EDU3051
  • 01. Apresentação
    • Cronograma
    • Referências
    • Glossário
    • Equipe
  • Feriado - CARNAVAL
  • 02. Conceitos Básicos
  • 03. Página pessoal
  • 04. Mapa Conceitual
  • 05. Info. na Educação
  • 06. Escrita Coletiva
  • 07. Escrita Coletiva
  • 08. Escrita Coletiva
  • 09. Ciberinfância
  • 10. Ciberinfância
  • 11. Música na Educação
  • 12. Música na Educação
  • 13. Vídeo na Educação
  • 14. Vídeo na Educação
  • 15. Apresentação Final

Música na Educação - 12/05/2014 

Picture
A música é uma importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem. Quando utilizada junto a um modelo pedagógico consistente, pode desenvolver nos alunos criatividade, espontaneidade, mudar estados de ânimo e favorecer a construção do conhecimento. Entretanto, sabe-se que a utilização da música com fins educacionais ainda é pouca explorada. Nas Semanas 11 e 12 vamos aprender a construir trilhas sonoras para vídeos, objetos de aprendizagem e outros, a partir da criação colaborativa de uma música.

Na primeira parte da aula entenderemos como a música pode ser incluída na educação.

Na segunda parte, iremos começar a construir uma composição musical. Para isso selecionamos a ferramenta Button Bass (http://www.buttonbass.com/dubstepcube.html)


Entre na ferramenta e explore os recursos. Após a criação da tua trilha sonora salve o arquivo MP3 no seu computador e poste no webfólio do Rooda!


IMPORTANTE: A música desenvolvida será utilizada como trilha sonora no vídeo. Este será desenvolvido em grupo a partir da semana 13 para apresentação final da disciplina! Esta trilha sonora deve ter entre: 1:50 a 3:00.

Construa, escute, reconstrua ... utilize a criatividade!


Materiais de Apoio

Ferramenta Moo0 Voice Recorder para gravação dos sons da voz e/ou que tocam no computador: 
http://download.cnet.com/Moo0-Voice-Recorder/3000-2170_4-10864751.html?part=dl-&subj=dl&tag=button

Ferramenta online para transformar arquivos de som em mp3: http://media.io/ (Obs.: Não precisa baixar o software no computador).


Objetos de aprendizagem on-line com música e/ou sons: 

- Composição Musical Digital para a Educação (CompMUS):  http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2011/CompMUS/ 

Ferramentas online para produção e composição musical colaborativa: 

- Otomata: http://www.earslap.com/projectslab/otomata (Obs.: Já salva direto em mp3 no computador).

- MusicLab: http://remixer.clubcreate.com/v2/musiclab/launch.html 

- Jamstudio:  http://www.jamstudio.com/Studio/index.htm 

- CODES:  http://gia.inf.ufrgs.br/CODES3/# Obs.: O login e a senha para entrar no CODES encontra-se na biblioteca do ROODA.

- Theremin Virtual: 
http://www.femurdesign.com/theremin/

- Tonematrix: http://tonematrix.audiotool.com/

- Audiotool: http://www.audiotool.com/

Cifras:
Como ler cifras: http://www.violao.net.br/cifras/como-ler-cifras/
Site com diversas músicas populares cifradas: http://www.cifras.com.br

Tutoriais:
Tutorial do MusicLab: http://www.youtube.com/watch?v=TeiX5P_HhcQ&list=UU8N8fmtErzC3q8j85ABeSfg&index=8&feature=plcp
Tutorial do Audacity - http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/Audacity/ 
Tutorial do Jamstudio 

Tutorial do CODES   


Atividades da Semana

=> Para auxílio na composição da trilha sonora, acessar o OA CompMUS e leia o texto introdutório dos módulos  1 e 2.

=> Postar no webfólio do ROODA o arquivo MP3 com a trilha sonora até o dia 25/05.

Create a free web site with Weebly