Sobre o Núcleo

Sobre o Núcleo

O NUTED trabalha com o desenvolvimento e a utilização das tecnologias digitais aplicadas à educação, integrando a pesquisa feita por um grupo interdisciplinar de professores e alunos do Ensino Superior (equipe educacional, de programação e webdesign). Este grupo de pesquisa apresenta um aporte teórico e tecnológico que possibilita a construção de conhecimentos sobre o uso das tecnologias digitais no âmbito educacional, a fim de refletir sobre as questões na área da Informática na Educação.

Histórico

O NUTED foi criado no primeiro semestre de 2000, a partir do projeto ROODA. Desde então o núcleo pesquisa a aplicação das ferramentas digitais na educação. Essas pesquisas atuam tanto na formação de professores, quanto na elaboração de materiais educacionais digitais disponibilizados ao uso educacional. Vinculado à Faculdade de Educação – FACED – da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – o NUTED é também integrante do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação – CINTED/UFRGS.

Objetivo

Prover inovações nos ambientes virtuais de aprendizagem, de forma que eles sirvam de suporte à educação a distância e ao ensino presencial. Pretende-se que esses ambientes sejam capazes de abrigar diferentes conteúdos e ferramentas pedagógicos para formação continuada de alunos e professores, bem como sirva para registrar (coletar) informações (dados de pesquisa) sobre ações e interações efetuadas nos diversos ambientes. Os cursos realizados sobre os ambientes virtuais, poderão atender à demanda de qualificação do Ensino Superior, em nível de graduação e pós-graduação, bem como professores que atuam na Educação Básica e profissionais das mais variadas áreas.

Linhas de Pesquisa

Nossa Equipe

Coordenação

Patricia Alejandra Behar
Coordenadora​

Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGC-UFRGS). Bacharel em Informática (UFRGS). Visitor professor no Teacher College, Columbia University, NY (EUA) e Edul@b, Universitat Oberta de Catalunya, Barcelona (Espanha).

Contato:patricia.behar@ufrgs.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7661737809414762

Professores da UFRGS

Alexandra Lorandi ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutora no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (UFRGS), Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Contato: alexandra@ufrgs.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4948383420305269

Cristina Alba Wildt Torrezzan

Professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE-UFRGS). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGedu-UFRGS). Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Contato: crisawt@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4488496036470245

Letícia Sophia Rocha Machado

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE-UFRGS) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu-UFRGS). Mestre em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciatura em Pedagogia – Habilitação Multimeios e Informática na Educação (PUCRS).

Contato: leticiarmachado@ufrgs.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7669562366317063

Pós-Doutorandos

Anna Helena Silveira Sonego

Pós-Doutoranda em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE-UFRGS).

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu-UFRGS) e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM). Tecnóloga em Agropecuária: Agroindústria pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciatura em Formação de Professores para Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Contato: sonego.anna@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9730293662027981

Magalí Teresinha Longhi

Pós-Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE-UFRGS).

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE-UFRGS) e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (UFRGS). Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Contato: magali.longhi@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3065451855228626

Silvia Farreto da Silva Moresco

Pós-Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE-UFRGS).

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE-UFRGS) e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (UFRGS). Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Contato: silvia.moresco@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3424274089059342

 

Tássia Priscila Fagundes Grande

Pós-Doutoranda em Informática na Educação (UFRGS/Politécnico de Leiria- Portugal).

Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS) e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS). Graduada em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Contato: tpri.fagundes@hotmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8398693922320622

Orientandos de Doutorado

Andrio Pinto

 

Doutorando em Informática na Educação pelo Programa de Pós-graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande so Sul (UFRGS). Mestre em Computação Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-Graduado com MBA em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC). Graduado em Licenciatura em Computação também pelo UNICNEC.

Contato: andriosp@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5625826731265338

Deyse Cristina Frizzo Sampaio

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu-UFRGS). Especialista com Lato-Senso em Docência no Ensino Superior (PUC-RS) e Gestão Estratégica de Recursos Humanos (UNIDERP). Bacharel em Serviço Social (Unigran).

Contato: deysefrizzo@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6580471185890305

Eurídice Segaspini Peixoto

 

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Fedferal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (IFRS – Câmpus Porto Alegre), Especialista em Educação a Distância, com Ênfase na Docência e na Tutoria em EaD (PUCRS). Licenciatura em Matemática (ULBRA).

Contato: euridicesegaspini@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1694414740415787

Gabriella Thais Schorn

 

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu-UFRGS). Licenciatura em Letras Português/Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Contato: schorngabriella@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5996299928972152

Giovana Gabriela da Rosa Suaréz

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE-UFRGS). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (UTFPR). Graduada em Formação de Professores para o Ensino Médio de Inglês e em Formação de Professores para o Ensino Fundamental pelo Consejo de Formación en Educación de la Administración Nacional de Educación Pública de Uruguay (CFE, ANEP).

Contato: gabydarosa@gmail.com
Currículo CVUy

Jozelina Silva da Silva Mendes

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS) e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS). Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Contato: jozelinasilvadasilva@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3431115218332847

Kennya Ferreira Silva Miranda

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (UFRGS) e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Ensino e suas tecnologias – Instituto Federal Fluminense. Graduada em Psicopedagogia no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA)

Contato: kennyaferreira.kf@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4081944305868374

Murilo Pereira Azevedo

 

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE-UFRGS). Mestre em ensino ensino de ciencias pela Universidade Federal do Paraná (PPGCEM).

Contato: murillo.azevedo@farroupilha.ifrs.edu.br
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/2151154812017033

Nathalie Assunção Minuzi

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE-UFRGS). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM). Bacharel em Desenho Industrial na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Contato: nathalieminuzi@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8755525548378705

Rafael Leonardo Vivian

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (UFRGS) e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (UEM). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Contato: rafael.vivian@ifc.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0298497412569264

Roberto da Silva Araujo

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (UFRGS) e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (UNISINOS). Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Graduado em Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Contato: araujos.roberto@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0468134245253096

Orientandos de Mestrado

Adriane Cláucia Führ Schwade Bussolotto

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciatura em Pedagogia na Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Contato: adriane.bussolotto@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7181855664088214

Bianca Goulart dos Santos

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu – UFRGS). Especialista com Lato-Sensu em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial e, em Neuropsicopedagogia clínica e institucional pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Farmat do Mato Grosso (FAMART-MG). Pós-graduanda com Lato-Sensu em Educação Online e Tecnologias de Aprendizagem (PUC-RS). Licenciatura pela Universidade do Paraná ( UNOPAR-PR) em Letras Português e, Pedagogia.

Contato: biancags@edu.nh.rs.gov.br
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3600859609229832

Carla Bueno Sigal

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciatura em Pedagogia Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Contato: carla.sigal@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4511494256352454

Débora Luiza da Silva

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciatura em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Contato: deboraluizasilva@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3956384828812153

Dyeison Thom

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu-UFRGS). Especialista com Lato-Senso em Ensino de Filosofia (UFPEL) e Gestão de Pessoas e Liderança (UNILASALLE). Bacharel e Licenciatura em Filosofia (PUC-RS).

Contato: dyeisonst@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/288000491334706

Horrana Morschheiser

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu – UFRGS. Especialista em Docência em Educação Básica e Profissional (IFRS – Campus Caxias do Sul). Licenciatura em Artes Visuais pela de Caxias do Sul (UCS).

Contato: horrana.morschheiser@edu.caxias.rs.gov.br

Karen Priscilla Severo Amaral

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Educação (PPGEdu-UFRGS). Bacharel em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Contato: karenprisa@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4516782566590136

Pesquisadores

Jacqueline Mayumi Akazaki

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE-UFRGS). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação (UFABC). Bacharel em Computação e Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Norte do Paraná (UENP).

Contato: jacquelineakazaki@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1542169517430156

Ketia Kellen Araújo da Silva

Professora da Escola de Guerra Naval (EGN)/RJ.

Pós-Doutora em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE-UFRGS). Doutora e Merstre pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu-UFRGS). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Contato: ketiakellen@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4998633057465863

Michele Alda Rosso Guizzo​

Professora efetiva dos cursos técnicos e superiores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC – Câmpus Criciúma).
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE-UFRGS). Mestre em Ciências da Computação perlo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGC-UFRGS). Bacharel em Ciências da Computação na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Contato: michele.guizzo@ifsc.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0380170544032652