DISCIPLINA: EDU 03375 - O Computador
na Educação
Créditos: 03 Semestre: 2011/1 Carga-horária:45h/a
Local: LIES Horário: quartas das 13:30 hs às 16 hs
PROFESSORAS: Patricia Alejandra Behar, Alexandra
Lorandi Macedo, Fátima Weber Rosas, Ketia Kellen Araújo da Silva e Sandra Andrea Assumpção Maria.
PROPOSTA DA DISCIPLINA
1. Súmula:
O computador como recurso tecnológico no processo ensino-aprendizagem,
sua evolução e formas de aplicação na educação,
observação e análise de estudos e pesquisas realizadas
e em realização no país em outras realidades. Experiências
estruturadas pelo e para o aluno. Perspectivas da utilização
do computador no sistema de ensino: aspectos psicológicos, sociais
e políticos.
2. Objetivo:
Propiciar ao aluno um embasamento teórico/prático necessário
para prepará-lo para a utilização das tecnologias
digitais na educação.
3. Conteúdo:
• Uso de ambiente virtual de aprendizagem – ROODA
• O Computador na Educação
• Nativos e Imigrantes Digitais
• Escrita coletiva
• Competências dos professores e alunos para a EAD
• Blogs Pedagógicos
• Web 2.0
• Trilhas Sonoras
• Mundos Digitais Virtuais em 3D
4. Metodologia e recursos de trabalho:
• Aulas expositivas dialogadas
• Leitura de material de apoio virtual, textos de artigos de revistas e jornais, anais de congressos, workshops, simpósios da área.
• Uso dos recursos computacionais
• Uso de ambiente virtual de aprendizagem ROODA (http://ead.ufrgs.br/rooda), da biblioteca virtual do ROODA com material de apoio, chats, fóruns, diário de bordo, webfólios individuais e de grupo, do Editor de Textos Coletivos ETC (www.nuted.ufrgs.br/etc2) e do MDV3D Second Life.
• O material das aulas poderá ser acessado através do endereço http://www.nuted.ufrgs.br/edu3375_2011_1
• O aluno deverá acessar o ambiente virtual através da URL http://ead.ufrgs.br/rooda, incluir o seu número de crachá e sua senha do portal do aluno da UFRGS.
5. Avaliação
Os critérios principais de avaliação referem-se à
participação efetiva em aula e publicação
de arquivos no Webfólio da disciplina contendo as atividades detalhadas
na URL da disciplina. Além disso, para avaliação,
serão levados em consideração:
• Escrita no diário relativa a todas as semanas de aula;
• Participação nos bate-papos,
• Fóruns de discussão,
• Desenvolvimento do Trabalho Final.
6. Recuperação
Encontra-se prevista a recuperação conforme as diretrizes
do Regimento Geral da Universidade, e cada professor reservará
um período especial para essa atividade.
7. Algumas referências bibliográficas
· LÉVY, Pierre.
Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
· _____. O que é o Virtual?. São Paulo: Editora 34,
1996.
· _____. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo:
Editora 34, 1993.
· LUTWIN, Edith (org.). Educação à Distância:
temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: ArtMed,
2001.
· _______. Tecnologia Educacional: política, histórias
e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
· NEGROPONTE, Nicholas. A Vida Digital. São Paulo: Companhia
das Letras, 1995.
· PETERS, Otto. Didática do Ensino a Distância. São
Leopoldo: Editora UNISINOS, 2001.
· PAPERT, S. A máquina das Crianças: Repensando a
Escola na Era do Computador. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
· RAMAL, Andréa Cecília. Ler e Escrever na Cultura
Digital. In: Pátio. Porto Alegre, v.4 n.14, ago. /out. 2000. P.
21-24.
· ______. Educação na Cibercultura: hipertextualidade,
leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
· TAPSCOTT, Don. Geração Digital: a crescente e irreversível
ascensão da Geração Net. São Paulo: Makron
Books, 1999.
· VALENTE, José A. Computadores e Conhecimento: repensando
a educação. Campinas, SP: Ed. NIED, 1993.
· Revista Tecnologia Educacional, ABT.
· Anais dos Congressos Ibero-Americano de Informática na
Educação.
· Anais dos Simpósios Brasileiros de Informática
na Educação (SBIE) da Sociedade Brasileira de Computação.
· Últimas dissertações e teses da área
(Biblioteca da Informática, Psicologia, Educação
e Pós em Informática na Educação).