USAMEDS

INSTRUMEDS

Os dispositivos móveis já fazem parte do nosso cotidiano e com isso muitas indagações podem surgir entre elas questões relacionadas com a construção da interface. Na mesma perspectiva os idosos também estão utilizando estas tecnologias, o que propicia novas investigações sobre diretrizes para interfaces de materiais educacionais digitais (MED) para os dispositivos móveis. Entre as principais metas que devem ser cuidados na interface para idosos encontram-se questões de usabilidade.

Mas o que é usabilidade? Usabilidade pode ser definida como a capacidade que um sistema interativo pode oferecer as pessoas em determinado contexto, no intuito de realizá-la de maneira eficaz, eficiente e agradável 1.

Os dispositivos móveis possuem algumas características particulares, como menos espaço de leitura, de escrita, o manuseio através do touch screen (tato), o que já requer uma análise aprofundada sobre o desenvolvimento de materiais que possam se adaptar a estas peculiaridades 2.

Ilustração de idoso utilizando laptop
Ilustração de idoso utilizando tablet

Algumas metas de usabilidade para materiais podem ser citadas, como por exemplo, ter eficácia, eficiência e segurança, tanto no sentido de proteger os usuários assim como auxiliando a lidar com medos na utilização. Além de ter uma boa utilidade e ser fácil de aprender o seu uso, assim como de lembrar como usar 3.

Existem algumas formas de avaliar a usabilidade, como por exemplo: questionários sucintos ou entrevistas sobre a satisfação ou insatisfação do usuário em relação à interação com a interface; incluir os usuários na avaliação da interface (através de checklist) e através de sessões de observação da interação 4.

O W3C propõe orientações que atendem as principais dificuldades apontadas no uso dos dispositivos móveis pelos idosos, como o uso de janelas pop-ups que causam certa insegurança e confusão nos mesmos. Nos dispositivos móveis as informações devem ser diretas e objetivas, o que não for considerado como necessário deve ser tirado ou transferidos para um segundo plano, isso serve tanto para texto como imagem. Muita informação em dispositivos móveis faz com que o usuário perca o interesse no material, e até mesmo não o acesse mais.

Existem outros indicadores de usabilidade que podem ser utilizados tanto para avaliação como para desenvolvimento, conforme o material de apoio deste módulo!

InstruMEDS para Criação InstruMEDS para Avaliação
Ilustração de idosa utilizando earphone
REFERÊNCIAS:
1Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT (NBR ISO 9241). Requisitos Ergonômicos para Trabalho de Escritórios com Computadores.
2 NIELSEN, Jakob; BUDIU, Raluca. Usabilidade móvel. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
3 PRECCE, Jennifer; ROGERS, Yvone; SHARP, Helen. Design de interação: além da interação homem – computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
4 SALES, M. B.; Desenvolvimento de um checklist para a avaliação de acessibilidade da web para usuários idosos. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina.