAMED

O objeto de aprendizagem “USAMEDs - Usabilidade em MEDs para Senior" é voltado para profissionais de diferentes áreas que desejam trabalhar com idosos. Possui por objetivo tem por objetivo discutir e aprofundar questões de usabilidade em Materiais Educacionais Digitais (MED) para idosos, visando, principalmente, novas estruturações para atender as necessidades dos dispositivos móveis.

Ano de criação: 2015

 

Vida Social no AVA

Vida Social no AVA

Este objeto de aprendizagem (OA) tem como objetivo apresentar fundamentos teóricos do autor Jean Piaget acerca da construção das regras a partir de jogos de regras, bem como da sua importância para o desenvolvimento moral (heteronomia e autonomia) e para a construção da noção de justiça. Para tanto, utilizou-se a obra “O juízo moral na criança” (PIAGET, 1994) como principal referência. 

Ano de criação: 2013

Visita na Escola

Visita na Escola

Este objeto de aprendizagem aborda a aplicação de ferramentas digitais na sala de aula.

Ano de criação: 2005