Arquiteturas pedagógicas em Educação a Distância: um foco nas relações afetivas e sociais em ambientes virtuais de aprendizagem

Arquiteturas pedagógicas em Educação a Distância: um foco nas relações afetivas e sociais em ambientes virtuais de aprendizagem

O projeto tem como principal objetivo investigar os aspectos sócio-afetivos em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), especialmente os que são observados no AVA ROODA, para construir Arquiteturas Pedagógicas (AP) no contexto da Educação a Distância (EAD), 

No AVA ROODA, a afetividade é reconhecida através de uma ferramenta denominada de ROODAafeto. Tal recurso informa os estados de ânimo do aluno (satisfeito/insatisfeito, animado/desanimado) no decorrer de uma disciplina. O ROODAafeto integra técnicas de mineração de subjetividade afetiva em mensagens, de análise do comportamento no ambiente e do modo como acontece a interação entre os participantes de uma disciplina ou curso desenvolvidos no AVA ROODA. A inferência é feita através de raciocínio probabilístico, implementado por meio de redes bayesianas. No que ser refere às interações sociais, a funcionalidade InterROODA realiza o mapeamento das relações individuais e interpessoais registradas no ambiente virtual. 

Este projeto visa, além de dar continuidade às pesquisas advindas dos dados apresentados pelo ROODAafeto e InterROODA, consolidar recursos digitais e apresentar soluções para a construção de AP baseadas nos fatores sócio-afetivos. Complementando este estudo, entende-se que os professores devem possuir certas competências para atuar na EAD, especialmente para lidar com essas informações (sócio-afetivas). Destaca-se, portanto, que a presente proposta traz também importantes contribuições nas investigações sobre as competências de professores de EAD. Tais arquiteturas devem possibilitar práticas pedagógicas em EAD que evidenciem peculiaridades até então pouco discutidas nessa modalidade de ensino.

 

Acesse a página do projeto aqui

Written by: admin