O objeto de Aprendizagem Alunos Zappiens: Refletindo sobre a ciberinfância e suas mudanças, analisa a mudanças nas infâncias atuais em decorrência da constante evolução dos recursos tecnológicos. Nesse contexto, podemos citar a web, os meios de comunicação e os softwares. Inclusive os ciberinfantes, que nasceram em contato com as tecnologias, estão se modificando na medida em que vão surgindo outros recursos. Estas crianças que se encontram na sala de aula atualmente, chamamos aqui de alunos zappiens.

Os zappiens (crianças que nasceram em contato com as tecnologias) utilizam a rede de inúmeras formas, como para se comunicar, interagir, compartilhar, pesquisar, trocar, criar, comprar, vender, programar e aprender. Possuem uma capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, ou seja, seu pensamento é multi-processado, fragmentado, complexo, não linear. Ao mesmo tempo, a escola deseja um comportamento deste aluno que exige concentração, esforço, uma aprendizagem disciplinar, linear, diferente daquele que ele está acostumado. Portanto, entender como o aluno zappiens pensa e aprende é um desafio aos professores que desejam educar utilizando as tecnologias. Este objeto de aprendizagem pretende discutir essas questões.

A-    A+