USAMED

Instrumento para Avaliação e Criação de Materiais Educacionais Digitais para Dispositivos Móveis voltado aos Sêniors

O InstruMEDS tem a finalidade de auxiliar diferentes profissionais a avaliar e criar Materiais Educacionais Digitais (MED) para dispositivos móveis voltados para idosos. O formato abaixo irá auxiliar você a avaliar um material já existente. Para tanto, responda todos os indicadores apontados.

Indicadores da Categoria Tecnológica Resposta
1. Supporte
O MED possui textos de ajudas, tutoriais, dicas, e recursos multimídia que possibilitam o idoso a solucionar possíveis erros sozinhos, ou mesmo através de um contato com o desenvolvedor do material?
2. Erros
O MED esta livre de problemas técnicos, como por exemplo páginas ou botões que não abrem ou não estão ajustados à tela do smartphone ou tablet?
Indicadores da Categoria Interface
3. Texto
Os textos disponíveis no MED são claros, simples e de fácil compreensão para o idoso?
4. Design Visual
O layout do MED é atrativo, agradável e intuitivo para a navegação? Atende as necessidades dos idosos no que se refere à cor da fonte, tamanho da letra e cor do fundo da tela?
5. Distribuição
Existe uma padronização na organização do conteúdo, elementos e telas do MED?
6. Elementos Especiais
Existem imagens que se mechem ou piscam que estejam relacionadas com o assunto e com objetivo do MED a fim de auxiliar a aprendizagem do idoso?
7. Tamanho dos Botões
O tamanho dos botões é confortável para o idoso usar o clique com o dedo na tela do dispositivo móvel?
8. Navegação
A navegação no MED é intuitiva, com recursos incluindo possibilidades de voltar ou pular partes já conhecidas e suportadas em diferentes sistemas?
9. Acessibilidade
Os recursos do material podem ser considerados acessíveis para idosos com diferentes necessidades, como por exemplo, o tamanho da fonte e dos ícones, contraste nas cores e sinais sonoros?
10. Localização
A localização onde o idoso se encontra dentro do MED é de fácil identificação?
11. Interatividade
O MED possui recursos interativos, como vídeos e links para sites, que são de acordo com o tema abordado e de acesso intuitivo para o idoso?
12. Busca
O MED possui um espaço para busca de termos presentes no material? Cabe destacar que este recurso é recomendado apenas para MEDs com grande quantidade de conteúdos, caso contrário não há necessidade de sua presença.
Indicadores da Categoria Geronto-Educacional
13. Conteúdo
O conteúdo abordado no MED possui significado para o público idoso, contendo um vocabulário adequado?
14. Linguagem
O vocabulário ou expressões utilizadas no MED são adequados ao público idoso?
15. Conceitos Abstratos
O MED possui explicações de forma textual ou através de outros recursos (como imagens, vídeos etc.) para termos difíceis de serem compreendidos pelos idosos?
16. Individualidade
É possível para os idosos utilizarem o MED no dispositivo móvel sem auxilio de uma assistência online ou de tutoriais?
17. Autonomia
É possível para o idoso realizar sozinho as atividades propostas no MED?
18. Motivação para Aprender
O MED é motivador para o usuário idoso, propondo uma sensação de bem estar, através, por exemplo, de referências às situações agradáveis já vivenciadas?
19. Reflexão Crítica
O MED apresenta uma proposta que propicie reflexões para o idoso, seja através de questionamentos sobre a sociedade em que ele está inserido, ou de atividades e exercícios práticos?