Recomendação Pedagógica em EaD



O objetivo desse módulo é abordar o conceito de recomendação pedagógica e suas possíveis aplicações na Educação a Distância (EaD), apresentando definições e materiais sobre a recomendação e as estratégias pedagógicas que podem dar suporte ao docente em sala de aula.

A Educação a Distância (EaD), ao longo dos últimos dez anos, obteve um aumento em ofertas nesse tipo de modalidade, além da consolidação de práticas com o intuito de levar a educação para diferentes perfis de estudantes. Neste cenário, o número de matrículas aumentou significativamente de 2017 para 2018, totalizando mais de 1.500.000 novos alunos (ABED, 2018). A EaD trouxe a possibilidade de flexibilização do tempo e local de estudo para o aluno, porém modificou a interação física e simultânea entre as partes envolvidas no processo de ensino e de aprendizagem. Assim, os desafios para acompanhar o percurso de cada estudante na modalidade a distância são grandes. Desta forma, diferentes estratégias precisam ser empregadas para incrementar os índices de êxito dos discentes em EaD (CÂMARA, 2016).

A utilização de estratégias pedagógicas inovadoras e condizentes ao perfil do sujeito é uma das maiores provocações para os docentes que atuam nessa modalidade, principalmente considerando as necessidades e interesses dos alunos, ou seja, seu perfil socioafetivo.

O perfil socioafetivo pode ser inferido de diferentes formas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, seja através de questionários, recursos de mineração e muito mais. No ambiente virtual de aprendizagem Rede cOOperativa De Aprendizagem, por exemplo, é utilizado duas funcionalidades denominadas Mapa Social e Mapa Afetivo. O perfil social do aluno, analisado no Mapa Social, considera quantitativamente sua interação no ambiente, ou seja, o envio e recebimento de mensagens na plataforma. Já o Mapa Afetivo analisa qualitativamente o que o estudante escreve nas funcionalidades, além de sua personalidade e interação no ambiente. Portanto, considerar o perfil socioafetivo do estudante é primordial para compreender a sua trajetória no virtual e, assim, planejar ações condizentes às suas necessidade. Neste contexto, o sistema de recomendação de estratégias pedagógicas (EP) incorpora informações sociais e afetivas. As EP são ações planejadas para serem utilizadas pelo docente para atingir os objetivos pretendidos na formação de seus estudantes. Dessa forma, as EP afetivas e sociais são pensadas para auxiliar o professor a reconsiderar suas práticas pedagógicas promovendo ações para condizentes ao perfil dos alunos.

A Recomendação Pedagógica surge como uma possibilidade de reinventar as práticas pedagógicas que utilizam como meio o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). No entanto, ainda é um conceito desconhecido ela maioria dos professores da EaD, pois utiliza em seu fundamento tecnologias digitais que ainda não são empregadas massivamente pelos docentes, como é o caso dos sistemas de recomendação.

A difusão de sistemas de recomendação ampliou-se com as atualizações da Web 3.0 no qual o objetivo era uma personalização de conteúdos de acordo com a necessidade de cada usuário, como é o exemplo no que ocorre na lojas de e-commerce que utilizam as últimas pesquisa do sujeito para apontar possíveis produtos compatíveis com o interesse deste indivíduo.

A Recomendação Pedagógica na EaD (RecPED) surge como uma possibilidade de unir tanto a necessidade de construir um modelo pedagógico condizente, como escolher e usar tecnologias digitais que auxiliam o processo de ensino e de aprendizagem no ambiente virtual. Assim, a RecPED é entendida como “a indicação de um (ou mais) elementos de uma arquitetura pedagógica e/ou suas estratégias de acordo com o perfil do sujeito da EaD (individual e/ou coletivo) para apoiar o processo de ensino e de aprendizagem” (BEHAR et al., 2019, p.20).


Na Recomendação Pedagógica é necessário planejar um Modelo Pedagógico que inclua a Arquitetura Pedagógica e seus aspectos, Estratégias Pedagógicas, Perfil do Sujeito da EaD e o Sistema de Recomendação. Nesse sentido, a seguir, são apresentados alguns exemplos de RecPed:

  • RecoaComp é um sistema de recomendação de objetos de aprendizagem baseada nas competências, desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Recomendação de estratégias pedagógicas baseado no Mapa Social e Mapa Afetivo do aluno: o sistema de recomendação utiliza os dados sociais e afetivos para apontar ao professor estratégias pedagógicas mais adequadas para cada sujeito.
  • Plugin Recommender é um recurso disponível apenas para o ambiente Moodle. Nele são apresentados recursos como vídeos, textos, site, entre outros, referentes a um determinado texto no ambiente.
  • LORSys – Sistema de Recomendação de Objetos de Aprendizagem (OA) é um sistema de recomendação de OA integrado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Sophia.
  • A RecPED é um grande aliado para a Educação a Distância, sendo sempre pertinente que o professor avalie cada sistema de recomendação para verificar se irá acrescentar, ou não, à trajetória de aprendizagem dos alunos na EaD.

    Desafios




    Referências


    ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. CensoEAD.BR Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil, 2018. Disponível: neste link. Acesso em: 05 jun. 2020.

    BEHAR, P. A. e colaboradores. Recomendação Pedagógica em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso Editora, 2019.

    CÂMARA, K. M. F. Perfil dos alunos do curso de Pedagogia EaD do polo de Macau da UFRN: desafios, vantagens e sucessos da aprendizagem. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Macau, 2016.

    LONGHI, M. T. Mapeamento de aspectos afetivos em um ambiente virtual de aprendizagem. 2011. 273f. Tese de Doutorado (Doutorado em Informática na Educação), Centro Interdisciplinar de Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

    Material de apoio: Livro: Recomendação Pedagógica em Educação a Distância, Patricia Alejandra Behar e colaboradores, 2019.