Metodologias Ativas



Na educação, para Bacich e Moran (2018), as metodologias podem ser compreendidas como “grandes diretrizes que orientam o processo de ensino e aprendizagem e se concretizam em estratégias, abordagens e técnicas concretas, específicas e diferenciadas”. Neste sentido, tais açõe desenvolvem-se por meio de planos, políticas e práticas na busca por alcançar objetivos definidos (MAINARDS et al., 2011).

Contudo, nestas abordagens, o desafio é motivar a participação ativa e atuante dos estudantes, de tal modo, que proporcionem um maior engajamento dos mesmos, no processo de construção do conhecimento (CAMARGO; DAROS, 2018).

De modo geral, o termo metodologia caracteriza-se pelo estudo dos caminhos a serem percorridos para se chegar às metas estabelecidas.

post-it

A palavra Estratégia vem de stratègós: de stratos (exército) e ago (liderança), teve sua origem com a arte de guerra. No entanto, com o passar dos anos, adquiriu um significado mais abrangente, envolvendo métodos, planos ou manobras que são usadas para que se alcance um objetivo ou resultado.

Diante disso, na área educacional existem alguns tipos de estratégias que são utilizadas pelos docentes, de modo a tornar o aprendizado do estudante mais ativo, conforme pode-se verificar no quadro 1:

Estratégia Tipo de Estratégia Forma de Aplicação
1 Contrato de Aprendizagem Acordo entre os sujeitos, com foco na autonomia e responsabilidade do aluno.
2 Análise dos fatores ou ideias Discussão e debates sobre temas, problemas ou assuntos.
3 Aplicativos na Educação Utilização dos Aplicativos em diferentes contextos do trabalho pedagógico.
4 Aprendizagem em espiral Oportunizar que o aluno se expresse, com exercício de argumentação e análise, finalizando com uma síntese reflexiva.
5 Jogo de Cartas É uma estratégia que pode ser realizada com a turma toda ou em pequenos grupos, a partir de questões retiradas de um artigo científico sobre o tema da aula.
6 Diagrama dos cinco Porquês Atividade colaborativa, que inicia com uma questão problema abrangente e, vai se dividindo em vários porquês menores que irão retratando as possíveis soluções.
7 Timeline Esta estratégia pode ser usada com qualquer tema e, os alunos devem buscar a evolução, descobertas ou tendências para colocar em uma ordem cronológica. Pode ser realizada individual ou em grupo.
Fonte: Adaptado de Camargo; Daros (2018).

“Independente de um modelo ou de uma nova estratégia inovadora, toda prática educativa deve ter caráter intencional e necessita de planejamento e sistematização” (CAMARGO; DAROS, 2018, p. 5).

Um modelo de aprendizado de forma ativa, requer o desenvolvimento de competências específicas, tanto do estudante como do educador. Para isso, é importante compreender que, promover a interação e o engajamento do aluno, perpassa por deixá-lo consciente de suas responsabilidades e deveres (CAMARGO; DAROS, 2018). Neste caminho, para a construção de estratégias inovadoras e centradas na participação ativa do sujeito, destacam-se as Metodologias Ativas.

Assim, tais metodologias podem ser definidas como um conjunto de estratégias, ações ou abordagens, que propõe o protagonismo do aluno na construção do seu processo de aprendizagem, mediante a prática e a vivência de situações reais. Dessa forma, baseiam-se na formação de um aluno crítico e reflexivo, capaz de observar o seu redor e propor soluções que modifiquem a realidade (VILLARDI et al., 2015).

Para Paulo Freire, "a melhor maneira de refletir é pensar a prática e retornar a ela para transformá-la. Portanto, pensar o concreto, a realidade, e não pensar pensamentos” (GADOTTI, 2005, p.254).

A aprendizagem pela prática desafia o professor a organizar espaços diversificados, que proporcionem múltiplas oportunidades. Portanto, ele poderá criar ambientes que valorizem a experiência do aluno e despertem todos os seus sentidos, assim, aprender torna-se uma aventura e todos são desafiados a pesquisar, criar e realizar.


Centradas no aluno, as Metodologias Ativas servem de base, para o alcance de patamares maiores no processo de construção do conhecimento (MORAN, 2015). Neste sentido, reúnem um conjunto de estratégias de ensino, que envolvem o aluno em um ambiente de aprendizagem “flexível, interligado e híbrido” (BACICH, MORAN, 2018).


Clique abaixo para saber mais sobre as Metodologias Ativas:





Referências


BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2005.

GRAMÁTICA.NET.BR, Disponível: neste link. Acessado em 14.09.2020.

MAINARDES, E. W.; ALVES, H.. Stakeholder theory: issues to resolve. Management Decision, v.49, n.2, p.226-252, 2011.

MICHAELIS moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos. Disponível: neste link. Acesso em: 11 set. 2020.

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.

VILLARDI, Marina Lemos; CYRINO, Eliana Goldfarb; BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, 118 p. ISBN 978-85-7983-662-6.