• Apresentação
    • Cronograma
    • Referências
    • Glossário
    • Equipe
  • 01. Conceitos Básicos
  • 02. Conceitos Básicos
  • 03. Página pessoal
  • 04. Mapa Conceitual
  • 05. Info. na Educação
  • 06. Ciberinfância
  • 07. Ciberinfância
  • 08. Mundos Virtuais
  • 09. Mundos Virtuais
  • 10. Trilha Sonora
  • 11. Trilha Sonora
  • 12. Aula de fechamento
  • 13. Vídeo na Educação
  • 14. Vídeo na Educação
  • 15. Vídeo Educacional
  • 16. Apresentação Final

Trilha Sonora - 14/05 (VIRTUAL)

Picture
_Nesta semana daremos continuidade ao tema música em objetos de aprendizagem.
Hoje será realizada a gravação, em grupos, da voz e/ou edição da música que servirá como trilha sonora para o vídeo apresentado no final da disciplina. Para tanto, é necessário que a construção colaborativa da música esteja encerrada.

Para salvar a trilha sonora construida na ferramenta MusicLab, você deverá ter uma conta ou no Facebook ou no Twitter..

Caso deseje adicionar voz à música, ou realizar uma colagem, podes utilizar o Audacity (use os vídeos tutorias disponibilizados nos materiais de apoio).

Não esqueça, esta música será utilizada como trilha sonora para o vídeo da apresentação final da disciplina!

Bom trabalho!!

Desafio 1 do módulo 1 do objeto de aprendizagem CompMUS - atividade desta semana

Desafio 1

Escolha e acesse um ou mais objetos de aprendizagem como por exemplo vídeos, páginas Web, Blogs ou outros que tenham trilha sonora ou sons. Em seguida faça download da ficha de análise, complete-a e poste-a no seu Webfólio. Logo mais abaixo existem algumas sugestões de sites para analisar.

Clique aqui para fazer o download da ficha de análise

Sugestões de OAs para análise:

Público-alvo adulto:

CompMAP: http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2010/compmap/

CompEAD: http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2009/compead/index.html

E-Books de Teclado e Violão: http://www.caef.ufrgs.br/index.php?option=com_content&view=category&id=51:ebook-teclado-violao&Itemid=58&layout=default

Práticas vocais:
http://paginas.ufrgs.br/musicalidade/ovas/praticas-musicais/praticas-vocais-teste/ovas-praticas-vocais

Musicalização de adultos através da voz (MAaV):
http://www.caef.ufrgs.br/produtos/maav_prof/

Público-alvo infantil:

Práticas Criativas na Web. 2.0: http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2009/criativas/index.html

Sou amigo do mar: http://educarbrasil.org.br/Portal.Base/Web/VerContenido.aspx?ID=204040

Zorelha: http://siaiacad17.univali.br/zorelha/


Materiais de Apoio

Programas, plugins e conversores de áudio:

=>Software livre para gravar os sons do computador: Freecorder.

=>Software livre para editar e mixar músicas: Audacity

=> Tutorial do Audacity (1): http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/Audacity/

=> Tutorial do Audacity (2): http://www.tecmundo.com.br/audacity/623-como-usar-o-audacity.htm

=>Conversor de vários formatos de áudio para mp3: Switch Sound Format Converter: http://www.baixaki.com.br/site/dwnld43887.htm

=> Conversor de áudio online para mp3 e outros formatos:http://media.io/

=>Site sobre tipos de arquivos de áudio: http://www.icmc.usp.br/ensino/material/html/tiposaudio.html

=>Link para fazer download do arquivo “lame.dll” para converter para mp3 no Audacity: http://www.dll-files.com/dllindex/pop.php?lame_enc
=>Site contendo maiores informações sobre mp3: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/433

=>Laboratório Multimídia de Materiais Didáticos aplicados à Música – Tutoriais
http://www.clem.ufba.br/tuts/media/c03.htm 

Objetos de aprendizagem para público infantil:
- Portal Turma da Mônica: http://www.monica.com.br/index.htm
- Oceanário de Lisboa: http://www.vasco.oceanario.pt/cms/40 - Práticas Criativas na Web 2.0:  http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2009/criativas/index.html 

Objetos de aprendizagem para público adulto:
- Composição Musical Digital para a Educação (CompMUS):  http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2011/CompMUS/# 

- Musicalização de Adultos através da Voz:  http://www.caef.ufrgs.br/produtos/maav_prof/

- Educação Musical e Musicalidade (EDUCAMUS):  http://paginas.ufrgs.br/musicalidade/educamus 

Artigos:

=>ROSAS, Fátima Weber e BEHAR, Patricia Alejandra. A importância da música em objetos de aprendizagem. V Congresso Latino Americano de Objetos de Aprendizagem, São Paulo, 2010.
=>ROSAS, Fátima. Formatos de áudio e observações ao utilizar música ou som em objetos de aprendizagem.
=> MILETTO, Evandro; COSTALONGA, Leandro L.; FLORES, Luciano V.; FRITSCH, Eloi F.; PIMENTA, Marcelo S. e VICARI, Rosa M. Revista Novas Tecnologias na Educação. Vol.2, nº1 mar. 2004. Educação Musical Auxiliada por Computador: Algumas Considerações e Experiências.
=>HUMMES, Júlia Maria. Revista da ABEM. Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola.  V. 11, 17-25, set. 2004. Disponível em:
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista11/revista11_artigo2.pdf



Atividades da Semana

_=> Escrever no Diário de Bordo
=> Ler o texto de apoio:  Formatos de áudio e observações ao utilizar música ou som em objetos de aprendizagem.  
=> Realizar o desafio 1 do módulo 1 do OA CompMUS e postar a ficha de análise no Webfólio. (Esta atividade encontra-se nesta página, acima do material de apoio).
=> Postar o link webfólio do ROODA a trilha sonora em versão final, criada no  MusicLab.
=> Trazer imagens, filmes, músicas etc para a construção do vídeo.

Create a free web site with Weebly