Caracterização da Pesquisa

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Muitos trabalhos têm por base a captura da afetividade a partir de informações de natureza fisiológica, comportamental e gestual observadas nos ambientes de aprendizagem (Kapoor e Picard, 2005; Jaques et al., 2009; Kapur et al., 2005). Para tanto, são feitas análises das expressões faciais, do rastreamento dos olhos, da condutividade da pele, da pressão e posicionamento do corpo na cadeira e do modo como o aluno interage no ambiente.  Pesquisas também vêm sendo desenvolvidas para capturar as emoções nas modulações da fala (Scherer, 1995; Grandjean et al., 2006) e o conteúdo emocional na escrita (Gill et al., 2008, Galati et al., 2008; Alm et al., 2005). O tratamento computacional da subjetividade em texto é feito através de técnicas conhecidas como Análise da Subjetividade (Subjectivity Analysis).

Uma das formas para reconhecer a construção de conhecimento em ambientes virtuais é através do uso de ferramentas que propiciem a análise de conteúdo em textos disponibilizados. Macedo (2010) apresenta o recurso Rede de Conceitos cujo objetivo é apoiar a prática do professor, oferecendo indicadores sobre a produção textual.

O presente estudo emerge da linha de pesquisa Ambientes Informatizados de Ensino-Aprendizagem e Educação a Distância (EAD), do curso de doutorado em Informática na Educação da UFRGS. Insere-se nas pesquisas realizadas pelo Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED, http://www.nuted.edu.ufrgs.br.), especialmente aqueles relacionados ao ambiente ROODA (Rede cOOperativa de Aprendizagem, http://ead.ufrgs.br/rooda), envolvendo a construção, uso e validação de ambientes virtuais de aprendizagem. O ROODA, institucionalizado pela UFRGS em 2005, é um AVA desenvolvido com base em princípios construtivistas, tendo implícita a concepção epistemológica interacionista (Piaget, 1973). Atualmente, assinala o cadastramento de 43.875 usuários de todos os níveis de ensino, em 3.326 disciplinas.