Ciberinfância (Cibercultura, ciberespaço) - 05/05/2014 (VIRTUAL)

_Sabe-se que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) não garante por si só processos de construção social, desenvolvimento e aprendizagem. Dessa maneira, mesmo que os alunos saibam utilizar diversas ferramentas, é essencial que o professor crie práticas que envolvam, entre outros fatores, a pesquisa e publicação de conteúdos, a comunicação e a aprendizagem em rede. Além disso, com a presença efetiva das tecnologias no cotidiano e o crescimento da cibercultura, percebe-se que um conjunto de técnicas materiais e intelectuais, como conhecimentos, habilidades e atitudes, se desenvolvem nesse meio.
Desta forma, o professor da ciberinfância precisa, primeiramente, conhecer as potencialidades e necessidades desse tipo de infância. Como orientador da aprendizagem, precisa criar práticas pedagógicas que visem à formação crítica do aluno e à aplicabilidade dos conhecimentos na realidade dos alunos. Os conteúdos disponíveis nos diferentes objetos de aprendizagem produzidos pelo NUTED contribuem para o aprofundamento nessas questões.
Na atividade da semana, estão elencados os objetos de aprendizagem sugeridos para a discussão sobre a temática.
Para saber mais leia os textos disponíveis no material de apoio.
Desta forma, o professor da ciberinfância precisa, primeiramente, conhecer as potencialidades e necessidades desse tipo de infância. Como orientador da aprendizagem, precisa criar práticas pedagógicas que visem à formação crítica do aluno e à aplicabilidade dos conhecimentos na realidade dos alunos. Os conteúdos disponíveis nos diferentes objetos de aprendizagem produzidos pelo NUTED contribuem para o aprofundamento nessas questões.
Na atividade da semana, estão elencados os objetos de aprendizagem sugeridos para a discussão sobre a temática.
Para saber mais leia os textos disponíveis no material de apoio.
Materiais de Apoio
- Vídeo: Nativos Digitais: Literacia para os media http://www.youtube.com/watch?v=3afmMSqrZCQ
- Objetos de aprendizagem para professores da ciberinfância http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14085/7980
Vídeo: O aluno Multimídia
- Objetos de aprendizagem para professores da ciberinfância http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14085/7980
Vídeo: O aluno Multimídia
Atividades da Semana
=> Escrever no Diário de Bordo
_=> Debate no Fórum:
-Analisar, no mínimo, um objeto de aprendizagem abaixo e contribuir em um dos fóruns, participando do debate acerca da temática escolhida. Um deles tratará sobre Ciberinfância/Homo Zappiens e o outro sobre o Professor 2.0 e as práticas de pedagógicas.
Os objetos de aprendizagem de temas afins são:
- A produção da cultura infantil e os espaços digitais
- Alunos Zappiens
- Ciberinfância
- Produzindo infâncias
- LetEdu: Letramento Digital
- O professor 2.0 da ciberinfância
- Práticas criativas na Web 2.0
Esses objetos estão disponíveis em: http://www.nuted.ufrgs.br/wordpress/?page_id=79
A participação do fórum deve ser realizada até dia 11/05/2014!
_=> Debate no Fórum:
-Analisar, no mínimo, um objeto de aprendizagem abaixo e contribuir em um dos fóruns, participando do debate acerca da temática escolhida. Um deles tratará sobre Ciberinfância/Homo Zappiens e o outro sobre o Professor 2.0 e as práticas de pedagógicas.
Os objetos de aprendizagem de temas afins são:
- A produção da cultura infantil e os espaços digitais
- Alunos Zappiens
- Ciberinfância
- Produzindo infâncias
- LetEdu: Letramento Digital
- O professor 2.0 da ciberinfância
- Práticas criativas na Web 2.0
Esses objetos estão disponíveis em: http://www.nuted.ufrgs.br/wordpress/?page_id=79
A participação do fórum deve ser realizada até dia 11/05/2014!