Metodologias Ativas em EaD e Estratégias Pedagógicas



O módulo metodologias ativas (MA) em Educação a Distância (EaD) e Estratégias Pedagógicas (EP) tem como objetivo tratar sobre a importância da personalização das MA a partir da adoção de ações que viabilizem atender as necessidades específicas dos estudantes.

Os processos de ensino e de aprendizagem na EaD devem estar aliados à uma renovação metodológica, apoiada nas tecnologias digitais que deve estar constantemente se modificando com novos recursos. Desse modo, percebe-se que existe uma demanda em reformular os processos educacionais na EaD, criando novas estratégias pedagógicas engajadoras. Para tanto, torna-se necessário selecionar ferramentas tecnológicas que permitam estas mudanças.

O conceito de MA, apresentado no módulo "Metodologias Ativas", aponta para a importância do papel docente nesta mudança ao construir Estratégias Pedagógicas responsivas, de acordo com o perfil dos alunos e o contexto na EaD. Nesse sentido, é necessário que o professor elabore propostas na qual o estudante tenha um papel ativo, aliado ao uso dos recursos tecnológicos. Esse aspecto está associado ao fato de que os sujeitos estão inseridos em meio a uma sociedade amplamente digitalizada.


Percebe-se, assim, a necessidade de repensar a função do docente, mediando o processo de ensino de forma ativa, próxima e personalizada. É essencial desenvolver estratégias pedagógicas para contribuir no planejamento e implementação de atividades que potencializam o processo de aprendizagem do aluno no contexto da EaD. É importante destacar que Estratégias Pedagógicas são ações planejadas pelos professores para alcançar os objetivos destinados à formação dos alunos (BEHAR et al, 2019).

Dessa forma, o presente módulo visa auxiliar os docentes no processo de construção de Estratégias Pedagógicas para as MA no contexto da EaD, por meio de possibilidades tecnológicas adequadas ao objetivo do curso/disciplina, incluindo o uso e exploração dos recursos tecnológicos.




Desafio




Referências


BEHAR, Patricia Alejandra. Recomendação pedagógica em educação a distância. Penso Editora, 2019.

Referências de Apoio

AMARAL, C. B. Estratégias pedagógicas para o ensino fundamental: um enfoque na dimensão socioafetiva. Porto Alegre: UFRGS, 2017, 253 p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2017.

BARVINSKI, C., RIBEIRO, A. C. R., LONGHI, M., BEHAR, P. A. Proposta de Modelo Socioafetivo de Aluno para a Recomendação de Estratégias Pedagógicas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, 28, 2017, Recife. Anais [...]. Recife, 2017.

MACHADO, L. Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors: desvelando o potencial inclusivo da educação a distância. 2013, 190. Tese (Doutorado) 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2013.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens (Coleção Mídias Contemporâneas), v. 2. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, p. 15-33, 2015.

OLIVEIRA, F. R. de; OLIVEIRA, D. H. I. de; FERNANDES, A. H. Metodologias Ativas: repensando a prática docente no contexto educacional do século XXI. Revista Aproximação, v. 2, n. 02, p. 8-20. Santa Cruz PR, 2020.

RIBEIRO, A. C. R. ; SONEGO, A. H. S ; MACHADO. L, R, ; BEHAR, P. A. Estratégias Pedagógicas para a M-Learning: Um Objeto de Aprendizagem Voltado para a Formação de Professores. REVISTA IBEROAMERICANA DE SISTEMAS, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA, v. 15, p. 65-70, 2018.

RODRIGUES, K. G.; LEMOS, G. A. de. Metodologias ativas em educação digital: possibilidades didáticas inovadoras na modalidade EaD. Ensaios Pedagógicos, v. 3, n. 3, p. 29-36. São Carlos, 2019.

SILVA, A. R. L. da; BIEGING, P.; BUSARELLO, R. I. Metodologia Ativa na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017.

SONEGO, A. H. S. ARQPED-MOBILE: uma arquitetura pedagógica com foco na aprendizagem móvel. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. de; GERALDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, p. 455-478. Curitiba, 2017.