Modelos Pedagógicos em Educação a Distância: das tecnologias às competências

Descrição: Como objetivo principal do presente estudo, o desenvolvimento de modelos pedagógicos em educação a distância, enfocando a construção de tecnologias e a discussão sobre as competências necessárias de professores, alunos e tutores, para melhor atuarem através destes novos recursos e ambientes virtuais. A seguir, um detalhamento dos objetivos e metas. Objetivo 1: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA METAS: – implementar o ROODAFETO funcionalidade do ambiente ROODA como suporte às práticas pedagógicas, de modo a proporcionar subsídios para os professores sobre os estados de ânimo do aluno em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA); – desenvolver a segunda versão do Editor de Texto Coletivo ETC para apoiar a escrita coletiva e a aprendizagem colaborativa/cooperativa, incluindo um minerador de texto. Este deverá possibilitar a extração de conceitos dos textos e representação destes na forma de grafos para auxiliar na análise dos mesmos; – planejar/construir uma nova versão do Planeta ROODA, para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental baseado nos princípios da Web 2.0. O ambiente será disponibilizado gratuitamente para fins de avaliação do sistema; – construir e cadastrar objetos de aprendizagem em repositórios de uso público para a comunidade em geral e instituições de ensino; Objetivo 2: DESENVOLVIMENTO DE MODELOS PEDAGÓGICOS PARA EAD METAS: – construir e aplicar Modelos Pedagógicos para serem usados na Educação a Distância, focando os aspectos (1) Organizacionais; (2) de Conteúdo; (3) Metodológicos e (4) Tecnológicos; – discutir, compreender e problematizar os papéis de professores, tutores e alunos e o desenvolvimento de suas competências na sua ação pedagógica em EAD; – mapear as competências necessárias (professores, tutores e alunos) para atuar nas modalidades presencial, semi e totalmente à distância; – instrumentalizar professores, tutores e alunos das mais variadas áreas em educação a distância, q.