EDU3051
  • 01. Apresentação
    • Cronograma
    • Referências
    • Glossário
    • Equipe
  • Feriado - CARNAVAL
  • 02. Conceitos Básicos
  • 03. Página pessoal
  • 04. Mapa Conceitual
  • 05. Info. na Educação
  • 06. Escrita Coletiva
  • 07. Escrita Coletiva
  • 08. Escrita Coletiva
  • 09. Ciberinfância
  • 10. Ciberinfância
  • 11. Música na Educação
  • 12. Música na Educação
  • 13. Vídeo na Educação
  • 14. Vídeo na Educação
  • 15. Apresentação Final

Ciberinfância (Cibercultura, ciberespaço) - 05/05/2014 (VIRTUAL)

Picture
_Sabe-se que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) não garante por si só processos de construção social, desenvolvimento e aprendizagem. Dessa maneira, mesmo que os alunos saibam utilizar diversas ferramentas, é essencial que o professor crie práticas que envolvam, entre outros fatores, a pesquisa e publicação de conteúdos, a comunicação e a aprendizagem em rede. Além disso, com a presença efetiva das tecnologias no cotidiano e o crescimento da cibercultura, percebe-se que um conjunto de técnicas materiais e intelectuais, como conhecimentos, habilidades e atitudes, se desenvolvem nesse meio.

Desta forma, o professor da ciberinfância precisa, primeiramente, conhecer as potencialidades e necessidades desse tipo de infância. Como orientador da aprendizagem, precisa criar práticas pedagógicas que visem à formação crítica do aluno e à aplicabilidade dos conhecimentos na realidade dos alunos. Os conteúdos disponíveis nos diferentes objetos de aprendizagem produzidos pelo NUTED contribuem para o aprofundamento nessas questões.

Na atividade da semana, estão elencados os objetos de aprendizagem sugeridos para a discussão sobre a temática.

Para saber mais leia os textos disponíveis no material de apoio.


Materiais de Apoio

- Vídeo: Nativos Digitais: Literacia para os media http://www.youtube.com/watch?v=3afmMSqrZCQ 

- Objetos de aprendizagem para professores da ciberinfância http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14085/7980

Vídeo: O aluno Multimídia

Atividades da Semana

=> Escrever no Diário de Bordo

_=> Debate no Fórum:

-Analisar, no mínimo, um objeto de aprendizagem abaixo e contribuir em um dos fóruns, participando do debate acerca da temática escolhida. Um deles tratará sobre Ciberinfância/Homo Zappiens e o outro sobre o Professor 2.0 e as práticas de pedagógicas.

Os objetos de aprendizagem de temas afins são:

- A produção da cultura infantil e os espaços digitais
- Alunos Zappiens
- Ciberinfância
- Produzindo infâncias
- LetEdu: Letramento Digital
- O professor 2.0 da ciberinfância 
- Práticas criativas na Web 2.0

Esses objetos estão disponíveis em: http://www.nuted.ufrgs.br/wordpress/?page_id=79

A participação do fórum deve ser realizada até dia 11/05/2014!


Create a free web site with Weebly