Comunidades Virtuais

A internet nos possibilita superar barreiras geográficas e nos permite uma elevada interação com diferentes pessoas. Neste módulo será tratado especificamente de uma modalidade de interação que são as comunidades virtuais.

Para entender um pouco do ser humano, como um ser que necessita de interações sociais, é necessário voltar aos primórdios. A espécie humana sempre necessitou de convívio em grupo para, principalmente, garantir a sua própria sobrevivência. Com o passar dos anos, em nome da preservação destes grupos, os indivíduos criaram valores culturais, morais e formas de se expressar a fim de constituir comunidades condizentes com cada época que pertenciam.

A comunidade é construída a partir da relação de pessoas em um grupo, que estão na mesma localidade geográfica e compartilham a mesma cultura. Pode existir uma comunidade dentro de outra comunidade, como é o caso, por exemplo, das famílias que estão inseridas dentro da comunidade bairro e assim por diante.

Mas o que são comunidades virtuais?

Comunidades virtuais podem ser definidas como grupos que se formam em torno de interesses comuns na internet. A principal característica deste tipo de comunidade é a co-atuação de seus participantes, os quais compartilham valores, interesses, metas e posturas de apoio mútuo, através de interações no universo online.

Você deve conhecer inúmeras comunidades em sua vida cotidiana: pessoas que se se reúnem para discutir futebol, jogar cartas, clubes de leitura, comunidades religiosas, grupos de apoio, grupos do mesmo bairro, mesmo sobrenome, entre muitas outras variedades de interesses. Agora imagine estas comunidades dentro da internet, e imagine ainda que existem pessoas em todo o mundo que também tem esses mesmos interesses e também participem dessas comunidades. É isso que a internet acabou facilitando, você pode expandir seus interesses e interagir com um número muito maior de pessoas.

Onde posso encontrar as comunidades virtuais?

As comunidades virtuais estão espalhadas por toda a internet. Você pode encontrar dentro de redes sociais como também em sites individuais ou em fóruns virtuais. A rede social Facebook, que hoje se caracteriza como a principal rede social do mundo, também possui uma extensa variedade de comunidades (ou grupos). Abaixo segue uma lista com algumas comunidades virtuais:

-http://www.palpiteros.com/ (Comunidade destinada a pessoas que gostam de futebol).

-http://www.petiscos.com/smf/index.php?board=1.0 (Comunidade destinada à troca de receitas).

-http://forum.cifraclub.com.br/ (Comunidade de música e assuntos afins).

-http://www.tripadvisor.com.br/ (Comunidade para quem gosta de viajar)

-http://www.skoob.com.br/ (Comunidade para leitores)

-http://filmow.com/ (Comunidade para quem gosta de filmes )

Recomendações ao se utilizar uma comunidade virtual

Ao utilizar uma comunidade virtual, precisamos ter muita cautela, assim como ao se utilizar a internet em geral. Segue algumas recomendações para tornar o uso das comunidades virtuais muito mais segura:

  • Ao entrar numa comunidade atente-se para as regras de uso: Usualmente as comunidades possuem regras para o bom convívio entre os membros, onde ressaltam os direitos e os deveres do usuário.
  • Olhar atentamente para o uso da Netiqueta: Para não haver problemas de compreensão nas comunidades virtuais é bom sempre observar as regras de netiqueta que você já aprendeu no desafio do módulo anterior.
  • Cuidado com as ciberdiscussões: Como é de praxe nas relações humanas as discussões, os debates e conflitos ocorrem quando há grandes grupos de pessoas. Atentar-se para o limite delas é sempre bom.
  • Sempre que necessário, reporte-se ao moderador: Os moderadores são pessoas que estão presentes nas comunidades virtuais a fim de gerir postagens, comentários e até aceitar novos membros (em algumas plataformas de comunidades), enfim, eles ajudam a manter o bom funcionamento das comunidades. Ao observar alguma irregularidade na comunidade, entre em contato com ele.
  • Ao ingressar nas comunidades, mantenha sempre a discrição: Assim como a internet em geral é necessário não dar muitas informações pessoais em perfis públicos. Ao se encontrar em uma comunidade com uma gama variada de pessoas, recomenda-se não divulgar endereço, telefone ou dar muitas informações da vida pessoal, como os lugares que costuma frequentar cotidianamente. Como a rede é extensa, toda cautela é pouca.

Concluindo...

As comunidades virtuais são excelentes meios de interagir, compartilhar conhecimentos, opiniões e gostos com as mais variadas pessoas. Com estas comunidades as pessoas acabam se reconhecendo no mundo, mas como qualquer grande rede, é necessária cautela ao utilizar elas. Mas isso não exclui a utilidade dessa modalidade de comunicação virtual e suas pontencialidades nas relações humanas.

Que tal experimentar e ingressar em uma comunidade virtual?