Ciberinfância - 09/04

_Hoje conversaremos um pouco sobre o novo tipo de infância que temos em nossas escolas, a Ciberinfância - Como ela se constitui? Como se relaciona? Que espaços digitais ela tem ocupado?
Esses alunos estão imersos em uma sociedade que se comunica em tempo real e tem acesso a milhares de informações todos os dias.
Essa geração cria os seus conteúdos na web e tem a possibilidade de expressar-se na rede.
Dessa forma, teremos a apresentação da Ciberinfância e suas características, as relações entre os nativos e os imigrantes digitais e os desafios dos professores ao lidar com esse tipo de infância e com a inclusão das tecnologias em sua prática docente.
Veremos também as características da cibercultura e do ciberespaço, e a necessidade de novas práticas de letramento através desse meio. Para isso, serão discutidos alguns conceitos como, por exemplo, Sociedade em Rede, Ciberespaço e Cibercultura, Nativos Digitais, Imigrantes Digitais, Web 2.0, Mundos Virtuais, Jogos Eletrônicos, criação e trabalho colaborativo.
Para iniciarmos, leia os textos disponíveis nos Materiais de Apoio e visite os Objetos de Aprendizagem!
Apresentação de slides - Ciberinfância
Esses alunos estão imersos em uma sociedade que se comunica em tempo real e tem acesso a milhares de informações todos os dias.
Essa geração cria os seus conteúdos na web e tem a possibilidade de expressar-se na rede.
Dessa forma, teremos a apresentação da Ciberinfância e suas características, as relações entre os nativos e os imigrantes digitais e os desafios dos professores ao lidar com esse tipo de infância e com a inclusão das tecnologias em sua prática docente.
Veremos também as características da cibercultura e do ciberespaço, e a necessidade de novas práticas de letramento através desse meio. Para isso, serão discutidos alguns conceitos como, por exemplo, Sociedade em Rede, Ciberespaço e Cibercultura, Nativos Digitais, Imigrantes Digitais, Web 2.0, Mundos Virtuais, Jogos Eletrônicos, criação e trabalho colaborativo.
Para iniciarmos, leia os textos disponíveis nos Materiais de Apoio e visite os Objetos de Aprendizagem!
Apresentação de slides - Ciberinfância
Materiais de Apoio
Ciberinfância
Ciberinfância: um desafio para os planejamentos pedagógicos
Objeto de Aprendizagem: Ciberinfância
Objeto de Aprendizagem: Alunos Zappiens
Ciberinfância: um desafio para os planejamentos pedagógicos
Objeto de Aprendizagem: Ciberinfância
Objeto de Aprendizagem: Alunos Zappiens
Atividades da Semana
_=> Escrever no Diário de Bordo.
=> Assistir ao vídeo “Tecnologia X Metodologia” (http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4).Procure analisar os pontos da prática da professora e como a aula poderia se tornar mais interessante com auxílio da tecnologia. Como atender às demandas da ciberinfância? Que inovações (em diversos aspectos) são necessárias na sala de aula? Como um professor imigrante digital pode se apropriar de novas práticas proporcionadas pela tecnologia? São algumas perguntas para pensar...
O texto deve conter o tamanho de uma página A4 do Word. Não esqueça de publicá-lo no Webfólio.
=> Acesse o Objeto de Aprendizagem LetEdu - Letramento Digital e Educação (http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2012/Letramento%20Digital/) e leia os textos e apresentações de slides dos Módulos 1 e 2.
Bom Trabalho!
=> Assistir ao vídeo “Tecnologia X Metodologia” (http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4).Procure analisar os pontos da prática da professora e como a aula poderia se tornar mais interessante com auxílio da tecnologia. Como atender às demandas da ciberinfância? Que inovações (em diversos aspectos) são necessárias na sala de aula? Como um professor imigrante digital pode se apropriar de novas práticas proporcionadas pela tecnologia? São algumas perguntas para pensar...
O texto deve conter o tamanho de uma página A4 do Word. Não esqueça de publicá-lo no Webfólio.
=> Acesse o Objeto de Aprendizagem LetEdu - Letramento Digital e Educação (http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2012/Letramento%20Digital/) e leia os textos e apresentações de slides dos Módulos 1 e 2.
Bom Trabalho!