Trilha Sonora
SEMANA 9 - 11/05/2011


Composição de trilhas sonoras através do computador

A música é uma importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem. Quando utilizada junto a um modelo pedagógico consistente, pode desenvolver nos alunos criatividade, espontaneidade, mudar estados de ânimo e favorecer a construção do conhecimento. Entretanto, sabe-se que a utilização da música com fins educacionais ainda é pouca explorada.        

Nas Semanas 9 e 10 vamos aprender a construir trilhas sonoras através do computador. Essas trilhas poderão ser utilizadas em diversos objetos de aprendizagem como blogs, vídeos, podcasting e outros.    

Na primeira parte da aula teremos uma apresentação Power Point onde veremos o que é trilha sonora e abordagens de audição ao produzir materiais multimídia. Também serão tratadas noções básicas de como estruturar os sons para realizar a composição digital através da ferramenta virtual e colaborativa CODES. Veremos o funcionamento dessa ferramenta e também exemplos de alguns objetos de aprendizagem com trilha sonora.

Na segunda parte da aula teremos uma atividade que consiste numa análise da trilha sonora de um objeto de aprendizagem de livre escolha. Essa atividade deverá ser postada no Fórum.

O fundamento para a realização dessa atividade é a apresentação Power Point realizada presencialmente durante essa aula (essa apresentação também encontra-se na biblioteca do ROODA) e a leitura prévia do texto: ROSAS, Fátima W. “A vivência sonora a partir da interação com trilhas sonoras em OAs”. (Texto disponível no material de apoio).

mouse

Materiais de apoio
- CODES: http://gia.inf.ufrgs.br/CODES3/#
- Tutorial do CODES:  http://pocastingeducacional.mevio.com/
- Apresentação: ROSAS, Fátima W. Apresentação Power Point: “Composição de trilhas sonoras através do computador”.
- ROSAS, Fátima Weber. A vivência sonora a partir da interação com trilhas sonoras em OAs. Texto de apoio para a disciplina “Computador na Educação”. FACED/UFRGS. 2011.
- Formatos de áudio e observações ao utilizar música ou som em objetos de aprendizagem.

mouse

Atividades da semana
Desafio 1: Escolha um objeto de aprendizagem com música e faça uma análise crítica, observando os seguintes tópicos:
- Se a(s) música(s) ou sons estão contextualizados (com os conteúdos e faixa etária);
- Se a audição da(s) música(s) está sendo abordada de maneira passiva ou ativa;
Poste seus comentários no Fórum: Análise de trilhas sonoras em OAs.

Sugestões de alguns OAs com trilha sonora para o desafio:
- COMPEAD:
http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2009/compead/index.html
- Portal da turma da Mônica: http://www.monica.com.br/index.htm
- Sou amigo do mar: http://www.souamigodomar.com.br/

Desafio 2: Leitura para a próxima semana: ROSAS, Fátima W. e BEHAR, Patricia A. “A presença da música em objetos de aprendizagem”.

mouse

Leituras Complementares
MILETTO, Evandro; COSTALONGA, Leandro L.; FLORES, Luciano V.; FRITSCH, Eloi F.; PIMENTA, Marcelo S. e VICARI, Rosa M. Educação Musical Auxiliada por Computador: Algumas Considerações e Experiências. Revista Novas Tecnologias na Educação. Vol.2, nº1 mar. 2004.
HUMMES, Júlia Maria. Revista da ABEM. Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola.  V. 11, 17-25, set. 2004. Disponível em:
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista11/revista11_artigo2.pdf
ROSAS, Fátima Weber e BEHAR, Patricia Alejandra. A importância da música em objetos de aprendizagem. In.: V Congresso Latino Americano de Objetos de Aprendizagem. Universidade Mackienze, São Paulo. 2010.
Site sobre tipos de arquivos de áudio: http://www.icmc.usp.br/ensino/material/html/tiposaudio.html