Modelos pedagógicos em educação a distância no contexto da escrita coletiva: um olhar a partir da recomendação de conteúdos

O propósito deste projeto trata da construção de Modelos Pedagógicos para EAD a partir do contexto da escrita coletiva e do apoio da recomendação de conteúdos. Para isso, pretende-se planejar e implementar um recomendador de conteúdos, integrado ao Editor de Texto Coletivo (ETC), a fim de potencializar a produção textual na coletividade. Essa ferramenta possibilitará a indicação de materiais educacionais digitais relacionados à temática que o texto está sendo elaborado. Logo, o projeto terá o apoio de uma equipe interdisciplinar, composta por programadores, educadores e webdesigners que serão responsáveis pelo planejamento e construção do recomendador e da implementação de novas funcionalidades no ETC. A partir disso, será possível realizar estudos em torno dos sujeitos (aluno e docente) no que se refere a construção do conhecimento, por parte dos alunos e, na elaboração de estratégias didático-pedagógicas pelo professor. Do mesmo modo, após a integração dos novos recursos no ETC, evidencia-se a importância da instrumentalização dos docentes e alunos para que possam utilizar a contento as novas funcionalidades.