Povoando o PLANETA ROODA

28 / 12 / 2010

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como proposta povoar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) PLANETA ROODA. Este foi planejado por uma equipe interdisciplinar de educadores, programadores e designers, pesquisadores do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUTED/UFRGS). Em um primeiro momento, definiu-se o layout da […]

OBAA – Objetos de Aprendizagem Baseados em Agentes

28 / 12 / 2010

Descrição: Este projeto é interdisciplinar e multidisciplinar, encontrando-se na intersecção de três principais áreas: Informática na Educação, Inteligência Artificial (mais especificamente, Computação Afetiva) e Interação Homem-Computador. Objetivo: Desenvolver objetos de aprendizagem interativos que operem tanto na web quanto na plataforma de TV Digital. Um objetivo específico é utilizar os pontos de convergência entre as tecnologias […]

Gestionando a EAD

28 / 12 / 2010

Descrição: Desenvolvimento de objetos de aprendizagem, são eles: (1) Gestão para a EAD – GESTEAD: este objeto pretende realizar um embasamento teórico-prático sobre o tema Gestão da Educação a Distância destacando as estratégias didáticas, comunicacionais e tecnológicas da EAD. Pretende-se, a partir deste estudo, enfocar a construção de Competências e Habilidades, tanto as que os […]

Espaços digitais na ciberinfância

28 / 12 / 2010

Descrição: De acordo com o oferecimento de novos cursos de licenciatura na modalidade a distância, viu-se a necessidade de elaborar objetos de aprendizagem a serem inseridos nas disciplinas dos cursos de graduação, sobretudo naqueles oferecidos na modalidade a distância. O objeto de aprendizagem é um recurso digital que visa auxiliar a construção do conhecimento, com […]

Competências na EAD: da construção de materiais educacionais digitais à ação pedagógica

28 / 12 / 2010

Este objeto de aprendizagem (OA) tem como tema as competências necessárias ao desenvolvimento das ações pedagógicas por professores e tutores em atividades e cursos a distância. Entende-se que este assunto é, atualmente, bastante polêmico na área, pois ainda não se tem clareza do significado do conceito de competência em termos teóricos. Logo, este OA tem […]

Ambientes virtuais de aprendizagem: uma articulação tecnológica, metodológica e epistemológica

28 / 12 / 2010

Descrição: O propósito deste projeto é pesquisar e desenvolver ambientes virtuais de aprendizagem para a UFRGS e fora da instituição, que sirvam à Educação a Distância. Pretende-se que estes sejam capazes de abrigar diferentes objetos de aprendizagem e/ou ferramentas pedagógicas para formação de alunos de cursos de graduação/pós-graduação, profissionais e professores e alunos de cursos […]

Ambientes Virtuais de Aprendizagem: em busca de novos modelos pedagógicos

28 / 12 / 2010

Descrição: Coexistem, hoje na Internet, várias propostas e modelos de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA s) que abrigam cursos de alunos, formação de profissionais e professores. Uma característica atual destes cursos a distância, tem sido um grande aperfeiçoamento dos recursos tecnológicos, em detrimento dos aspectos pedagógicos. Nesses ambientes na WEB, observa-se uma “sofisticação” de emprego […]

ROODA-Rede cOOperativa De Aprendizagem

28 / 12 / 2010

Descrição: Este projeto de pesquisa aborda uma área de conhecimento interdisciplinar que integra as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação com a Educação como formas inovadoras de criação de ambientes de aprendizagem. O objetivo deste projeto de pesquisa é a criação de Ambientes de Aprendizagem Computacionais, visando a) desenvolver pesquisas e estudos sobre a […]

Produzindo professores de Educação Infantil para EAD e a Cibercultura

28 / 12 / 2010

Descrição: Construção de objetos de aprendizagem para a formação de proefessores em Educação Infantil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

PLANETA ROODA 2.0: um ambiente social virtual de aprendizagem para a ciberinfância

28 / 12 / 2010

O presente projeto de pesquisa tem como pressupostos teóricos as idéias de Jean Piaget, Pierre Lévy, Lemos, Levin, Ramal, Tardif, Win, Dornelles, Prensky, Narodowski, Tapscop, entre outros. Estes serão utilizados como ponto de partida e sustentação na construção do PLANETA ROODA 2.0 a fim de criar um ambiente social virtual de aprendizagem para a ciberinfância, […]