Objetivos

O projeto visa a integrar funcionalidades para a identificação da afetividade, considerando os estados de ânimo do aluno evidenciados ao longo das interações em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Decorre da seguinte questão-problema:

Como construir um agente afetivo que possa apoiar práticas pedagógicas, quanto a proporcionar subsídios sobre os estados de ânimo do aluno em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA)?

Outras questões mais específicas derivam do problema de pesquisa:

a) Quais os estados de ânimo envolvidos na interação do aluno em ambientes virtuais de aprendizagem, e quais deles poderiam ser percebidos por um agente artificial?

b) Que mecanismos computacionais e que modelos de inferência devem ser usados para reconhecer os estados de ânimo do aluno, considerando sua interação em um AVA?

c) Que ações o sistema deve e pode suportar, de modo a melhor responder aos estados de ânimo reconhecidos durante a interação?

Duração

O projeto, iniciado em Dezembro de 2008, tem sua conclusão previsto para Dezembro de 2010.

Patrocinador

O projeto é patrocinado pelo CNPq através do Edital MCT/CNPq Nº 014/2008 – Universal.