CONGRESSOS/SIMPÓSIOS/WORKSHOPS/SEMINÁRIOS

LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A.; BERCHT, M. e SIMONATO, G. Investigando a subjetividade afetiva na comunicação assíncrona de ambientes virtuais de aprendizagem. In: Anais do SBIE2009 - XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Florianópolis, SC. Novembro, 2009.

LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A. e BERCHT, M.. The challange to infer student’s mood in ROODA Virtual Learning Environment. In: ICL2009 - 12th International Conference on Interactive Computer aided Learning, Villach, Austria. September 23–25, 2009.

LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A. e BERCHT, M. AnimA-K: recognizing student’s mood during the learning process. In: WCCE2009 - 9th IFIP World Conference on Computers in Education, Bento Gonçalves, RS, Brazil. July 27-31, 2009.

LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A. e BERCHT, M.. O Desafio de Reconhecer a Dimensão Afetiva em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: Anais do SBIE2008 - XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Fortaleza, CE. Novembro, 2008.

BEHAR, P. A.; ZANK, C.; CUNHA, C.; e LONGHI, M.T. Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Afetividade: validando um objeto de aprendizagem (RESUMO ESTENDIDO). In: Anais do SBIE2008 - XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Fortaleza, CE. Novembro, 2008.

BEHAR, P. A.; ZANK, C.; CUNHA, C.; e LONGHI, M.T.; Afetividade em Comunidades Virtuais de Aprendizagem: a experiência a partir de um objeto de aprendizagem. In: Anais do ICBL2008 - International Conference on Interactive Computer Aided Blended Learning, Florianópolis, SC. Novembro, 2008. PDF

LONGHI, M. T.; BERCHT, M. e BEHAR, P. A. Identificando Afetividade Durante a Construção de Algoritmos. In: Anais do XVI Congreso Iberoamericano de Educación Superior en Computación (CIESC2008), Santa Fe, Argentina. Setembro, 2008.

LONGHI, M. T.; e BEHAR, P. A.. AnimA: Protótipo para Reconhecimento dos Estados de Ânimo no Processo de Aprendizagem. In: Anais do II Workshop - Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos [CD-ROM], Frozza, R. e Kozen da Silva, A. A. (Org.), Santa Cruz do Sul:EDUNISC, 2008. ISBN 978-85-7578-201-9. PDF

BEHAR, P. A.; BERCHT, M. e LONGHI, M. T.. Integração do Humor do Aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA . In: Workshop - Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos, 2007, Pelotas. Anais da Escola de Informática : UCPel, 2007. v. 1. PDF

LONGHI, Magalí Teresinha; NEDEL, Luciana Porcher; VICARI, Rosa Maria; AXT, Margarete. Especificação e Interpretação de Gestos Faciais em um Agente Inteligente e Comunicativo . In: SBC SYMPOSIUM ON VIRTUAL REALITY, 2004, São Paulo. PDF

 

REVISTAS/JORNAIS

LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A. e BERCHT, M. O sujeito afetivo e os ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, Nº 2, 2009. PDF

PEREIRA, D. F.; BERCHT, M. e LONGHI, M. T. Planejamento de Carreira através de um objeto de aprendizagem. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, Nº 2, 2009. PDF

LONGHI, M. T.; PEREIRA, D. F.; BERCHT, M. e BEHAR, P. A. Um experimento para compreender como os aspectos afetivos podem ser reconhecidos em ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, Nº 1, 2009. PDF

LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A. e BIAZUS, M.C. A Ciberarte no Reconhecimento dos Estados de Ânimo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, Nº 1, 2008. PDF

LONGHI, M. T.; BERCHT, M. e BEHAR, P. A. Reconhecimento de Estados Afetivos do Aluno em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, Nº 2, 2007. PDF

LONGHI, M. T. REATAGUI, E.B.; BERCHT, M. e BEHAR, P. A. Um estudo sobre os fenômenos afetivos e cognitivos em interfaces para softwares educativos . RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, Nº 1, 2007. PDF

MACEDO, A. L.; LONGHI, M. T.; BERCHT, M e BEHAR, P. A.. Teoria dos Valores de Troca Qualitativos e o Humor na Escrita Coletiva . Interatividades n o 10. ULBRA. Gravataí. Versão ON LINE ISSN 1677-3543 e Versão CD-ROM ISSN 1677-3535. 2007. HTML

 

PALESTRAS

LONGHI, M. T. Aspectos afetivos do aluno: das teorias psicológicas a um modelo computacional. III JAC - Jornada de Atualização em Computação. Departamento de Informática, UNISC. Santa Cruz do Sul, 8 a 11 de setembro de 2009. (PDF)

LONGHI, M. T.; BEHAR, P. e BERCHT, M. Student's mood mapping in ROODA virtual learning environment. In: IV PRAIA (Pedagogical Rational and Affective Intelligent Agents) Project Workshop. PGIE/UFRGS, PIPCA/UNISINOS. Porto Alegre. Jun. 2009. (PDF)

LONGHI, M. T.; BEHAR, P. e BERCHT, M. Development of an affective agent in the virtual learning environment – ROODA. In: II PRAIA (Pedagogical Rational and Affective Intelligent Agents) Project Workshop. PGCC/UFRGS, PIPCA/UNISINOS. Bento Gonçalves. Ago. 2007. (PDF)

 

LIVROS/CAPÍTULOS

LONGHI, M. T.; BERCHT, M. e BEHAR, P. A. A Busca pela Dimensão Afetiva em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: Behar, P.A e colaboradores, MODELOS PEDAGÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Porto Alegre: ARTMED. 2008.