Competências na EAD: da construção de materiais educacionais digitais à ação pedagógica

Este objeto de aprendizagem (OA) tem como tema as competências necessárias ao desenvolvimento das ações pedagógicas por professores e tutores em atividades e cursos a distância. Entende-se que este assunto é, atualmente, bastante polêmico na área, pois ainda não se tem clareza do significado do conceito de competência em termos teóricos. Logo, este OA tem por objetivo trazer esse conceito para o debate, assim como o seu histórico e a perspectiva sobre o que é ser competente. Pretende-se discutir e problematizar quais competências e habilidades os professores e tutores precisam ter e/ou desenvolver para atuar na Educação a Distância (EAD), procurando apontar exemplos. Serão discutidos critérios e indicadores quanto às competências com vistas à formação de professores e a qualidade na EAD. Vale salientar que o foco deste objeto é a Educação Superior e o processo de construção de conhecimento nessa modalidade educativa. Para isso, o objeto será apresentado em forma de desafios, dentro de uma interface que respeite os critérios de usabilidade, abordando os seguintes aspectos: análise crítica de materiais, resolução de problemas, comunicação, colaboração, alfabetização digital e midiática, flexibilidade e adaptabilidade, autonomia, habilidades sociais, entre outros. O objeto será formatado no padrão LTSC de metadados, permitindo fácil acesso por meio de qualquer site de busca. Uma das características deste objeto é a possibilidade de sua vinculação com disciplinas de graduação e pós-graduação, cursos da UAB e cursos de formação de professores e tutores de caráter extensivo. 2º Objeto: INTERAD – Interfaces Interativas Digitais na Educação Este objeto tem por finalidade abordar a construção de materiais educacionais digitais (MED s) com base nas metas do design pedagógico (DP) e na relação usuário-interface. O DP envolve o concomitante planejamento técnico, gráfico e pedagógico.