• Apresentação
    • Cronograma
    • Referências
    • Glossário
    • Equipe
  • 01. Conceitos Básicos
  • 02. Conceitos Básicos
  • 03. Página pessoal
  • 04. Mapa Conceitual
  • 05. Info. na Educação
  • 06. Ciberinfância
  • 07. Ciberinfância
  • 08. Mundos Virtuais
  • 09. Mundos Virtuais
  • 10. Trilha Sonora
  • 11. Trilha Sonora
  • 12. Aula de fechamento
  • 13. Vídeo na Educação
  • 14. Vídeo na Educação
  • 15. Vídeo Educacional
  • 16. Apresentação Final

Ciberinfância - 16/04 (VIRTUAL)

Picture
_Sabe-se que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) não garante por si só processos de construção social, desenvolvimento e aprendizagem. Dessa maneira, mesmo que os alunos saibam utilizar diversas ferramentas, é essencial que o professor crie práticas que envolvam, entre outros fatores, a pesquisa e publicação de conteúdos, a comunicação e a aprendizagem em rede. Além disso, com a presença efetiva das tecnologias no cotidiano e o crescimento da cibercultura, percebe-se que um conjunto de técnicas materiais e intelectuais, como conhecimentos, habilidades e atitudes, se desenvolvem nesse meio.

Desta forma, o letramento digital se faz necessário na construção de sentidos para localização, filtro e avaliação crítica da informação disponibilizada eletronicamente, além de uma familiarização com as normas que regem a comunicação com outras pessoas através dos sistemas digitais.

Para saber mais leia os textos disponíveis no material de apoio.


Materiais de Apoio

Objeto de Aprendizagem: LetEdu – Letramento Digital e Educação

O Letramento Digital enquanto instrumento de inclusão social e democratização do conhecimento: desafios atuais

Novas Práticas de Leitura e Escrita: letramento na cibercultura


Atividades da Semana

_=> Escrever no Diário de Bordo.
=> Participar do fórum de discussão (Fórum "semana 7" - no ROODA) elencando e analisando maneiras de promover o letramento digital de professores e alunos.

=> Baseando-se na leitura dos textos do Objeto de Aprendizagem LetEdu, escolha um site ou ferramenta que seja utilizada pelos nativos digitais e escreva uma proposta de atividade que possa contribuir para o letramento digital da Ciberinfância.
 A atividade será escrita e postada no webfólio.
Para auxiliar a construção da atividade, os alunos poderão utilizar o roteiro  Modelo de aula.
Create a free web site with Weebly