Vídeo na Educação e Fechamento das atividades - 02/06/2014 (VIRTUAL)

_
Esta semana daremos continuidade ao trabalho de construção do vídeo educacional.
Finalize o vídeo já começado, não esquecendo de adicionar a trilha sonora construída nas aulas 11 e 12!
Roteiro para construir uma proposta de aula:
-Conteúdo (conteúdo que será trabalhado na aula);
-Público alvo (para quem se destina a proposta de aula? qual a idade do público alvo?);
-Objetivos (qual a finalidade desta aula?);
-Recursos utilizados (quais os softwares, sites, ferramentas, recursos que serão utilizados: incluir o vídeo construído);
-Desenvolvimento (como será o desenvolvimento da aula? Onde, quando e como serão utilizados o vídeo construído e os outros recursos);
-Referências bibliográficas (apenas as referências utilizadas na proposta de aula)
VÍDEO
Deve ser no máximo 5 min e aborde o algum tema trabalhado na proposta de aula.
Os grupos deverão construir em forma de stopmotion um vídeo educacional. Para saber mais sobre esta técnica, veja a apresentação!
Exemplos de Stop Motion:
- Exemplo de Stop Motion - Xbox-Publicidade
- Exemplo de Stop Motion - Lego Beatles
- Exemplo de Stop Motion - Espelho Meu
- Exemplo de Stop Motion - Filme Minhocas
- Exemplo de Stop Motion - Filme Piratas Pirados
- Exemplo de Stop Motion - Orgulho Nerd
- Exemplo de Stop Motion - Postit
- Exemplo de Stop Motion - Targed
Editores de vídeo online:
-WeVideo: http://www.wevideo.com/
-Stroome: http://www.stroome.com/
-Zeodia (até 3 minutos de vídeo): http://www.zeodia.com/
-Magisto (busca os arquivos do google Drive): http://www.magisto.com/
-VideoToolbox: http://www.videotoolbox.com/
-JWPlayer: http://www.jwplayereditor.com/flex/jwplayer.html
Editores offline:
- Maker: http://www.baixaki.com.br/download/windows-movie-maker-2.htm (windows).
- KDEnlive (http://www.baixaki.com.br/linux/download/kdenlive.htm (linux).
-Lista de editores de vídeo (http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/01/lista-traz-dez-editores-de-video-gratis-para-baixar-no-computador.html)
Caso deseje utilizar imagens, outros vídeos e músicas/trilhas sonoras o grupo pode utilizar os seguintes sites:
-Banco internacional de imagens, vídeos e áudios da Espanha: http://recursostic.educacion.es/bancoimagenes/web/
-Banco de imagens, vídeos e músicas do Brasil: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
-Banco de músicas free: http://www.freeplaymusic.com/
Lembre-se de:
-Utilizar StopMotion como técnica de construção do vídeo;
-Cuidar a linguagem utilizada (qual é o seu público? Crianças, Adolescentes? Adultos?)
-Utilizar pouco texto escrito
-Referenciar as imagens, trilhas sonoras e vídeos utilizados (caso estes foram capturados da internet)
-Colocar os créditos (nome de quem construiu, de quem apareceu no vídeo, ideia do roteiro etc.)
Esta semana daremos continuidade ao trabalho de construção do vídeo educacional.
Finalize o vídeo já começado, não esquecendo de adicionar a trilha sonora construída nas aulas 11 e 12!
Roteiro para construir uma proposta de aula:
-Conteúdo (conteúdo que será trabalhado na aula);
-Público alvo (para quem se destina a proposta de aula? qual a idade do público alvo?);
-Objetivos (qual a finalidade desta aula?);
-Recursos utilizados (quais os softwares, sites, ferramentas, recursos que serão utilizados: incluir o vídeo construído);
-Desenvolvimento (como será o desenvolvimento da aula? Onde, quando e como serão utilizados o vídeo construído e os outros recursos);
-Referências bibliográficas (apenas as referências utilizadas na proposta de aula)
VÍDEO
Deve ser no máximo 5 min e aborde o algum tema trabalhado na proposta de aula.
Os grupos deverão construir em forma de stopmotion um vídeo educacional. Para saber mais sobre esta técnica, veja a apresentação!
Exemplos de Stop Motion:
- Exemplo de Stop Motion - Xbox-Publicidade
- Exemplo de Stop Motion - Lego Beatles
- Exemplo de Stop Motion - Espelho Meu
- Exemplo de Stop Motion - Filme Minhocas
- Exemplo de Stop Motion - Filme Piratas Pirados
- Exemplo de Stop Motion - Orgulho Nerd
- Exemplo de Stop Motion - Postit
- Exemplo de Stop Motion - Targed
Editores de vídeo online:
-WeVideo: http://www.wevideo.com/
-Stroome: http://www.stroome.com/
-Zeodia (até 3 minutos de vídeo): http://www.zeodia.com/
-Magisto (busca os arquivos do google Drive): http://www.magisto.com/
-VideoToolbox: http://www.videotoolbox.com/
-JWPlayer: http://www.jwplayereditor.com/flex/jwplayer.html
Editores offline:
- Maker: http://www.baixaki.com.br/download/windows-movie-maker-2.htm (windows).
- KDEnlive (http://www.baixaki.com.br/linux/download/kdenlive.htm (linux).
-Lista de editores de vídeo (http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/01/lista-traz-dez-editores-de-video-gratis-para-baixar-no-computador.html)
Caso deseje utilizar imagens, outros vídeos e músicas/trilhas sonoras o grupo pode utilizar os seguintes sites:
-Banco internacional de imagens, vídeos e áudios da Espanha: http://recursostic.educacion.es/bancoimagenes/web/
-Banco de imagens, vídeos e músicas do Brasil: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
-Banco de músicas free: http://www.freeplaymusic.com/
Lembre-se de:
-Utilizar StopMotion como técnica de construção do vídeo;
-Cuidar a linguagem utilizada (qual é o seu público? Crianças, Adolescentes? Adultos?)
-Utilizar pouco texto escrito
-Referenciar as imagens, trilhas sonoras e vídeos utilizados (caso estes foram capturados da internet)
-Colocar os créditos (nome de quem construiu, de quem apareceu no vídeo, ideia do roteiro etc.)
Materiais de Apoio
_-Banco internacional de imagens, vídeos e áudios da Espanha: http://recursostic.educacion.es/bancoimagenes/web/
-Banco de imagens, vídeos e músicas do Brasil: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
-Banco de músicas free: http://www.freeplaymusic.com/
- O vídeo na sala de aula
- Vídeos são instrumentos de comunicação e de produção
- Domínio Público (pesquisa de imagens, vídeos e som)
- JW Player editor
- Domínio Público (pesquisa de imagens, vídeos e som)
- VETRIS - Trilha Sonora e Vídeos na Educação
-Banco de imagens, vídeos e músicas do Brasil: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
-Banco de músicas free: http://www.freeplaymusic.com/
- O vídeo na sala de aula
- Vídeos são instrumentos de comunicação e de produção
- Domínio Público (pesquisa de imagens, vídeos e som)
- JW Player editor
- Domínio Público (pesquisa de imagens, vídeos e som)
- VETRIS - Trilha Sonora e Vídeos na Educação
Atividades da Semana
Atividade para ser entregue até o dia 09/06/2014
=> Postar vídeo (ou link de onde se encontra o vídeo) no webfólio de cada integrante do grupo e o plano de aula
=> Postar no diário de bordo.
=> Finalizar as atividades pendentes. Veja abaixo todas as atividades que devem estar postadas no Webfólio do Rooda:
- pesquisa dos conceitos básicos (aula 1 e 2);
- página pessoal construída e atualizada (aula 3);
- mapa conceitual sobre "mapa" (aula 4);
- colagem de imagens sobre informática na educação (aula 5);
- escrita coletiva (aula 6, 7 e 8)
- atividade pedagógica - ciberinfância (aula 9 e 10);
- construção de uma trilha sonora (aula 11 e 12);
- desenvolvimento do vídeo educacional e plano de aula (aula 13 e 14).
=> Postar vídeo (ou link de onde se encontra o vídeo) no webfólio de cada integrante do grupo e o plano de aula
=> Postar no diário de bordo.
=> Finalizar as atividades pendentes. Veja abaixo todas as atividades que devem estar postadas no Webfólio do Rooda:
- pesquisa dos conceitos básicos (aula 1 e 2);
- página pessoal construída e atualizada (aula 3);
- mapa conceitual sobre "mapa" (aula 4);
- colagem de imagens sobre informática na educação (aula 5);
- escrita coletiva (aula 6, 7 e 8)
- atividade pedagógica - ciberinfância (aula 9 e 10);
- construção de uma trilha sonora (aula 11 e 12);
- desenvolvimento do vídeo educacional e plano de aula (aula 13 e 14).