Caracterização da Pesquisa

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Assim, é levantada uma questão: quais as possíveis implicações do cognitivo-afetivo para a Educação quando os sujeitos envolvidos em rede vivenciam experiências do sentir, interagir, aprender, cooperar e emocionar? Projetos experimentais em Computação Afetiva (Zakharov et alli, 2008; Jaques & Vicari, 2007; Mcquiggan & Lester, 2006; Bercht, 2001) tratam da afetividade em sistemas tutores inteligentes (STI) com o objetivo de aplicar táticas pedagógicas de forma a encorajar e motivar o aluno ao aprendizado. Percebe-se que estes sistemas educativos informatizados têm como foco as emoções, principalmente as conhecidas como básicas (a saber: raiva, medo, alegria, tristeza, nojo, vergonha e culpa). Tem-se por hipótese que os sujeitos implicados em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) podem vivenciar e demonstrar experiências afetivas, especialmente as relacionadas aos estados de ânimo, durante as trocas efetivadas em encontros síncronos e assíncronos. Tais experiências podem ser identificadas e apontadas para uma melhor estratégia de condução das ações pedagógicas, especialmente no que se refere ao suporte afetivo mais adequado para o aprendizado.

Moore e Kearsley (2007) apresentam exemplos do campo de ação da Educação a Distância (EAD) em escala mundial. Enfatizam que, no Brasil, a SEED é responsável pela implementação do programa Pró-formação que visa o aperfeiçoamento dos conhecimentos e das aptidões (supõe-se não apenas as cognitivas, mas também as afetivas) dos professores em áreas rurais, contribuindo com a política nacional de melhorar a vida das pessoas mais pobres do país. Já Moran (2007), ao analisar a EAD no Brasil, registra que se está desmitificando a noção de que o aluno é “um ser solitário, isolado em um mundo de leitura e atividades distantes do mundo e dos outros”. Salienta que o sucesso dos cursos em EAD, aqueles com menos evasão, dão ênfase ao atendimento do aluno e à criação de vínculos e de laços afetivos. Assim, perceber a afetividade nos AVA, captada em suas funcionalidades e registrada para as diversas análises, é um indicador importante para providenciar feedback aos alunos e acompanhar seu processo de ensino e aprendizagem. Fatores essenciais, segundo Paloff e Pratt (2004), para o sucesso dos cursos a distância.