MÓDULO 1: O que é um dispositivo móvel?

Ao longo dos anos a humanidade vem aperfeiçoando as tecnologias no intuito de atender as necessidades das pessoas e facilitar as atividades rotineiras. Desde o surgimento do primeiro computador muitas empresas investiram na possibilidade de tornar o uso móvel destes equipamentos. Primeiramente foi o notebook, onde se pretendia tornar o computador portátil. Foram desenvolvidos então os palmtops que possuíam um grande diferencial, a possibilidade de usar o toque na tela (touch screen). Estes tipos de aparelhos serviam como um computador de mão que possibilitavam algumas tarefas como agenda, despertador etc.

Com o surgimento do celular para uso da população, em 1983, desafios surgiram, principalmente para atrair novos clientes. À medida que a tecnologia digital continuou evoluindo, o celular e outros dispositivos móveis foram aperfeiçoados, sendo incorporado a internet e seu mundo de possibilidades nestes aparelhos.


Hoje tudo que se pode fazer em um computador de mesa é possível realizar em um dispositivo móvel.


O que são dispositivos móveis?

Os dispositivos móveis são os computadores de bolso. É possível realizar todas as tarefas que desenvolvemos no computador comum, mas com o diferencial da mobilidade. Podemos citar alguns exemplos de dispositivos móveis: smartphone, ultrabook, notebook, netbook, GPS, tablet. Estes aparelhos fazem parte cada vez mais de nossas vidas, o que exige conhecer um pouco mais sobre eles!


Para entender um pouco mais sobre os dispositivos móveis é necessário primeiro conhecer as características de cada um.




Notebook (laptop), netbook, ultrabook:

Estes três dispositivos móveis possuem características muito parecidas com o computador de mesa (desktop) e são considerados computadores portáteis. Possuem uma tela, teclado, CPU integrado e mouse (touchpad) sensível ao toque. Com eles vocês podem acessar a internet wifi, digitar e editar um texto etc. A diferença entre eles é o tamanho do aparelho e sua capacidade de guardar dados (informações). O netbook, por exemplo, é menor de tamanho do que o notebook, mas não possui uma memória muita grande para guardar informações. Já o ultrabook é extremamente fino e por consequência leve para carregar. Diferente do netbook, ele possui uma excelente capacidade de guardar dados (memória).









Smartphones:

O smartphone é a evolução do celular. Inicialmente o celular só podia receber e realizar ligações, mandar mensagens SMS e, em alguns casos, possuía jogos integrados. Hoje nos smartphones é possível, além das características anteriores, tirar fotos, entrar na internet via wifi, navegar nas redes sociais digitais, editar arquivos de texto, pagar conta no banco, jogar e muito mais. Para isso foi necessário transformá-los em computadores portáteis e sensíveis ao toque (touch screen), onde é necessário instalar sistemas operacionais e aplicativos para funcionar!






Tablets:
Os tablets evoluíram rapidamente após o surgimento dos leitores de livros digitais (e-books). Eles possuem o formato de uma prancheta e são sensíveis ao toque (touch screen). Atualmente os tablets estão cada vez mais finos, leves e com uma ótima capacidade de guardar dados (informações como imagens, vídeos, textos, aplicativos etc.). Existem muitas empresas comercializando este tipo de aparelho e o preço irá variar dependendo: da sua capacidade de armazenar dados; e da sua marca. Assim com o smartphone, nos tablets é necessário ter um sistema operacional para funcionar, além de aplicativos que irão variar de acordo com a necessidade das pessoas.





Agora que você já conhece um pouco sobre os dispositivos móveis visualize os materiais de apoio e realize os desafios propostos!




Material de apoio: Como comprar um tablet

Material de apoio: Como escolher um tablet para ser usado por idosos

Material de apoio: Dicas para comprar um tablet.

Material de apoio: Evolução das tecnologias digitais